segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Andorra

Ontem, ao receber a minha nova colega andorrenha, veio à conversa a importância que teve, para a minha geração, a Rádio Andorra, uma histórica estação que marcou muito do nosso imaginário, nos anos 60 e 70. Com uma seleção musical magnífica, nos seus programas em francês e espanhol, a Rádio Andorra, desaparecida em 1981, foi um marco que muito ajudou à identificação daquele pequeno país no quadro internacional.

A frase "Aqui Radio Andorra!" é uma das memórias fortes que conservo da rádio que muito ouvia na juventude. A certa altura, recordo-me que a Rádio Andorra substituiu a saída do ar da Radio Caroline e da Radio London, as "rádios-pirata" que, a bordo de barcos ao lado da costa britânica, abalaram ao noites, até serem caladas à força, apresentando a grande música anglo-saxónica que iria dominar o mundo.

A minha colega disse-me que o seu governo tem plena consciência do papel desempenhado pela Rádio Andorra, nos auditórios espanhol e francês, havendo já projetos para preservar o seu histórico edifício. Só não contava que, também em Portugal, subsistisse uma memória desse património do seu país. É verdade: nesse tempo, alguns de nós procurávamos estar à escuta do mundo. Até de Andorra!

12 comentários:

patricio branco disse...

As leituras dum texto são de facto pessoais, subjectivas, cada um ali pode tambem ver o que quer ver ou imagina mesmo que não esteja explicito, faz associações, etc.
Eu leio por exemplo, mas isto é a minha "leitura" pessoal, que o embaixador de portugal e a embaixadora de andorra falaram talvez do fecho da embaixada e do consulado de portugal no pequeno país. Ou se não falaram, o post para mim acaba por ser sobre isso tambem. Um golpe tão mais duro, o fecho da embaixada, quanto o país é pequenino mas com espaço e abrigo para milhares de portugueses.
É verdade que a radio andorra existiu, para mim vejo uma opoertuna metáfora.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Patrício Branco: Está a ler, de facto, demais. Acredite ou não, o post é, apenas e exclusivamente, sobre uma memória da juventude, motivada pela visita de apresentação da minha nova colega de Andorra. Às vezes, as coisas são bem mais fáceis do que parecem.

Anónimo disse...

Sem teorias da conspiração, também eu, nas férias, bem no coração transmontano, ouvia, noite dentro, a radio caroline e a radio andorra.
A antena era um fio de cobre que atravessava o quarto de uma ponta à outra.
Mais novo, na 4ª classe, em casa dos meus avós, ouvia a radio andorra e a radio montecarlo.
Neste caso a antena atravessava o quintal, quase 50 metros, e o rádio era alimentado com uma bateria de automóvel.
A radio caroline foi mais para o fim da adolescência.
Grandes noitadas com música.
Para quem vivia no interior, estas rádios, eram uma benção!

Viva a radio andorra, viva a radio caroline!

duarte

Helena Sacadura Cabral disse...

E não é que o nosso comentador Patricio Branco nos dá, finalmente, rosto à sua escrita?! :))

Anónimo disse...

Eu também fui a Andorra fazer esqui, meter gasolina, comprar uns gadgets electronicos, comer boa comida feita por portugueses e ainda deu para me divertir à noite com uma espanhola !!
O português é quase a lingua oficial do protecturado. Acho até que Andorra não tem estatuto de país mas isso deixo para o Sr Embaixador, que é um especialista !

A radio de Andorra nunca ouvi! Só ouvi a radio moscovo e a voz da America , para além da BBC !
Para além disso, Andorra foi um sitio bom para ter contas bancárias chorudas e para negociar diamantes e Ouro. Hoje não sei como está nesse aspecto !

SEi que na população de Andorra 30 % são portugueses no minimo ! E nos postos de trAbalho nocturnos e com graus de dificuldade extremas por causa do clima agreste , os portugueses representam mais de 80% dos postos de trabalho.

Eu até vou inferir que a cultura de sofrimento com a qual sempre convivemos nos prepara para o mercado de trabalho internacional em competição com os Romenos, Eslavos do sul e outros sofredores . Por isso temos uma mão de obra bastante competitiva nesse aspecto como certamente qualquer um pode constactar ao visitar Andorra.
Agora que o Fado é reconhecido mundialmente como património imaterial já não nos falta tudo !

OGman

Mônica disse...

Francisco
Que vergonha de lehe dizer. Mas nunca tinha ouvido falar deste pais Andorra.
Não é do meu tempo de estudar paises e capitais.

Andorra pra mim era uma personagem do seriado das feiticeiras.
Que eu adorava!
com amizade e carinho de Monica

Julia Macias-Valet disse...

Patricio Branco...ficou um pouco escuro no retrato ! : )

Guilherme Sanches disse...

Aqui Radio Andorra, emissora del principado de Andorra! (voz feminina). E a seguir em francês, por voz de homem. E Radio Caroline, pela noite fora!
São como anzois com que pescamos memórias nos oceanos da nossa juventude.
Hoje particularmente, é um dia de nostálgicas pescarias.
Dois abraços,um pelo passado, outro pelo futuro.

Guilherme Sanches disse...

Aqui Radio Andorra, emissora del principado de Andorra! (voz feminina). E a seguir em francês, por voz de homem. E Radio Caroline, pela noite fora!
São como anzois com que pescamos memórias nos oceanos da nossa juventude.
Hoje particularmente, é um dia de nostálgicas pescarias.
Dois abraços,um pelo passado, outro pelo futuro.

patricio branco disse...

Cara HSC, gosto dessa, do "rosto da escrita". Bonita metáfora.

cara JM-V obrigado pelo seu comentário. Há alternativas mais claras mas foi esta!

JoanMira disse...

O edificio da Radio Andorra foi preservado. A estrada principal que dele passava a poucos metros foi fechada porque as vibracões do trânsito punham em risco aquele lindo monumento. Em fins de 2011 quando de la sai tinha ja sido construido um tunel por baixo do prédio... Neste caso os andorranos portaram-se bem!
De resto, quantas saudades tenho do "Aqui Radio Andorra, emisora del Principado d'Andorra"!

José Gonçalves Cravinho disse...

Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote (quase 89 anos),fiquei espantado por ler aqui que quase metade da população de Andorra que é mais pequena do que o Concelho de Loulé,é constituída por portugueses.Como é possível?!A Pátria-Mãe p'ra mim madrasta/empurrou-me p'rà emigração/
e maldita seja a Governação/que Portugal p'rà miséria arrasta.