segunda-feira, novembro 23, 2009

Fresnes

Visitar uma prisão não é necessariamente uma experiência simpática. Mas pode ser muito útil quando pretendemos estabelecer as melhores formas de articular os nossos serviços em França com a rede penitenciária que acolhe as cerca de cinco centenas de detidos de nacionalidade portuguesa, hoje distribuídos por 116 diferentes estabelecimentos prisionais neste país.

Visitei hoje a prisão de Fresnes, um imóvel do início do século XX, em condições muito satisfatórias, onde estão apenas 35 desses detidos, a quem, como aos restantes, vamos procurar tentar assegurar um Natal mais confortável. Para tal contamos nesta prisão com a ajuda de uma religiosa portuguesa, a Irmã Elisa - este ano distinguida com o Prémio Talento -, que desempenha um trabalho notável junto da população prisional que tem nacionalidade portuguesa.

9 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Porque já não me espanta nada que o nosso Embaixador em França faz?!
Bem haja por se lembrar daqueles a quem a sociedade, por vezes, tanto esquece!

Helena Oneto disse...

Faço também minhas as palavras da Sr. Dra Helena Sacadura Cabral.

O Senhor tem-me dado multiplos motivos de ter orgulho de ser portuguesa.
Bem haja.

Anónimo disse...

Penso que a irmã Elisa é de Casal Mendo - Carregal do Sal, distrito de Viseu. Boa pessoa, boas acções. Muito bem falar nela!

Francisco Cunha Ribeiro disse...

Lá estou eu outra vez, a fazer de intruso, Sr Embaixador.
Mas falou de uma prisão e eu lembrei-me de UMA OUTRA, onde esteve preso BERNARD TAPIE.
Talvez o Sr Embaixador a conheça.
Claro que visitar uma prisão é um motivo de orgulho para qualquer um. Mas não é coisa que se faça com frequência. Todavia,é um gesto que merece toda a adiração de quem nunca entrou em nenhuma, como é o meu caso.
Mas se um dia o Sr Embaixador visitar , ou passar, junto da dita prisão, ali bem próximo de Port Royal e da Rue de La Santé, peço-lhe o favor de visitar a minha irmã que trabalha em França há mais de quarenta anos...
E pode ter a certeza que sairá da sua casinha de " consierge" como se saísse do RASPOUTINE ou MELHOR: A minha irmão é uma cozinheira fantástica e recebe bem, mesmo muito bem...
Aqui fica o atrevimento de um convite, que a ser aceite, seria uma grande alegria para um casal simples, bom, e fantástico: O Zé ( meu amável cunhado, e a Deolinda, minha extraordinária irmã.)
Moram no numéro 7, Rue de La Santé.
Peço desculpa, Sr Embaixador, mas " La vie ne l`est pas sans ces audaces".
Cumprimentos,

Francisco Cunha Ribeiro

Anónimo disse...

Também me rendo á Sua Humanização sólida e concreta, essencialmente quando estabelece prioridades que efectivamente são prioridades no reconhecimento de Pessoas que têm aquele protagonismo no Bem...

Congratulo-me desde logo por nos ter dado a conhecer a irmâ Elisa, que Deus lhe dê pelo menos muita saúde para a prossecução de tão louvavel arte de alimentar o ser humano na adversidade.

Não resisto a citar Madre Teresa De Calcutá

" Se as Pessoas te Pesam Porque as carregas nos ombros? Transporta-as no coração".
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Porque e que Portugal nao tem Embaixadores como Vossa Excelencia por este mundo fora?E pena a imagem triste que muitos transmitem de Portugal.A Vossa Excelencia os meus melhores votos de sucesso !

Julia Macias-Valet disse...

Ainda bem que ha pessoas como a Irma Elisa que conseguem manter acesso o Espirito de Natal todo o ano.

Anónimo disse...

É enternecedor e raro ver alguém que desempenha o cargo de Embaixador a preocupar-se de forma tão humana com assuntos que muitas vezes nos escapam... por comodismo, talvez! Leio-o diariamente e diariamente me deslumbro e me orgulho de viver numa terra que Vossa Excelência tanto preza.
Leitor assíduo de Pedras Salgadas

Julia Macias-Valet disse...

No outro dia, quando li este post fiquei a pensar...a Irma Elisa ajuda os presidiarios portugueses; mas quem ajuda a Irma Elisa, a Congregaçao de Nossa Senhora da Caridade e a Comunidade Portuguesa em situaçao precaria ?

Hoje ao fim da manha tive a agradavél surpresa ao ouvir a Radio Alfa, que a esposa do Senhor Embaixador, a Sra. D. Virginia Seixas da Costa respondia a uma entrevista com o objectivo de dar a conhecer uma campanha de angariaçao de alimentos nao pereciveis que permitirao a portugueses em dificuldade de passar um melhor Natal.

Creio que esse Campanha decorrera de dia 30/11 a 04/12 e os alimentos poderao ser depositados na Radio Alfa (nao consegui fixar os horarios).

Como também nao pude ouvir a entrevista na integra dado que conduzia os meus filhos às actividades no meio de um trânsito caotico de uma quarta-feira com chuva. Nao sei se havera outras iniciativas deste género ou noutros locais.

Entao, caso me permita, Senhor Embaixador, que tal fazer um post no seu blogue para dar a conhecer esta iniciativa ?

Quem sabe se algum "tio na América" lê o "Duas ou três coisas" !?

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...