sexta-feira, abril 04, 2025

Uns para os outros


"Onde?! No Cacém?! Tenho de ir à Loja de Cidadão do Cacém, para recuperar o código do meu Cartão de Cidadão?" Era assim mesmo, se quisesse resolver o problema, criado pelo meu descuido, sem ter de esperar quase um mês, fui informado pelo telefone. Mas também podia escolher ir à Azambuja. 

E lá fui ao Cacém. Na sala de espera, sentei-me ao lado de uma senhora, passada dos oitenta de idade, que olhava com curiosidade o iPad em que eu lia notícias, para matar o tempo. A certa altura, não resistiu: "Isso tem as "coisinhas" iguais às do meu telemóvel. Deve ser bom poder ler com essas letras grandes. No meu telemóvel - veja! - são letras tão pequeninas!" Também não resisti: "Quer ter letras maiores no seu telemóvel? Dá-me licença que mude as letras que usa?" E lá fiz a alteração, aumentando-lhe num segundo as letras, com a senhora encantada com o resultado: "Nunca ninguém me tinha dito que isto era possível! Vejo muito melhor assim! O que a gente aprende!". 

Entretanto, já ia passando bastante tempo sobre a hora para a qual tinha sido convocado, e a minha nervoseira ia aumentando. À minha parceira de espera não escapou o facto de eu olhar repetidamente para o quadro eletrónico. A certa altura, perguntou: "O que vem aqui fazer?" Disse-lhe e foi então a vez de ela me ser útil: "Ah! Mas isso não é aqui! É lá ao fundo, na outra sala. Ainda há dias fui lá com uma prima!"

Eu estava, como diz o Sérgio Godinho, "à espera do comboio na paragem do autocarro". O que a gente aprende! Temos de ser uns para os outros, não é?

2 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

"Temos de ser uns para os outros, não é?"

Pobres dos que não reconhecem esta incontornável realidade.

Anónimo disse...

Então os progressos da digitalização do Estado, tão apregoados pelos sucessivos governos? Que Simplex é este, quando um cidadão é forçado a uma viagem de 20 quilómetros para arranjar um código de cartão de cidadão (que eu nem sei o que seja)?

Le Lapin Agile