quarta-feira, janeiro 01, 2014

O novo ano

Deixei, há muito, de acreditar na ritual ideia de ter o início do ano civil como ponto de partida para um novo tempo na vida pessoal. Se, ao longo do ano anterior, não fomos capazes de mudar atitudes e práticas, dificilmente será a simples entrada de janeiro a dar-nos a força e, em particular, a  persistência que até aí não tínhamos tido - seja o arrumar daquela estante ou arrecadação, sejam os contactos pessoais em atraso, seja recomeçar a escrever um texto há muito adiado ou qualquer outro ato que seguramente nos ajudaria a melhorar e organizar a vida. Mas percebo muito bem que alguns persistam em tentar utilizar essa marca temporal como o momento para o abrir da ilusória cortina que nos separa de um futuro de maior racionalidade.

Pesando bem as circunstâncias, contudo, iniciar uma dieta hoje não seria uma má ideia...

13 comentários:

  1. Anónimo14:59

    Concordo com o Senhor Embaixador. Não é necessário esperar uma data para iniciar um qualquer projeto. Tudo bem, mas o simples facto de pensar numa data para iniciar... já é um bom princípio... se esse ato for um dos bons!
    Um BOM 2014 e os
    meus cumprimentos,
    MT

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. S.daC. São estímulos.Fecham-se os balanços e perspectiva-se o novo ano melhor.São estratégias que se mudam de modo a atingir objectivos.. Muitos não precisam de mudar nada.
    Olhe, perdi um tempito no Excel introduzindo dados com as despesas de 2013.No final cheguei aos nºs com; seguros, combustível,IMI, etc... Curiosidades que muitos deveriam saber.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:38

    Uma pergunta inocente: porque é que o Seminário Diplomático que junta todos os Embaixadores em França tem lugar na rentrée em Setembro e aqui tem que ser em Janeiro?

    ResponderEliminar
  4. de boas intenções está o mundo, o ano novo, cheio...
    perder peso, eis um bom propósito se as circunstancias justificam...
    planear uma economia pessoal, domestica, adaptada aos tempos que correm, mais ou menos como diz opjj, etc

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:39

    O mais importante, hoje, é manter as tradições:
    http://cronicasdorochedo.blogspot.pt/2014/01/e-preciso-manter-as-tradicoes-de-ano.html

    ResponderEliminar
  6. O anónimo das 16h38 acha que devemos fazer tudo, tudo, tudo, como se faz em França?

    ResponderEliminar
  7. Boa ideia. Concordo com quase tudo, menos com aquela história da arrumação.
    É como deixar de fumar - tem de haver uma mentalização prévia e um dia marcado, ou então é tempo perdido.
    Portanto, arrumar estes papeis que aqui esperam pelo local certo, porque não hoje, que é dia 1? Vá lá, também não é preciso ser tão intolerante, pode ser amanhã. Ou segunda feira.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:50

    Ano Novo discurso velho!...

    antónio pa

    ResponderEliminar
  9. Totalmente de acordo :)

    ResponderEliminar
  10. Dieta?!...
    Só se for de austeridade.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo02:18

    Com um Seminário em Setembro conseguem-se lançar as sementes que medram em Janeiro.
    Com um Seminário em Janeiro as sementes medram quando muito em Setembro.

    ResponderEliminar
  12. Feliz 2014 para o senhor.
    Eu faço isso no meu aniversário, no meu "renascimento", é nesse dia que faço planos para mim, para a aminha vida...mas gosto do ritual na passagem de ano, há como que uma concentração de energias. E se dá esperanças às pessoas, porque não?

    ResponderEliminar

  13. Feliz e Bom Ano 2014 a todos
    que se faça boa arrumação dos sentimentos e das paixões
    deitando fora os maus e encorajando os bons a darem melhores frutos

    Angela

    ResponderEliminar

Escrevia Chirac em 2009

"Je ne suis pas de ceux qui pensent, en Occident, qu'on doit s'interdire tout dialogue avec l'Iran, étant donné la nature d...