sábado, janeiro 20, 2018

Jorge Sampaio


Jorge Sampaio está em excelente forma. A entrevista que hoje concede ao “Expresso” é de uma extrema lucidez, com um imenso equilíbrio e que muito conforta quem, como eu, se sente feliz pelo facto de ter apoiado, desde a primeira hora, a sua candidatura à presidência da República. 

Sampaio é uma grande figura do nosso regime democrático, que desempenhou o cargo em Belém com um inultrapassável sentido de Estado e de dever cívico. 

Cometeu erros? Claro que sim. Mas nunca o fez para acomodar a imensidão de um ego ou para tentar pré-definir o seu lugar na História. 

Sampaio foi e é um grande homem de bem e um das figuras que honra a nossa democracia. Repito: leiam a entrevista!

7 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Vou ler pois simpatizo com ele!!!bj

A Nossa Travessa disse...

Caro Chicamigo

Tenho uma enorme honra e um orgulho desmedido (se que é possível quantificar...) pois fui colega na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa de Jorge Sampaio e seu amigo, amizade que felizmente se mantém até hoje. Tudo o que dizes dele exprime a admiração que tens e que também tenho por um Senhor da política portuguesa.

Um pequeno exemplo. Quando estava em Belém (e dava-se o caso, singular coincidência, a Maria José fora colega da Raquel na TAP), ele convidou-nos a jantar e assim fizemos. Telefonou-me na véspera para me perguntar se eu precisava que me fossem buscar. Agradeci-lhe. E ele, anda daí, sou eu que te vou buscar no meu carro (pessoal) e vou com a Mara José. Claro que acedi com uma "condição".Sobes e tomas um um copo connosco... E cumpriu-se o "programa"...

Jorge Sampaio foi um grande Presidente e para mim um bom Amigo.

Abç do teu amigo e fã
Henrique, o Leãozão (O Bonfim passou a ser o Maufim!)

Cícero Catilinária disse...

Nem mais, nem menos!

Anónimo disse...

Noticias dos Coches:
- Jorge Sampaio, no que tardiamente me vem dar razão, diz que "geringonça" é depreciativo; voto de vencido;
- Em Macau, ainda antes do ministro Santos Silva, anuncia-se, no Ponto Final, com fanfarra, o próximo movimento diplomático e ate se deitam foguetes e se apanham as canas para o "próximo posto de embaixador do jovem e interventor Consul-Geral" (sic);
- Joana Marques Vidal na bicha para o Luxemburgo (Tribunal de Justiça). Tiraram também senhas Bacelar de Vasconcelos e Poiares Maduro;
- Louça predica no Publico sobre as listas transnacionais e pede aos fieis que o acompanhem nas orações;
- Rajoy nomeia assessor diplomático - que fez carreira no PP - para embaixador nas NU, o que alias nunca poderia acontecer a um socialista nas Necessidades, ainda impregnadas de "gamismo";
- Maria Joao Avilez e não Jaime Gama alude ao "carrossel de fait divers", referindo-se a Santana e Rio;
-Luis Amado que antes apregoara a diplomacia economica a Oriente aterra, por fim, na administraçao da Electricidade; Et pour cause...;
- Mantém-se o suspense nos media sobre o futuro emprego, no privado, de Passos Coelho;
- Portas, em pool position, na Confederação do Comercio Português e não da Lavoura...

Joaquim de Freitas disse...

Claro que Jorge Sampaio foi o Presidente que teria gostado de ter se eu tivesse podido viver num Portugal livre.
Como não foi o caso, limitei-me a apreciar a sua acção quando já me encontrava em França.
E tive orgulho, cá longe, de o ter visto aceder ao mais alto cargo da Nação.
Por um acaso extraordinário, encontrava-me de passagem em Guimarães, quando o vi na sala do restaurante do “nosso” hotel, o “ Hotel de Guimarães”, quando tomava o pequeno-almoço.

Fui cumprimentá-lo com a minha Esposa, e disse-lhe a comoção que foi a minha quando o vi acompanhar, com as lágrimas nos olhos, como eu, a lenta descida da bandeira Portuguesa, em Macau, aquando dessa cerimónia que o deve ter marcado para a vida. Porque eram 500 anos de História, e que História, que desciam, lentamente, ao longo do mastro, em presença do presidente Chinês, ao mesmo tempo que era entoado o Hino Nacional.

E esse estranho protocolo que o obrigava a deixar o território, antes da meia noite, enquanto era Português.

Unknown disse...

Pois, por mim, acontece que foi o único Presidente da República em que votei; de eleição em eleição "acertei" sempre num outro ou, sem engolir elefantes, abstive-me "violentamentre".
Sampaio é, no nosso país, um caso ímpar, mesmo único, de qualidade e bom senso; orgulho-me de o ter tido como presidente.
Manuel J.C. Branco

Rui disse...

A esposa é uma acérrima defensora de Sampaio, eu nem por isso, sempre achei que lhe faltava élan, e chorava muito. Chegará o dia em que, como sempre, terei de dar o braço a torcer e reconhecer que a esposa vê mais e melhor que eu, como sempre. Mas que foi um estadista foi.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...