sexta-feira, dezembro 02, 2011

Refundar a Europa (3)

O debate no painel em que participei no Congresso sobre o "25 anos na União Europeia" não foi isento de polémica. A política agrícola portuguesa para a Europa foi um dos temas mais controversos, com João Cravinho e eu próprio a não concordarmos com a abordagem de Rosado Fernandes, o que, aliás, esteve longe de ser uma surpresa. Devo dizer que, discordando genericamente da leitura que o antigo deputado europeu e dirigente da CAP faz sobre o "saldo" da nossa presença na Europa, respeito a sua perspetiva soberanista e reconheço nela uma genuinidade que me não é indiferente.

Rosado Fernandes e eu próprio repetiríamos uma outra cordial conflitualidade, quando o professor universitário disse que tinha optado por ser deputado ao Parlamento europeu para que Portugal "se visse livre o MFA".

Não resisti à provocação e disse que o Comandante Costa Correia, destacada figura do Movimento das Forças Armadas, presente na sala, e eu próprio, ambos militares no dia 25 de abril de 1974, embora com graus muito diferenciados de responsabilidade, tínhamos uma imenso orgulho na "herança do MFA". Não o disse, mas poderia tê-lo dito, que Portugal apenas foi admitido como membro das comunidades europeias depois da Revolução ter aberto o país à liberdade que a ditadura lhe negava. 

8 comentários:

Anónimo disse...

ERA UMA VEZ

Caro Sr. Embaixador

Por diversas vezes tive oportunidade de constatar que o Sr. Dr. Rosado Fernandes é um homem culto, conhece os clássicos, relaciona-se com pessoas que admiro...mas,ou não pensa o que diz ou diz exactamente o que pensa.
Ou seja,o discurso básico do "antigamente era tudo maravilhoso" opinião a que tem obviamente todo o direito.

Ou então,uma terceira hipótese, é apenas um implacável provocador.
E acha-se muita graça, claro.

A questão é que isso demonstra um olhar "vulgareco" sobre a História e acaba por não corresponder à sua cultura e inteligência.

Aqui há uns anos, em plena campanha eleitoral afirmou que na cidade em que vivo "até os cães e os gatos eram comunistas"...
Não, não foi num almoço de amigos, à terça feira numa mesa do Fialho em Évora, não não!!! Foi num discurso importante para toda a gente ouvir.

Ora, é preciso ignorar a História das cidades para não se perceber que os meios fabris como este, têm por razões próprias, maior aderência a esses ideais.
Mas uma cidade com tantas tendências e com tanto passado,não merece ser massificada, tipo"ali nem vale a pena gastar paleio", Acho eu.

O meu cão(saudoso amigo) morreu o ano passado sem nunca ter manifestado sequer vontade de conhecer a Festa do Avante e os meus 3 gatos vivem de facto em comunidade... mas cada um pensa pelos seu próprios bigodes...

Tanto quanto sei, ainda não perdoaram ao Sr.Dr Rosado Fernandes...

(Vá lá eu dizer-lhes que é Natal e tal e tal...)

Anónimo disse...

Caro Sr Embaixador;

Eu fiz logo a minha declaração de interesses, no primeiro comentário, manifestando a minha admiração pelo Sr profº Rosado Fernandes.
Acho que Portugal seria um país melhor se houvesse mais gente como ele o que infelizmente não acontece! No entanto, não posso comentar as discordãncias entre vossas exªas porque não tenho a visão da globalidade do debate, no entanto digo-lhe que se há alguém neste país que percebe de agricultura é o Profº Rosado Fernandes, e mais , fala do que sabe , ao contrario da maioria dos politicos que falam do que não sabem e do que sabem, ficam calados; népia.... !
Eu não conheço o Sr Embaixador, apenas conheço o que escreve aqui neste bom Blogue e pela amostra das suas intervenções , mostra-se um circunstâncionista nato, onde tudo bate sempre certo com aquilo que tem que estar certo e certinho fica a bem da traquilidade do que é certinho ficar certo !

Caro embaixador, se tiver oportunidade , dei um abraço ao Rosado fernandes , cá da minha parte !

OGman

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara ERA UMA VEZ
Falta juntar uma outra hipótese: a andropausa.
Não. Não estou a brincar. Esta fase da vida acirra o pensamento dos mais ilustres pensadores.
RRF é um homem a quem aconteceram coisas muito duras.
E a idade nem sempre dulcifica as reacções!

Unknown disse...

O Professor é completamente Fernandes, nem sequer é amarelo, quanto mais, Rosado...

patricio branco disse...

saiu há pouco uma tradução e edição da "historia das guerras do peleponeso" de tucidides por miguel rosado fernandes. O professor universitário e deputado, antigo presidente da CAP, agricultor (hoje dizemos empresário agrícola)etc, é sem duvida um humanista, dos poucos que temos, no sentido renascentista da palavra.
Não sei quantas linguas falará, alem dos grego e latim clássicos,tambem o alemão, o inglês, francês, etc.
Nas histórias de tucidides está lá tudo, diz ele, a politica internacional e a interna, a guerra, as tensões entre nações, etc. Tudo continua igual, desde a grecia antiga aos presente, os fenómenos politicos, sociais e economicos repetem se.
sem duvida um grande homem

Anónimo disse...

Nao so "foi admitido como membro das comunidades europeias depois da revolucao ter aberto o pais à liberdade que a ditadura lhe negava" como saiu daquele espaco apagado e desconsiderado por todas as democracias da europa! Antes do 25 de abril era como se Portugal nem à europa geografica pertencesse.
Podemos compreender que o  MFA abrisse feridas nalguns portugueses. O que jà "compreendo" menos é que ainda queiram procurar razoes de as manterem acesas!
José Barros       

Isabel Seixas disse...

Deve ter sido bem interessante o debate.
Agradável é poder ver/ler pelas suas lentes de contacto e sentido de autocritica as diferentes perspetivas, incluindo a Sua.

Anónimo disse...

ERA UMA VEZ

Cara Helena

Digamos que o senhor doutor tem atenuantes.

Farei um esforço "diplomático" junto dos bichanos mas não prometo nada...

(Quem sabe uma ração gourmet suavizasse a questão)

Um abraço.

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...