sábado, setembro 22, 2018

Mapplethorpe


Demitiu-se o diretor artístico de Serralves, por não ter concordado que houvesse uma sala reservada a maiores de 18 anos na exposição de obras do fotógrafo americano Robert Mapplethorpe, que acaba de ser inaugurada no museu da Fundação.

Não sou bruxo, mas há dois dias, ao ler uma notícia sobre a exposição, tive um pressentimento: “Isto vai dar bronca!”.

Conheço suficientemente a obra do fotógrafo e as polémicas que, noutras partes do mundo, tem gerado a exibição das suas imagens sexualmente muito explícitas. E, por isso, fiquei à espera. Não foi preciso muito. Às vezes, na vida, há coisas são muito previsíveis...


(Deixo uma fotografia não polémica de Mapplethorpe, representando a cantora Patti Smith, seu regular modelo)

6 comentários:

Luís Lavoura disse...

E o mais grave nem foi a sala reservada. O mais grave é que recusaram mostrar 20 fotografias da exposição original. Chama-se a isto censura. Pegar numa exposição de fotografias e "cortar" as 20 fotografias mais chatas. Que raio de merda é esta????

Anónimo disse...

Quando a subversão aclama a porcaria como arte, chegamos ao fim da linha!

senhor dos tropicos disse...

para começar, nao sei qual o interesse de ver um tipo com o cabo de um chicote enfiado no dito...mesmo a preto e branco...mas cada um aprecia o que quiser!
claro que nao houve censura, apenas bom senso para com os mais jovens, algo que me parece perfeitamente lógico.

Anónimo disse...

Lido.

Despacho:
Aguardando melhor oportunidade para se fazerm exposições eróticas para menores de 16 anos como nos filmes ou... acompanhados pelos pais.

Não deferido.

[Quem devia ter previsto isto terá sido o comissário da exposição antes de a aceitar.]

Anónimo disse...

O génio do artista revela-se na escolha de ter escondido a cara à Patti Smith!

Anónimo disse...

Anda meio mundo atarantado nestas questões da arte ou da "arte".
E tornou-se moda aceitar tudo como arte, sendo que muito do que por aí se apresenta como tal não passa de "pastiche", "má arte" (mesmo má arte ou não arte e sem precisar da expressão inglesa), provocação, busca do diferente a todo o custo, e muita mediocridade de "artistas", curadores, compradores, críticos...
E eu que não sou nada puritano (vou no quinto casamento ou "equiparado"...) concordo totalmente com a decisão da direcção de Serralves (onde já fui muitas vezes e já vi coisas de que gostei e outras de que... nem tanto). Não vale tudo o tempo todo e em todos os lugares - e bem sei que os limites e fronteiras não são fáceis de delimitar e são sempre discutíveis. Mas creio que se fosse eu me teria inclinado para a mesma decisão. E alguns podem bem arrumar a questão quando se confrontam com posições destas apelidando-as de puritanismo, de conservadorismo e de outros "ismos". Mas quem decide e está à frente de uma instituição séria (não no sentido de cinzenta) tem às vezes de pesar tudo e não se deixar levar por "ondas".
E eu até gosto de muitas fotografias de Robert Mapplethorpe...incluindo das que agora foram "reservadas".
MB

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...