domingo, março 22, 2009

Clara d'Ovar

Nos anos 60, o nome de Clara d'Ovar era uma das referências portuguesas em Paris. Pelos filmes que fez, pelo fado que por aqui cantou e, se bem julgo lembrar-me, pelo espaço de gastronomia portuguesa que por aqui manteve, ela continua a ser uma das nossas memórias em França.

Surpreendentemente, encontro poucos dados informativos sobre Clara d'Ovar. Será que alguém pode contribuir para uma sua biografia?

Em tempo: em poucas horas, os comentadores deste blogue ajudaram à construção da biografia de Clra d'Ovar, com a indicação de links e informações sobre a sua vida. Um destes dias, com tempo, faremos a sua síntese

17 comentários:

pedro disse...

a senhora nunca ouvi falar mas é com agrado que ouço falar da minha terra de adopção depois de ter morado tantos anos no Furadouro, já seguia o blog e nunca me apercebi.

Anónimo disse...

Existem, Sr. Embaixador, alguns sítios onde se fala de Clara d'Ovar:
http://noticiasdeovar.blogspot.com/
http://portugal-mundo.blogs.sapo.pt/
Todavia, a avaliar pelo poema que lhe é dedicado pelo Pe. Manuel Pires Bastos em http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com/, talvez seja esta uma boa via para obter outras informações.
Aproveito para o felicitar pelo blog.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador, aí onde está, deve encontrar bastantes elementos no campo da filmograsfia, porque Pierre Kast fez vários fimes com Clara d' Ovar. Lembro, pelo menos, dois: Natércia e Grain de sable. E de Alain Bonnet mais um: Pas de trois.
Recordo, também, que a revista da Gulbenkian, a COLOQUIO, julgo que em 1967, ter publicado uma carta de Régio que, entre outros artistas, citava, no cinema, a nossa Clara.

Anónimo disse...

http://www.ovarvirtual.com/versao2/clara.asp?clara=Clara%20d%27Ovar

Anónimo disse...

O blogue está a ficar animado. No último Sol era citado, na mesma página, uma vez e, de outra, a fonte era a mesma (Ti Anica). Sobre a Clara d'Ovar há muitas coisas na Net. Até o Mário Sacramento fala dela nos Ensaios de Domingo II, p. 74. Tem livros publicados , um deles, Um mundo paralelo, de 1966, na Minotauro. Um outro Miriam: uma tão longe estrada. Era também tradutora e irmã dum fadista que andou por paris nos anos 50, Zéni dÓvar. Uma personagem multifacetada.

Anónimo disse...

Zéni d'Ovar, irmão de Clara d'Ovar, ainda reside em Paris e de vez quando la canta um fadinho. Creio que no ano passado editou um disco e publicou um livro de poemas dedicado a Amalia Rodrigues, de quem era amigo.

Anónimo disse...

O Zeni já não vive em Paris há quase três anos. Regressou a Ovar.Quanto à biografia da Clara, chamo a atenção para o facto que o nome dela aparece errado no blog Ovar Virtual. Chamava-se Leolina Clara(Leolina era o nome da avó paterna)e não Leonor Clara, como é mencionado.

FERNANDO PINTO disse...

Acabei de entrevistar o irmão de Clara d'Ovar, Zéni d'Ovar, para um artigo que vai sair na revista "Reis" (2010). Era amigo íntimo da Amália Rodrigues e tem muitas "estórias" sobre a sua irmã para contar.

Cumprimentos do jornalista Fernando Pinto

Manuel disse...

Segundo o Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores.
Clara d'Ovar, Escritora portuguesa, radicada em Paris há muito tempo, vivendo a vida difícil de alguém que deseja vencer por si própria. Viveu a vida dos pobres estudantes de Saint-Germain-des-Près, tendo feito os mais variados mesteres para segurar os meios de subsistência: costura, bordado, traduções e preceptora de crianças. Em 1958, gravou um disco, e abriu com um grupo de amigos uma casa típica portuguesa. Dedicou-se ao cinema, e começou a escrever livros: Um Mundo Paralelo (estreia literária, 1966); As Areias Movediças (1968).

Clara disse...

OLA EU SOU DA FAMILIA DA CLARA DE OVAR O ZENI DE OVAR É MEU PRIMO TAL COMO A CLARA QUE ERA IRMA DELE CONTINUAM A SER MAS ESTA MORTA !

É VERDADE, EM OVAR EXISTEM DUAS ESTATUAS QUE ,SEM OFENSA A QUEM AS FEZ, MAS ESTAO HORRIVEIS EM RELAÇAO A CLARA DE OVAR! E AINDA POR CIMA O NOME DELA ESTA MENCIONADO COMO LEONOR CLARA MAS NAO ,É LEOLINA CLARA!
E SIM ,É VERDADE ,O ZENI JA NAO VIVE EM OVAR, VIVE E CASA DA EDWIGES, ESTOU COM O ZENI TODOS OS DIAS... ESPERO QUE CORRIJAM O QUE FOR PERCISO EM RELAÇAO A CLARA DE OVAR...

Adelaide Borges disse...

ADELAIDE BORGES....
Conheci muito bem a Clara d´Ovar. Era uma rapariga morena, alta olhos grandes e expressivos. Tenho 2 livros que ela me ofereceu. Também conheci o seu irmão, Zeni.O meu irmão, joaquim Borges já me tinha dito que ele estava em Ovar. Fiquei muito contente por ler sobre a Clara eo zeni.
8 de Março de 2011

Anónimo disse...

Faleceu Zeny d Ovar

Helder Franco disse...

Paz à Sua Alma.

Helder Franco disse...

Amigo Zeni, deixas muita saudade, Paz à tua Alma.

Unknown disse...

Há quarenta e tal anos entrei no filme de Alain Bonnet e contracenei com Clara D´Ovar, no Pas de Trois,nunca consegui ver o filme. tenho simplesmente uma recordação uma dedicatória sobre o filme com a assinatura Clara D´Ovar, de Alain Bonet e de outra pessoa qu penso seria o diretor do filme

Anónimo disse...

Não conhecia, mesmo, e por curiosidade, trouxe um livro dela, da biblioteca,"Mundo Paralelo" que gostei muito da forma como escreve e conta histórias de vida, foi uma boa surpresa! Obg Ana Maria








Miguel disse...

Boa tarde
Esta senhora gostava muito do meu pai e chegou a ir visita-lo a terra dela a Alviães.
Gostava de saber mais dela.

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...