segunda-feira, janeiro 06, 2014

Confissão tardia

Os brasileiros dizem "caiu a ficha" para designar o instante em que uma certa informação nos desencadeia um reflexo de memória. Foi o que me aconteceu, há dias, quando, ao selecionar os livros que ia doar à Biblioteca Municipal de Vila Real, deparei com "A Sociedade da Abundância", de John Kenneth Galbraith, uma edição de 1963, da "Sá da Costa".
 
O livro original é de 1958 (!) e, à época, foi considerada um obra fundamental daquele famoso economista (e também embaixador americano na Índia, período de que resultou uma memória muito interessante, o "Ambassador's Journal"). A tradução (verifico agora) é de Henrique de Barros, uma grande figura que viria a ser ministro e presidente da Assembleia da República.
 
Aí por 1967 ou 1968, eu costumava passar por aquela Biblioteca, em algumas tardes de férias. Era o tempo em que ela funcionava no rés-do-chão do município, com entrada junto ao liceu. Requisitava um livro ao sr. Agostinho e, lido que fosse, devolvia-o e pedia outro. "A Sociedade da Abundância" terá sido a única exceção a esta regra, talvez por ter sido o último livro que por lá pedi. Fui ficando com ele, julgo que a certa altura já tinha acanhamento de o devolver. Tenho mesmo a ideia de que, às vezes, me furtei ao olhar do sr. Agostinho, pelas ruas da cidade, quando com ele me cruzava.
 
Resolvi há dias esta questão, enviando definitivamente o livro, com muitos outros, para a Biblioteca, no âmbito da doação de que aqui falei. Mas será que ele deve integrar o meu espólio? O Vitor Nogueira que decida...   

11 comentários:

Isabel Seixas disse...

"Mas será que ele deve integrar o meu espólio? "

Isso nem é pergunta que se faça, sr.Embaixador,sinceramente...Só é seu se for por usucapião...

Anónimo disse...

Pois, caro Embaixador, não sou eu quem lhe vai atirar a primeira pedra. Logo eu, que também tenho uma história dessas no currículo. Envio-lhe, ao invés, um abraço agradecido por tudo o que tem feito pela nossa (que é a sua) Biblioteca.

Vítor Nogueira

Anónimo disse...

Ao meu gato que mia, chamei-lhe Mião; ao meu cão que ladra, chamei-lhe Ladrão; a quem usa um livro e não o devolve, chamo-lhe Usucapião.
Recordei-me da Livrelco, da Universitária, da 111, da Joie de Lire, não sei bem porquê.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 20.47: eu não sei o seu nome e, muito em especial, eu não sei do que fala. E sei que o Anónimo vai acreditar no que digo. Ou não?

patricio branco disse...

pois sucede, a não devolução foi-se estendendo, os serviços da biblioteca tambem não funcionaram, a devolução não foi pedida, de quem será agora o livro? cada parte que decida, mas o livro voltou ao seu lugar quando já estava acomodado a outro...

Anónimo disse...

O ecletico escritor português Valter Hugo Mãe (Valter Hugo Lemos) participou brilhantemente do programa Roda Viva (Brasil) ontem (06/01/2014) demonstrando inteligência, sensibilidade e empolgou os participantes que pediram até para ele cantar, e sob insistência cantou umas estrofes de um fado, sendo aplaudido. Valter é muito querido por aqui e cumpre extensa agenda toda vez que aporta pelas terras Brasilis.

margarida disse...

'OMG!'... ele é com cada 'confissão', que não se pode deixar de ficar enternecido.
E se as histórias remontam aos anos sessenta (63 foi um ano formidável, by the way), então, "é-de-ir-às-lágrimas". Fora de brincadeiras.
As confissões são intemporais e valem pela sinceridade com que são feitas. Uma pública assim vale muito mais.
E quem somos nós para julgar?
Apenas podemos compreender, respeitar e admirar.
...
snif...
...
Estes dias andam sentimentais em excesso. Já estamos precisados de sol e uma história picaresca.
À laia de certos programas radiofónicos: posso pedir um post?
Era uma coisinha que nos animasse, s.f.f., a nossa cara excelência tem, por certo, um vasto espólio de coisinhas apetitosas para partilhar (q.b.) connosco...
Agradecida.

Anónimo disse...

A sociedade da Abundancia está para nós como o tempo dos dinossauros. Mas é verdade que há muita gente que se interessa por isso, para recordar o passado da abundancia...

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=AmS4QI1Dv8E

Isabel Seixas disse...

Bem pelo menos por Si o livro foi estimado e deu-lhe bom viver...

Pensando bem, talvez seja necessário
evocar, por analogia, a história do rei Salomão e das duas mães...

patricio branco disse...

no ambassador's journal jkg regista a ocupação de goa em 1961era embaixador na india nesse tempo e dedica entradas ao caso.
tem ainda um curioso romance politico, o triunfo, foi traduzido em portugues, etc

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...