terça-feira, novembro 23, 2021

Escuro


Vivi bastantes anos em países com esta "cor", em muitos dos seus dias. Lembro-me que o súbito surgimento de raio de luz matinal no horizonte, rompendo um panorama sombrio de semanas, trazia sorrisos e um imediato bem-estar nos adoradores locais do sol. E que, com a passagem do tempo, também nós nos convertíamos ao prazer dessa luz forte. 

Hoje de manhãzinha, com o dia ainda a abrir, à saída para uma reunião de trabalho, nevava um pouco (mas não suficiente para "pegar", como, na minha infância, dizíamos, com pena, lá por Vila Real). 

Perante o meu ar deliciado, com a neve e o frio não excessivo e sem vento, fui "fuzilado" com a ironia de um amigo polaco: "Gosta? Ainda bem! Foi "a pedido". É que, até à vossa chegada, estávamos a gozar uns belos dias de sol..."

7 comentários:

Flor disse...

Eu gosto! Especialmente se não formos "obrigados" a sair.,"Tombe la neige, tu ne viendras pas ce soir... Tombe la neige et mon cœur s'habille de noir…"
Bom trabalho.

José Figueiredo disse...

Embaixador,
Podia ter dado nome ao local de foto. Gosto de arquivar fotos de cidades da Europa com a respectiva identificação. É uma mania como outra qualquer - roubar bíblias em hotéis...
José Figueiredo

Francisco Seixas da Costa disse...

É uma fotografia sem qualidade. É Varsóvia

Luís Lavoura disse...

Como se observa na fotografia, uma das coisas mais "chocantes" em Varsóvia, para um português, é que a cidade é absolutamente e totalmente plana. Não há subidas nem descidas, é tudo plano, plano, plano.
(Só há a meio o vale onde corre o Vístula.)

José disse...

Lembro-me de estar no sul de França e haver um nevão inesperado. Os franceses logo a fecharem tudo (não se perde uma oportunidade para exercer "direitos"), e eu, feito miúdo, a passear alegremente pelo meio da neve.

Ainda me deixaram entrar num museu, por piedade, ao verem a minha cara de desilusão quando me informaram de que o museu ia fechar "por razões de segurança".

No dia seguinte, foi patinar pelas ruas que degelavam, de escorregadela em escorregadela até ao bate cu final!

José disse...

Eu secundo o Lavoura mas ainda vou além: é a própria paisagem polaca que é chata (nos dois sentidos!). Deve ter sido um dos países que menos gosto me deu visitar, no que toca à qualidade das vistas. As cidades, sim - concedo -, têm interesse. Quanto ao resto, mais vale dormir durante a viagem.

AV disse...

Lembro-me de numa manhã de Novembro, pouco depois de me ter mudado para latitudes mai a Norte, de ver essa luz e de ter reparado nos pináculos das igrejas, tão diferentes, e ter pensado como era diferente da luminosidade da minha Lisboa de origem.
Com o tempo, passei a gostar dessa luz cinza e senti-la confortável.

O futuro