terça-feira, novembro 02, 2021

Mateus


Tem já mais de meio século a Fundação da Casa de Mateus. No domingo, estive por lá, uma vez mais, convidado para a entrega do seu prémio Dom Dinis, que anualmente distingue uma personalidade autora de uma obra, um nome do universo cultural nacional. No seu conjunto, é já uma lista impressionante de figuras, como o presidente da República bem lembrou.

Mateus, para a cidade de Vila Real, constitui uma marca muito forte. É bom que, com a independência que Fundação sempre soube preservar, a aliança com a urbe e o seu município se faça cada vez mais sentir. Todos ganham. Melhor, como vila-realense, digo: todos ganhamos. 

E foi muito bom que Marcelo Rebelo de Sousa ali tivesse anunciado que Fernando de Albuquerque, centro e alma da Casa de Mateus, vai ser proximamente agraciado com a grã-cruz do Infante. É de meridiana justiça. E a nossa República, pessoa de bem, tem a justiça nos seus genes.

2 comentários:

JPGarcia disse...

Caro Francisco,

Justíssima venera. A Maria Amélia também deveria ser agraciada. Um pilar de Mateus, pelo menos desde 1979, quando lá estive pela primeira vez.

Um abraço

JPGarcia

Flor disse...

Maravilhosa cimalha!

Os EUA, a ONU e Gaza

Ver aqui .