sábado, agosto 20, 2016

Histórias de Viana (2)


Estão a ver a pequena janela ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Candeias, no Largo Vasco da Gama, em Viana do Castelo? Pertencia a uma casa minúscula, com entrada lateral para o largo que hoje se chama Amadeu Costa - que foi meu professor de natação e muito escreveu sobre Viana. 

Àquela janela assomava, na minha juventude, uma rapariga avantajada, de cabelos longos e ar desafiador. Tinha uma voz estridente, que se ouvia bem em todo o largo, quando falava para os conhecidos que passavam. A voz da jovem irritava-me supinamente e, na crueldade dos meus 10 ou 11 anos, gritava-lhe da varanda da casa da minha avó (fora da foto, à direita): "Cala-te, gorda!" 

A miúda - porque era uma miúda, pouco mais velha do que eu - respondia-me, furiosa, com impublicáveis impropérios com que me mimoseava, assentes num léxico muito "rico", bem próprio da Ribeira, que ali perto começa. A cena repetiu-se pelo menos por dois Verões. Depois, deixei de ver a minha interlocutora.

Lembrei-me dela hoje, ao passar pela janela fechada. Ainda será viva? A sê-lo, terá hoje cerca de 70 anos. Gostaria de pedir-lhe desculpa pela minha irreverência de há bem mais de meio século. Só tenho uma curiosidade: ainda usará os palavrões que, com sotaque bem vianense, ecoavam pelo largo, de um "nível" que fazia corar a estátua do Mercúrio que por lá há?

6 comentários:

Majo Dutra disse...

~~~
Tive de pesquisar, para saber o que anda a fazer Mercúrio por Viana...
A estátua foi mudada para a praça em 1958...
As pessoas curiosas aprendem mais.
Continuação de excelente Agosto...
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Isabel Seixas disse...

oh essa história é tão reveladora, quem já não o fez, ou não o pensou, ou não o viu fazer?

Na minha rua de infâncias,vivia uma moça assim dessa dimensão, mas sem palavras, mais decidida, pragmática, e mais eficaz, uma vez vi como ela deu um bom tabefe num garoto sempre apelativo a esses seus generosos atributos visíveis, com tanta força que o rapaz percorreu de arrasto a rua num instante e ele é que soltou o pai nosso dos impropérios mas a uma distância considerável, eu cá por mim fiquei sempre na base do respeitinho, que é bem bonito, aliás ela era uma porreiraça toda cheia de humanismo e valia quanto pesava.

mas o vernáculo faz uma boa purga, até a si o impressiona...he, he.


Anónimo disse...

Boa Festa, Senhor Mordomo.

Que nao chova durante procissao. Espero que a jovem de 70 leia o seu blog por indicacao de um netinho/a empreendedor.

Boa Senhora da Agonia

Saudades

F. Crabtree

Anónimo disse...

Parabéns pelo cargo merecido, que lhe atribuíram nas festas de Viana. Tenho apreciado as histórias que começou a publicar sobre tão bela e nobre cidade que me encanta, onde já passei momentos muito dolorosos aquando da operação bem sucedida a que o meu marido foi submetido, nas mãos sábias do insigne Dr.Adriano de Magalhães, no hospital da cidade. As Festas são fabulosas, a cidade encantadora. É o Minho com a sua galhardia e a sua tradição acolhedora! UM

ignatz disse...

a menina do largo amadeu costa teve sorte da convenção de viena ser posterior.

A Nossa Travessa disse...

Chicamigo

Também me chamam GORDO o que é verdade. Mas não respondo com vernáculo à quinta potência; sou alfacinha...

Abç do Leãozão

Muito obrigado pelo teu imeile. Decidi fazer marcha-atrás e aqui esta a escrever. Que se lixe o Parkinson! - se é que o tenho...) Escrever para mim é u vício, fui vacinado com uma pena de pato. E além do mais é uma excelente terapêutica ocupacional...

Manuel Alegre

Tenho muita pela pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...