domingo, fevereiro 15, 2009

Rui Paula

É necessária alguma coragem para nós, portugueses, nos aventurarmos pelas sendas da alta gastronomia, perante um país como a França, de onde partem os critérios de avaliação mais exigentes, como os guias Michelin anualmente fazem questão de recordar-nos. Justo ou injustamente, as coisas são assim.

A realidade, porém, é que Portugal tem já hoje uma série de chefes de cozinha que, sem favor, se apresentam num patamar de qualidade muito apreciável, pedindo meças a muitos estrangeiros.

Conheço relativamente bem um deles, Rui Paula, que hoje dirige o restaurante duriense DOC, depois de anos à frente do Cepa Torta, em Alijó. Em pouco tempo, Rui Paula fez do DOC uma referência da boa gastronomia portuguesa.

Recentemente, lançou um belo livro - "Uma Cozinha no Douro" -, escrito por Celeste Pereira e com fotos de Nelson Garrido, que agora acaba de ser galardoado com dois prémios do Gourmand Word Cookbook.

O autor deste blogue sente-se feliz por ter feito uma apresentação pública deste livro e de para ele ter modestamente contribuído com um pequeno texto.

No futuro, é minha intenção trazer Rui Paula a França - bem como outros destacados chefes portugueses -, a fim de podermos provar aos franceses que a nossa cozinha está num belo momento. E para adverti-los de que se cuidem...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muitos dos Franceses que conheço acreditam que a cozinha Portuguesa é conhecida sò pelo bacalhau,o que é um engano.
Penso que os chefes Portugueses deveriam participar mais vezes nos salões internacionais,para publicitar a nossa gastronomia.
Devido à minha profissão desloco-me com alguma frequência a salões internacionais de agroalimentaria,restauração,industria alimentar etc...e tenho reparado que a presença portuguesa é sempre muito discreta,por vezes nem têm representação.
Nestas deslocações aprendi que hà Paises com ofertas gastronomicas muito atractivas,paises esses que jà mais imaginei pudessem ter uma alimentação tão variada e apetitosa,casos da Republica Checa,Romenia,Slovakia,Slovenia,Polonia etc...
Recentemente em paris decorreu o SIAL (Salão internacional alimentação),e nòs uma vez mais fomos discretos na participação,é pena.

Nuno Rodrigues

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...