quarta-feira, fevereiro 04, 2009

O nome

Pergunta-me um amigo a razão pela qual este blogue tem o nome que tem.

A resposta é fácil. A mim disse-me sempre muito o cinema francês da Nouvelle Vague, com figuras como François Truffaut, Jacques Rivette, Eric Rohmer, Claude Chabrol ou Jean-Luc Godard. Lembrá-los era o mínimo que poderia fazer, ao vir viver para Paris. E dado que seria, com toda a certeza, muito estranho eu dar a este blogue o nome do filme mágico de Godard - "À bout de souffle" -, optei por plagiar parte do título do seu "Deux ou trois choses que je sais d'elle".

3 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador permita-me que, uma vez mais, lhe preste o meu preito de homenagem. Ao ler as razões do nome dado ao seu blog, revivi, por momentos, um tempo que foi fundamental na minha formação como pessoa e como cidadã. Ou melhor como "gente".
Encontrar um político e um diplomata que se revela, sem qualquer problema, como alguém a quem a Nouvelle Vague deixou marca é, a meu ver, uma das melhores maneiras de servir Portugal em França!

Com os respeitosos cumprimentos da
Helena Sacadura Cabral

Paulo Roberto de Almeida disse...

Pois foi o que eu imaginei, antes mesmo de abrir o link para o blogue. O título é clássico, e eu mesmo já utilizei o mote para alguns ensaios que escrevi. O mais incrível é que eu NUNCA vi esse filme, mas talvez já saiba duas ou três coisas sobre ele.
Bem, da próxima vez que eu o usar em algum ensaio meu, já sei a quem pagar direitos autorais, ou pelo menos moral rights...

Anónimo disse...

Plagiar "ás vezes e em determinados contextos "é replicar e revitalizar a essência da Ideia numa dimensão inexplorada... Há autores que recriaram e baptizaram o plágio criativo como um direito de outro autor que surge à posteriori
e consegue conceber a Ideia "original" com maior originalidade...
Tecer considerações e ou duas ou três coisas sobre o nome de um Recém Nascido que visa a retroalimentação da empatia da crítica construtiva é ...Só por si, uma subida honra.

Isabel Seixas

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...