quinta-feira, julho 18, 2013

FHC

Fernando Henrique Cardoso, que por dois mandatos foi presidente do Brasil, abrindo depois caminho ao presidente Lula, esteve alguns dias em Lisboa. Muito respeitado internacionalmente, é uma personalidade que honra o seu país, em cuja história democrática tem um lugar destacado. Tive o gosto de o encontrar, em excelente forma e bem disposto, no passado fim de semana, durante um almoço de amigos.

Ser uma figura pública tem, por vezes, o condão de proporcionar episódios curiosos. FHC, como é conhecido no Brasil, contou-nos duas histórias deliciosas.

A primeira foi passada numa rua de uma capital sul-americana, onde se deslocara, vários anos decorridos após a sua saída de funções. 

Um casal, ainda jovem, olhava para ele fixamente. Tinham ar de turistas, pelo que deduziu que fossem brasileiros. Não se enganou, ao ouvir o cavalheiro dirigir-se-lhe em português:

- Eu conheço-o! Deixe-me ver...

O presidente estava divertido com a hesitação dos seus compatriotas. Foi então que a senhora se decidiu:

- Já sei! O senhor trabalha na "Globo"! Não é isso?

- Trabalhava! Agora já não apareço mais na "Globo". O meu contrato acabou...

A segunda historieta é mais recente. Passou-se num elevador onde FHC seguia. Entram duas senhoras. Ambas o fitam. Uma delas, após alguma hesitação, pergunta:

- Desculpe! Não é o Fernando Henrique Cardoso?

O antigo presidente decidiu brincar um pouco:

- Não, esse é o meu irmão...

Ao que outra comentou:

- Pois é! O senhor é bem mais velho que ele!

7 comentários:

Isabel Seixas disse...

Tem pinta, boa pinta...

Anónimo disse...

Haverá sempre qualquer coisa que fica mas a memória é cruel.
E para os homens públicos cuja função "despersonaliza" anos a fio o seu "eu" será preciso um extraordinário sentido de humor para aceitar aquele "apagar" de memória.
São as leis do tempo, de todos os tempos, e mal é quando assim não acontece...
José Barros

Anónimo disse...

E até que a Senhora não estaria bem certa da sua afirmação, quando diz: "O senhor é bem mais velho do que ele". Isso faz-me lembrar um programa da nossa RTP cujo título é: "cuidado com a língua". Mas, convenhamos, acredito que não deve ter incomodado muito o bom Presidente que foi FHC...

Helena Sacadura Cabral disse...

Algo parecido a outro nível. No super duas senhoras avançam para mim e perguntam:" não é a mãe dos Portas?". Correcta respondi: "não, sou tia".
Ao afastar-me ainda ouvi uma dizer "não sabia que ela tinha uma irmã. São tão parecidas...só que esta é mais magra".

Anónimo disse...

Tudo que FHC estruturou e consolidou nos seus 8 anos como presidente, o néscio apedeuta de 9 dedos, e a dentuça estúpida desorientada, colocaram tudo a derrocada, agora o Brasil é um país em insolvência.
Graças essa cambada do PT que emporcalhou a politica brasileira.
Fora Lula, fora Dilma, fora PT.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 12:15 !

Pelo menos para poder ser "moderado" em relação ao passado recente de Portugal !


Alexandre

patricio branco disse...

homem de humor e grande homem politico, tem p ex estatura para secretario geral da onu em minha opinião mesmo que isso não esteja nos seus projectos...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...