sábado, janeiro 29, 2011

Reflexão poética

No passado sábado, estive a pontos de cometer aquilo que seria uma imperdoável imprudência blogosférica. Aproveitando o dia de reflexão, e por sugestão de uma minha sobrinha, preparei um post que, no derradeiro minuto, percebi que poderia dar azo a más interpretações.

Era o seguinte o seu texto:

"Dizem-me que a "Poesia Incompleta", a única livraria existente em Portugal dedicada exclusivamente à poesia, está a passar por dificuldades para sobreviver.

Para os leitores (e eleitores) lisboetas que hoje entraram em reflexão - e esta eleição presidencial é, sem a menor sombra de dúvida, aquela que mais reflexão justifica, a montante do voto, em mais de 35 anos de democracia - dou um conselho: porque não dão hoje uma oportunidade à poesia e se deslocam à rua Cecílio de Sousa, n° 11, ali perto do Principe Real? Ler poesia, nestes tempos que não rimam com nada (Alcipe diria que todos os dias), é um ato de inteligência, uma justificada bofetada na indiferença." 

Julgo que não vale a pena explicar a "gaffe" que teria sido, na véspera daquela eleição, colocar um post com este conteúdo. Agora, já posso fazê-lo.

11 comentários:

Alcipe disse...

Todos devemos apoiar a livraria "Poesia Incompleta", de que eu sou confesso admirador.

Quanto a eleições e interpretações...recordo que Éluard dizia que a poesia está tanto nos poetas como nos seus leitores!

Anónimo disse...

Pode agora faze-lo alegremente, sem se esconder como um coelho na toca, sem dar cavaco a ninguém, sem correr o risco de parecer o nobre defensor de alguns chicos espertos.

Anónimo disse...

Sr. embaixador
Que bonito, a sério, de facto o Sr. é sempre de um profissionalismo,sempre primeiro o dever e a obrigação...

Meu Deus que lição...

Adorei a Sua Sobrinha.

Agora reflexão poética para mim e o Ary dos Santos (O Ary permite-me ele não tem vergonha do meu amor incondicional por ele , e já atingiu o estadio do estar por Tudo)é sempre 25 de abril nem antes nem depois... Sempre...

E porque diabo deveriamos abdicar da nossa liberdade reflexiva em detrimento de outros candidatos?

Por mim esperem sentadinhos
Isabel Seixas

cunha ribeiro disse...

Será que a "gaffe" foi mesmo gaffe?

cunha ribeiro disse...

Mas GAFFE MESMO foi a do poeta M.A. E fatal, recordando-me o ditado: " Não se pode agradar a dois senhores ao mesmo tempo..."

patricio branco disse...

Aconselhar a reflexão poetica no dia 22 poderia, sim,ser considerado pouco oportunoou mal interpretado por alguns, mas tudo bem por mim!
A poesia está acima da política.

Creio que um comentarista já tinha aqui falado dessa livraria a propósito de ary dos santos. Sendo leitor e curioso de e da poesia, estudioso muito amador do género, decido que na minha próxima ida a lisboa visitarei a "poesia incompleta" onde nunca fui - desconhecia a sua existencia até aqui se falar dela. Estou pois curioso, tomei nota da direcção e agradeço a sugestão de FSC.
Logo darei as minhas impressões.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Cunha Ribeiro: só podia ser "gaffe" (não cometida). Garanto.

cunha ribeiro disse...

Obrigado caro Embaixador pelo ambíguo esclarecimento...

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Cunha Ribeiro: desculpe voltar à carga mas, pode crer, não há a menor ambiguidade ou hipocrisia no que escrevi. Foi assim mesmo!

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Cunha Ribeiro: desculpe voltar à carga mas, pode crer, não há a menor ambiguidade ou hipocrisia no que escrevi. Foi assim mesmo!

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Alcipe, oxalá todos os que gostamos da "poesia Incompleta" evitar o seu encerramento. Seria uma enorme perda!

Quanto a eleições sempre disse que os poetas devem fazer poesia. Alegremente, de preferência.

Na poesia de Eluard perturba-me o amor que nutre pela sua musa Gala. Sobretudo, depois de ter escrito sobre ela...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...