sexta-feira, novembro 26, 2021

Marta Temido


Já aqui o disse e volto a repetir, para que não reste a menor dúvida: criei e mantenho o maior respeito e admiração pelo magnífico trabalho de Marta Temido, pessoa a quem Portugal ficará para sempre a dever uma extraordinária dedicação e empenhamento, neste difícil e excecional tempo de pandemia.

Enfrentando, vai para dois anos, uma mutante exceção sanitária que, em todo o mundo, instalou uma imensidão de sucessivas interrogações, obrigando a respostas que iam sendo testadas à medida que novas realidades surgiam, Marta Temido demonstrou coragem, determinação e um forte sentido de defesa do SNS.

O lugar de ministro da Saúde, nos últimos dois anos, foi dos mais complexos do governo. Como cidadão, congratulo-me pelo facto do país ter tido o privilégio de ter nele podido contar com uma figura com o recorte técnico, político e humano de Marta Temido, neste tempo de emergência nacional.

(Uma nota e um “disclaimer”: este post não é sobre os inegáveis méritos de Graça Freitas e Gouveia e Melo; não conheço nem sou amigo de Marta Temido)

9 comentários:

APS disse...

Subscrevo, inteiramente.
Só um treinador de bancada, ciumento, como o nosso PR "picareta falante" poderia produzir os dislates hipocondríacos que ele regurgitou.

hmj disse...

Senhor Embaixador:
Com imensa gratidão a tudo o que o SNS tem feito, e faz, diariamente, pelo CIDADÃO, sem olhar a meios de pagamento, não merece, de facto, um "Bastonário" com calibre de - no mínimo - pouco civilizado, a não ser que tenha inveja de não ter sido convidado a ser Ministro, certamente à espera de um período mais calmo, e dado a particulares !
A ausência de objectividade - e verborreia - do PR fica por conta de quem votou nele, ignorando seu perfil subversivo, relativamente a certas pessoas e, designadamente, em alturas pouco propícias ! Julgo que a SENHORA MINISTRA já reuniu indelicadezas suficiente para saber do que falo do PR.

CCF disse...

É incrível como se adulterou o que ela pretendia dizer para a "queimar" na praça pública, o problema é que se não ouvirmos o original até se acredita que disse o que não disse. Isto também vem de alguém sem cartão de qualquer partido, não porque acha mal que se pertença a um mas por nunca me ter revisto o suficiente em algum deles.
~CC~

João Forjaz Vieira disse...

Mas a ministra não pediu humildemente desculpa pelo que disse? Reconhecendo a completa falta de adequação das palavras que disse?
João Vieira

carlos cardoso disse...

Isto foi mais uma tempestade num copo de àgua, como os nossos políticos e o pessoal dos meios de comunicação (não consigo chamar-lhes jornalistas) tanto gostam. E quanto mais se fala nestas birras de crianças, menos se fala nos reais problemas do país...

álvaro silva disse...

A sra dra Marta sabe algo de Gestão Hospitalar e muito de Gerontologia. Saúde mesmo a sério, quasi nada, mas foi a eleita do 1º ministro sabe-se lá porquê?

José disse...

Eis algo que não entendo: continua-se a não pagar taxas moderadoras com a desculpa de ser por causa da COVID (manipulação de dinheiro?). Os centros de saúde podem ter terminais MB mas o Governo prefere que absolutamente tudo seja gratuito, desde a consulta, até ao exame mais complexo.

Quantos milhões está a custar ao País esta borla irresponsável? Quantas necessidades não irão deixar de ser atendidas porque o dinheiro está a ser "torrado" sem razão?

Ninguém fala disto porque toda a gente gosta de borlas.

De estupidez em estupidez até à próxima banca rota (que será culpa do Euro, da UE, dos alemães e, claro, do governo anterior).

Eugénio Lisboa disse...

Assino por baixo das palavras do Embaixador Seixas da Costa, prezado e admirado Amigo. A ingratidão é muito feia e só quem não sabe o que é viver longos anos sob uma extraordinária pressão física, mental e moral, sempre com ar animoso e galhardo, pode levianamente não estar grato e não admirar o magnífico trabalho da Ministra Marta Temido. Merece todo o nosso carinho e o reconhecimento de quem de direito. Somos muito lestos a denegrir e arrastamos os pés quando se trata de reconhecer o mérito de alguém. É feio, como se dizia no meu tempo de criança.
Eugénio Lisboa

José Figueiredo disse...

Resiliência é um termo das Ciências dos Materiais distinto de resistência. A ser usado por analogia resiliente tem sido a Marta Themido. A forma como ela usou o vocábulo na AR tem todo o sentido e se às vezes podemos pensar na falta dela entre os profissionais de saúde é por os seus representantes institucionais e alguns dos mais conhecidos e frequentes faladores dizerem que estão todos rebentados. Mas creio que trabalhar nas urgências exige de facto a tal resiliência; parece que era a isso que a ministra se referia.
José Figueiredo

O herói

25 de Abril de 1974. Escola Prática de Administração Militar (EPAM). Eram aí 11 horas da manhã. Abri a fechadura da sala do quarto do oficia...