segunda-feira, setembro 10, 2018

Avante, Tuizelo !



Ontem, ao ver na televisão o encerramento da Festa do Avante!, essa magnífica romaria laica dos comunistas portugueses, lembrei-me de que ando há anos para ir conhecer Tuizelo, uma aldeia perto de Vinhais, no distrito de Bragança. Mas o que é que tem Tuizelo a ver com o PCP? De facto, não é nada provável que, em Tuizelo, haja muitos comunistas... Nas eleições autárquicas do ano passado, o PCP teve aí cinco votos!

Pois, mesmo assim, há alguma décadas que Tuizelo é muito importante para o PCP. Foi com origem em Tuizelo, para os leitores que o não saibam, que os comunistas portugueses foram descortinar a música com que utilizam desde os anos 80 nos seus tempos de antena e que abre e fecha os seus comícios: a Carvalhesa. Ou melhor, selecionaram a música através de um estudo antigo, feito por um etnólogo alemão, mais tarde também trabalhado por Giacometti (o etno-musicólogo francês a quem a memória da música tradicional portuguesa muito ficou a dever). 

E a música, que era uma espécie de dança, tornou-se um verdadeiro hino (sem letra) que o PCP adotou. Todos os anos, a Festa do Avante! termina com toda a gente a dançar A Carvalhesa. E, por essa via, pode dizer-se que a aldeia de Tuizelo (na fotografia), sem o saber, entrou para a história dos comunistas portugueses. Por essa curiosidade, um destes dias vou a Tuizelo.

Ouçam aqui - vale a pena! - a bela e transmontana Carvalhesa.

12 comentários:

Anónimo disse...

deve haver umas gravações da musica sem aquele entrada acompanhada de um baixo foleiro, seguida daqueles bombos a desproposito...

fica aqui a recolha do giacometti

https://www.youtube.com/watch?v=uzJBMPbeeY8

e fica esta outra não menos revolucionaria (caro defreitas esta tb é para si!...)

https://www.youtube.com/watch?v=1Y3B8bYuC1c&t=54


cmpts

Anónimo disse...

Muito bem! Soava-me bem com timbre conhecido! Tinha que ser destes lados!
A minha Mãe, anticomunista ferrenha diria: Por vezes o "diabo tem coisas boas"...

Luís Lavoura disse...

romaria laica dos comunistas portugueses

Não somente dos comunistas. O meu filho (de 18 anos), que não é comunista nem lá perto, foi à Festa tanto este ano como no transato, apenas porque amigos dele lá vão. Foi lá basicamente para estar a acampar e confraternizar com os amigos. Não foi nem pelo Partido nem pela música.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Bem gira, sem dúvida!
Agora já sei de onde vem a banda sonora que muito me agrada ouvir em época de autárquicas aqui pelo laranjal do concelho das Caldas da Rainha.

Unknown disse...

Muito bom Pos , aliás como todos.

Só um pequeno reparo, Michel Giacometti, era Corso (Tal como Napoleão), portanto Francês !

Saudações Leoninas e Viva O Sporting


Leão do Fundão

Anónimo disse...

Bom Post Sr. Embaixador, aliás como todos.

Só um pequeno reparo:

Michel Giacometti, que conheci na minha terra, era Corso (Como Napoleão), portanto Francês!

Saudaçôes Leoninas e Viva o Sporting

Leão do Fundão

Anónimo disse...

Vá até lá, que é uma aldeia que merece uma visita. E por perto há onde se comer (e beber) bem.
Faça o seu relato depois, num Post.

Anónimo disse...

Não conhecia ( que ignorante ) , fica no ouvido , é bem uma marcha ... tem um quê dos “ pauliteiros de Miranda “ misturado com um bom fandango ... Escolheram bem !
Mas vale a visita , tenho a certeza , é mais uma surpresa do nosso Portugal profundo ...

Portugalredecouvertes disse...


Eu que adoro as manifestações de cultura popular, fui procurar
de descobri :

https://www.youtube.com/watch?v=rzXbXFtj2Is

Anónimo disse...

O Lavoura tem razão: se toda a gente que vai ao Avante fosse vermelhusca, ainda nos arriscávamos a que eles ganhassem alguma coisa a sério.

Há ali muita gente enganada: enganada pelos demagogos, enganada pelos tipos dos comes e bebes (comida cara e de fraca qualidade), enganada pelos amigos ("As gajas de esquerda são mais dadas, pá!"), enganada pela organização ("Quê, o concerto só durou isto?!")...

Mas, verdade seja dita que, quando a carvalhesa toca, é ver aquela malta toda a correr, aos saltos, para o santuário. Que se divirtam. Se o festival fosse de direita, diriam que era para entreter as massas...

Anónimo disse...

Há uma coisa que me escapa a propósito do post sobre Tuizelo : porque é que o comentador João Luis Fortunato e o Anónimo que se segue dizem exactamente a mesma coisa , com intervalo de alguns segundos ? Um é o papagaio do outro ou afinal são a mesma pessoa ?Anónimos os 2 , ou 1 só ! Então pergunto ao sr. Embaixador : para que serve assinar com um “ nome “ se logo a seguir vira Anónimo ?!
E em qual das alturas é mais cobarde ? Sim , porque existe realmente um João Luis Fortunato ?
Gostava muito de saber o que pensa o sr. Embaixador , se tiver pachorra para responder a uma mera curiosidade ...

Anónimo disse...

De comunistas, não cultivo.
Arrepiam-me como uma corrente de ar siberiana.
Há quem diga que referescam as ideias mas para isso já preferi outros refrescos.

Vou ler isto outra vez...