terça-feira, novembro 02, 2021

Mateus


Tem já mais de meio século a Fundação da Casa de Mateus. No domingo, estive por lá, uma vez mais, convidado para a entrega do seu prémio Dom Dinis, que anualmente distingue uma personalidade autora de uma obra, um nome do universo cultural nacional. No seu conjunto, é já uma lista impressionante de figuras, como o presidente da República bem lembrou.

Mateus, para a cidade de Vila Real, constitui uma marca muito forte. É bom que, com a independência que Fundação sempre soube preservar, a aliança com a urbe e o seu município se faça cada vez mais sentir. Todos ganham. Melhor, como vila-realense, digo: todos ganhamos. 

E foi muito bom que Marcelo Rebelo de Sousa ali tivesse anunciado que Fernando de Albuquerque, centro e alma da Casa de Mateus, vai ser proximamente agraciado com a grã-cruz do Infante. É de meridiana justiça. E a nossa República, pessoa de bem, tem a justiça nos seus genes.

2 comentários:

JPGarcia disse...

Caro Francisco,

Justíssima venera. A Maria Amélia também deveria ser agraciada. Um pilar de Mateus, pelo menos desde 1979, quando lá estive pela primeira vez.

Um abraço

JPGarcia

Flor disse...

Maravilhosa cimalha!

"A Arte da Guerra"

Esta semana, Trump de A a Z. Veja aqui .