sábado, dezembro 13, 2014

Flying by out

Pronto, agora ficou tudo muito claro: o que os trabalhadores da TAP pretendem não é travar a privatização da companhia (como foi anunciado) mas apenas obter o direito a uma "fatia" privilegiada da mesma. Por essa razão, quanto menos a TAP valer - também por virtude das greves que a ajudam a desvalorizar - mais barato lhes ficará o negócio. É tão simples! Agora que o governo conseguiu que os sindicatos abandonassem a ideia da não privatização, eventualmente em troca da promessa de obterem umas açõezitas de uma TAP talvez estrangeira, a greve poderá mesmo ser cancelada e os sindicalistas virem a fazer o papel de patriotas natalícios. Tudo bem quando acaba em bem, não é?

16 comentários:

Unknown disse...

Chico

No comments

Abç

Francisco Seixas da Costa disse...

Eu percebo, Henrique...,

Ésse Gê (sectário-geral) disse...

Se não erro, esta posição 'laboral' já vem de longe...

domingos disse...

É uma dúvida que sempre tive: não seria melhor entregar a gestão e a própria propriedade da Companhia aos respectivos trabalhadores? Conheço muitos funcionários altamente qualificados da TAP que estou convencido de que conseguiriam levantar a empresa de forma a que ela deixasse de ser um peso para o Estado que o mesmo é dizer para os contribuintes portugueses.

Portugalredecouvertes disse...

eu também quero!

Anónimo disse...

E por que não distribuir acções entre todos os portugueses?!

Se não fosse pelos nossos impostos há muito que esta teria falido.

Também quero a minha acçãozita!

Anónimo disse...

Que triste comentário senhor embaixador.
Hoje toda a gente adere a esta forma frívola de opinar...
O senhor, por acaso, conhece dos próprios (pilotos e todos os outros envolvidos) as suas/deles razões? Faz-me pensar numas negociações de há anos pilotos/ministro Cravinho... quando a TAP por um triz não foi vendida à Swissair ( desaparecida passado pouquíssimo tempo)... Já se esqueceram? E esta de 61% para investidor privado e de 5% para os «trabalhadores», que o governo atirou para os jornais...

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 14.37, embora já estejamos habituados a estas posições do autor deste Blogue, noutros Posts. Como tenho familiares a trabalhar na TAP, para alé de gente amiga (e até na ex-ANA do Estado) sei bem que estas razões que aqui apresenta, de forma lamentável e anti-greve, não são as verdadeiras. Até parece que vai a reboque da imprensa e do governo.

opjj disse...

Há umas horas ouvi que o Tribunal disse ser ilegal a atribuição de qq acções (os tais 5%).Ao que parece a preocupação maior e medo, é perder todos os privilégios.Faz algum sentido darem um prejuízo brutal num país em crise e serem os pobres que têm pensões e salários miseráveis a sustentarem tantas benesses a gente priveligiada?
Bem sei que os lugares são de responsabilidade, mas olhem para o Zé ao lado!
Cumps.

Cyrano disse...

A aviação tinha algum nível quando os aviões eram pilotados por aristocratas como Mr. Antoine de Saint Exupéry... Agora, com esse ofício entregue a sindicalistas...

Cyrano disse...

Ah,quando os pilotos eram aristocratas como Mr.Antoine de Saint Exupéry... Agora dão a tarefa a sindicalistas...

Anónimo disse...

Bom dia
O que sempre faltou na e para a tap foi diretivas corretas do dono e responsabilidade dos gestores.Todos os anos vai dar lucro, no fim e sempre prejuizo,Nao pode ser entregue aos trabalhadores..O case study e a United Airlines, que quando foi gerida pelos fundos dos pilotos e outros quase entrou em falencia.A Tap teem quadros muito bons.Em Portugal infelizmente nao sao apreciados.Eu sei tanto sobre a tap....

Anónimo disse...

«... ficou tudo muito claro» Senhor Embaixador?
Acaso se informou devidamente? Para quem viaja tanto, não é difícil.
E não nos venha dizer que viaja mais seguro e mais tranquilo nas outras companhias... Paes do Amaral e outros eventuais interessados na compra (ao que dizem os jornais) são realmente empresários com uma experiência do sector da aviação... Atrasos e problemas não são exclusivo da nossa companhia e temos melhores pilotos, que nunca, mas nunca brincam com a segurança dos passageiros. (Não sou familiar de nenhum)

José Manuel Marques Ribeiro Varatojo disse...

Bom, bom é ser administrador não-executivo do Pingo Doce e derivados, estou a ver.
O actual CEO da JAL, Yoshiharu Ueki, é um ex-piloto da própria JAL, cujos resultados têm vindo a ser muito positivos, mesmo num sector altamente volátil como a aviação comercial e numa companhia que passou por momentos extremamente conturbados como a Japan Airlines.
Não falem do que não sabem, não sejam imbecis anti-sindicatos e, sobretudo, não digam disparates como o "opjj" a quem informo que o Estado está proibido de injectar dinheiro na TAP - mas não se preocupe, caro amigo, que o BPN tomará permanentemente conta do seu sofrido dinheirinho, não chore mais.
Se são conformistas e cornos mansos que gostam de ser sovados por administradores, problema vosso - nunca fui nem serei assim, mas também abomino o sindicato-sabotador tão perene nos idos do PREC de esquerda, de 74/75. Sim, porque actualmente estamos num PREC de direita, tão destruidor de Portugal quanto o primeiro, não se iludam.

E informem-se sobre o suposto "business partner" de Paes do Amaral e o lindo (?!?) trabalho que deixou nos EUA.


Menos disparates e agenda política e mais rigor, Sr. Embaixador. Estou certo que na sua extensa e brilhante carreira profissional ao serviço de Portugal nunca foi um demagogo como tem vindo a ser nos últimos tempos. O problema é seu, que perde liberdade e prestígio (e leitores, já agora).

Anónimo disse...

Não à privatização da TAP!!!
Tanta gente a olhar só para o seu umbigo... Isto está a passar das marcas. Haja uma saída à rua pela manutenção da TAP, manutenção nos dois sentidos, diga-se de qualidade. Os presidentes de vários países aí vão fazer a manutenção dos seus aviões. Paguem bem por isso e pelo facto de poderem "encaixar" dinheiro nas companhias aéreas dos seus países, enquanto não nos deixam fazer o mesmo. Isto está a pedir que a qualquer hora caia "um bom bocado de céu velho" em cima da demagogia de que os "mercados podem e devem governar-se sozinhos"... Então, para quê tantos governantes, com exércitos de "bons assessores e adjuntos"?
Não se desculpem com o disparate do PS em tempos ter pensado que a Swissair valia alguma coisa que se compare com a TAP?
Julgava que quem o lembra, fosse o mais inteligente e amigo do nosso país, nesta fase do Governo. A Swissair já colapsou, e, espero que alguns espertos também nos desamparem a TAP dos seus interesses pessoais. Podem e devem levar consigo, os quadros daqueles sindicatos que cheiram a bafio, que não representam nos dias que correm a bandeira que transportam! Os tempos são colectivos, os passos que devemos dar nas empresas como a TAP impõem-se numa "dança com todos os portugueses", mesmo com os que não viajam, mas esperam com os olhos na TAP o regresso de tantos emigrantes!!!

Anónimo disse...

Agora o ex-ministro Cravinho deve ser contra a privatização, tout court..
Já ninguém se lembra...

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...