quinta-feira, setembro 21, 2017

A Catalunha e nós


A questão catalã não tem surgido como um tema relevante para os portugueses. Por opção em favor da autodeterminação, mas também por algum anti-espanholismo, certos setores nacionais manifestam simpatia pelo independentismo catalão. Há ainda uma gratidão pelo facto de, em 1640, a concentração das atenções madrilenas no conflito com Barcelona ter permitido à aristocracia portuguesa, descontente com o modo como Castela tinha começado a tratá-la, passar a re-titular a plena soberania de Lisboa sobre o nosso território europeu e colónias. E, vamos ser claros!, há também por aí muito quem, íntima ou abertamente, pense que um cenário de “balcanização” da Espanha poderia ser útil a Portugal. Uma agenda onde, curiosamente, se junta gente da extrema-direita à extrema-esquerda, passando por alguns moderados úteis à ideia.

Uma independência serena da Catalunha não constituiria uma tragédia para Portugal. Teria, no entanto, duas consequências óbvias: Lisboa passaria a ser, em termos de importância, a terceira capital da península ibérica e haveria um inevitável efeito-dominó sobre o complexo sistema autonómico do país aqui ao lado. Para uns, a primeira circunstância é irrelevante, porque outros valores mais altos se alevantam na sua análise; para outros, para os que gostam de “muitas Espanhas” (como alguns gostavam de duas Alemanhas, lembram-se?), esse seria mesmo o cenário ideal. E seria mesmo?

Caso mais bicudo se tornaria uma independência catalã obtida “a pulso”, depois de um conflito mais ou menos grave com Madrid. A estabilidade dos nossos vizinhos (neste caso, do nosso único vizinho) é uma questão que nos não pode ser indiferente. Ver uma Espanha convulsa e tensa não seria uma boa notícia, no nosso principal parceiro comercial, de cujo crescimento em estabilidade somos “free riders”. 

Dito isto, e quanto a nós, Portugal, por ora, o que fazer? Oficialmente, rigorosamente nada. Apenas aguardar. Compete-nos aceitar a resultante final deste complexo debate, qualquer que ela seja. Não se peça a Lisboa para tomar uma posição: nem a favor do anti-independentismo de Madrid, nem simpatizando com a secessão catalã. A seu tempo, e perante cada passo que por lá vier a ser dado, Portugal decidirá o que tiver (se tiver) que fazer.

E na Europa? É simples. Se e quando a Catalunha vier a ser independente e pedir adesão à UE, Portugal deverá analisar o assunto à luz dos seus méritos próprio. Como nos outros casos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Uma Catalunha independente sentiria uma enorme necessidade de se integrar economicamente com o máximo de países por forma a sacudir a pressão espanhola. Nesse cenário, a Catalunha seria uma economia aberta - ao contrário da protecionista Espanha -, e as parcerias com os vizinhos da Espanha (Portugal, França e Marrocos), seriam essenciais. Isto, só poderia ser bom para Portugal.

Por outro lado, o soco no estômago que a Espanha levaria (através da enorme redução de recursos), levá-la-ia a baixar de nível e peso político, na Europa e - claro -, na Península Ibérica, vendo-se na necessidade de moderar os seus habituais instintos predatórios.

Uma Espanha sem a Catalunha seria um país consideravelmente mais fraco e - consequentemente -, um vizinho com o qual seria mais fácil lidar e ao qual seria mais fácil opor-nos. Num cenário de alterações climáticas conducentes à seca e sendo nós "alimentados" por quatro rios nascidos em Espanha, quanto mais fraca esta for, mais assertivos nós poderemos ser na defesa dos nossos interesses. E não esqueçamos a central nuclear e as Selvagens!

Qualquer país saudável procura ter relações equilibradas com os seus vizinhos. Isso não existe de momento. Há um forte desequilíbrio demográfico, económico, político e militar e a independência da Catalunha só contribuiria para atenuar este desequilíbrio (mais no plano económico, convenhamos).

A Catalunha é (ainda) a Espanha moderna, avançada, cosmopolita. A Europa só pode ganhar com o aparecimento de um país da qualidade da Catalunha. O exemplo que o seu povo tem dado de democracia, participação cívica, civismo e persistência não pode ser ignorado!

Anónimo disse...

@ anónimo de 21 Set 09.53

A Espanha é membro da UE.

A Catalunha se se tornar independente só será reconhecida talvez pela Coreia do Norte e mesmo isso.......... Nem Andorra.
Já percebeu com que unidade monetária vai a Catalunha fazer as suas milionárias trocas comerciais?
Sabe como se deve comportar um Estado para que outros Estados possam respeitá-lo e aceitar relações comerciais e políticas.
Por que tratados comerciais se regerão essas trocas comerciais.
Isto já não é o Burundi. É muito melhor.
Para se fazer uma revoluçao não é preciso senão reunir alguns exaltados e se possível, do antigamente; para a manter... "c'est tout à fait une autre histoire."
E, quando a população catalã, que está habituada ao "bem bom", se aperceberem disto.....Não sei não.
Não se cria um Estado de novo, do pé para a mão, na UE.
Veja-se o exemplo da Grécia de que se ouve cada vez falar menos e que chegou a ser um assunto de certa forma muito mais sério.

Yun disse...

É absolutamente inadmissível o que se está a passar na Catalunha. O governo do PP e os juízes às suas ordens têm de parar a repressão feroz sobre os direitos humanos e a democracia. Demonstram que o franquismo está bem vivo em Espanha! Prendem e multam pessoas cujo único "crime" é quererem votar ou aceitar fazer parte de uma comissão eleitoral! Misturam poder legislativo, executivo e judicial. Passam uma lei declarando que é crime organizar um referendo, e agora dizem que se limitam a cumprir uma lei! Congelam contas de tudo o que é público, incluindo contas bancárias de universidades, centros de investigação, mesmo que boa parte das verbas sejam de fundos europeus, paralisando a vida de todos indiscriminadamente! Franco na sua tumba esfrega as mãos de contente!

Anónimo disse...

"21 de setembro de 2017 às 16:26" conseguiu passar ao lado de tudo o que escrevi...

Anónimo disse...

44:40, Pacheco Pereira a dizer tudo o que interessa sobre a questão da Catalunha. Os pontos nos "i" contra a hipocrisia!!!

https://www.youtube.com/watch?v=cnl40oDI7mI

Anónimo disse...

Anónimo 22 Set 05:48

Mas foi isso que pretendi de uma maneira não politizada e mais realista.

Português Patriota disse...

Independência para a Catalunha, Pais Basco e Galiza.
Fim ao imperialismo Castelhano.
Viva Portugal!

Visca Catalunya Liure!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...