quarta-feira, novembro 03, 2021

Rio


Tal como muita gente, desde há décadas, nas palavras cruzadas, escrevo ”Aar”, sempre que surge a questão ”rio da Suíça” com três letras. 

Ontem, alguém no Twitter colocou uma fotografia desse rio, embora pouco glamorosa. Ela aqui fica. Finalmente!

É minha impressão ou “chefe etíope”, que aprendemos ser “Ras”, tem vindo a decair em popularidade, no mundo do cruzadismo?

(Quem achou, ao ler o título deste post, que eu estava a imiscuir-me na vida interna de uma certa agremiação política, desengane-se! Eu não navego por essas águas…)

8 comentários:

Maria Isabel disse...

Tem toda a razão, há palavras que estão a desaparecer. Também há muito que não me aparece orada e porco com 2 letras
(to)
Maria Isabel

APS disse...

Há também o : Edace. Ultimamente pouco usado...

Às margens de mim. disse...

“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar” diz um filósofo. “A vida é como um rio”, diz outro filósofo, e chegamos à conclusão que esta é a metáfora mais próxima do significado da vida. Por consequência, é sempre bom lembrar durante todo o tempo.
Só aplausos! Bom dia!

Dulce Oliveira disse...

Palavras cruzadas gosto muito e farto-me de reclamar que os problemas estão cada vez mais fáceis. Gostei de conhecer o Aar

Luís Lavoura disse...

Tem mais duas fotografias aqui:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:A5_Aarebruecke.jpg

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Aarebruecke_Aarburg_06_11.jpg

O Aar é o maior rio da Suíça, a sua bacia hidrográfica cobre cerca de metade do território da Suíça. É um afluente do Reno. Tem um caudal bem grande, provavelmente maior do que o do Douro. Passa pela cidade de Berna, onde há um fosso com ursos (o símbolo da cidade) ao pé do rio.

Para mal dos meus pecados, vivi 7 semanas da minha vida mesmo na margem do Aar.

albertino ferreira disse...

Sou fâ das palavras cruzadas do Público e do Expresso; acho estas mais difíceis, mas com calma decifro-as todas; edace apareceu ainda ontem no Público.

José disse...

É favor não esquecer a "alia" (fêmea do elefante)

Aproveite as palavras cruzadas enquanto a esquerdalhada não descobrir que há mais casas brancas do que... pretas!

maitemachado59 disse...

O Luis Lavoura nao e crente, como poide ter pecados?

maitemachado59

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...