domingo, setembro 09, 2018

Sporting

Não conheço Frederico Varandas, o novo presidente do (meu) Sporting, a não ser pela sua imagem televisiva. A primeira impressão é positiva. Sinto-me bastante confortado por, aparentemente, o clube ter saído da era de javardice paranóica em que tinha caído. Isso representa já uma primeira vitória.

Sei que, para a generalidade dos sócios e adeptos, o importante são os resultados desportivos, em particular no futebol. Para mim isso também é naturalmenteimportante, mas há algumas outras coisas - muito em especial, a decência, que se reflete na qualidade da atitude pública assumida na defesa dos interesses do clube - que sempre prezei, quando estiveram presentes nas lideranças do Sporting. E estiveram muitas vezes. 

Em regra, todos começamos por ser adeptos de um clube (e não de outro) por uma mero acaso (geografia, família, amigos, fascínio pelo sucesso, etc). No meu caso, para além de uma causalidade familiar, habituei-me a ter razões, bem sólidas, para permanecer como adepto do Sporting (e não de outros). Ainda sou do tempo em que, no futebol, o meu clube tinha excelentes resultados, coisa que há muito deixou de ter. Mas, devo confessar, a expetativa de obtenção de títulos nunca esteve no topo das razões da minha ligação afetiva ao clube. Outras existem. E, nos últimos anos, estava a começar perder essas mesmas razões. Gostaria agora de poder mantê-las.

Porém, espero que, com Frederico Varandas, o (meu) Sporting deixe de ser o clube essencialmente “católico” que tem sido: isto é, que não ganhe só “quando deus quiser”...

4 comentários:

josé ricardo disse...

Uma generalidade portuguesa que ultrapassa o meu entendimento: por que razão as pessoas são sócias/adeptas de um clube que nao seja o da terra/região.
Por que razão há esta discriminação social/comunicacional/cultural em relação aos clubes que não sejam os três grandes?

Anónimo disse...

Será campeão já este ano. Com o Porto a deslizar e o Benfica a não convencer.

septuagenário disse...

Aqueles que conheceram o Sporting quando foram da aldeia à vila fazer o exame da 4ªa classe, no tempo dos 4 grandes, Belenenses, Sporting, Benfica e Porto, só havia matraquilhos do BenficaXSporting.

Nesse tempo todos os garotos queriam ser do Benfica e não do Sporting, porque era um nome mais cativante para uma criança...Bem fica!

Para os garotos da vila que ouviam rádio, pois já tinham luz elétrica, os nomes dos jogadores e dos clubes, era tu cá, tu lá, e sabiam qual era o melhor clube e o melhor jogador, até sabiam qual marcava mais golos.

E na hora de fazer as equipas perguntavam aos ignorantes da aldeia, qual era a sua equipa para formar os onzes, eles até sabiam que eram 11 de cada lado.

Se eu quis entrar numa das equipas, tive que dizer que era do Sporting, se quis jogar, porque se fosse Benfica nunca mais entrava em campo, tal a quantidade de benfiquistas...até hoje, sempre Sporting, até ao bruninho.



A Nossa Travessa disse...

Meu caro Franciscamigo

Viva o (nosso) Sporting! Gostei do Varandas! "Nasci e cresci Sporting mas não sou o Sporting! Palavra de honra que gostei! Pois se até o Eduardo Barroso gostou...

Tenho fé no homem e também tenho esperança. Já ganhar o campeonato acho difícil. Mas, como disse o João Pinto do FêCêPê prognósticos só no fim do jogo...

Um abração deste teu amigo e admirador
Henrique, o Leãozão

A idade é um posto diz-se na tropa: eu até vi jogar os cinco violinos e vi o Azevedo defender numa segunda parte com um braço ao peito!

O futuro