Numa sessão da Sociedade de Geografia francesa, durante a qual hoje falei dos "desafios" do Portugal contemporâneo, foi-me muito interessante verificar o generalizado fascínio dos respectivos membros pelo belíssimo (e muito pouco conhecido) edifício da nossa própria Sociedade de Geografia (na foto), em Lisboa. E soube bem notar o respeito e prestígio que mantém em França essa grande figura da ciência portuguesa que foi Orlando Ribeiro.
Há um Portugal, talvez ainda não suficientemente conhecido dos portugueses, que muitos estrangeiros já descobriram.
Há um Portugal, talvez ainda não suficientemente conhecido dos portugueses, que muitos estrangeiros já descobriram.
2 comentários:
Belissimo edifício, salas do outro tempo lindas, espólio fabuloso, biblioteca "ultramarina" do melhor que há no país .... mas tudo a cair de podre! A SG está há decadas sem dinheiro para coisa nenhuma. Imaginem, actualmente a sua principal fonte de receitas parece ser o restaurante. Só "existe" porque existem carolas que por dedicação aceitam pertencer à direcção ou animar algumas actividades. De realçar ainda, o excelente trabalho das bibliotecárias e dos dois curadores do museu (MC, CL)
Declaração de interesses: sou sócio da SG .... mas nada participativo.
Sei que a Sociedade de Geografia fica em frente aos Armazéns de Sao Domingos e da Ginginha, na Baixa Lisboeta. Mas penso que nao esta aberta ao publico. Ou estarei enganada ?
Ja no que diz respeito ao livro "Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico" de Orlando Ribeiro tem livre acesso a todos. Aconselho-vos a leitura. Também existe o album ilustrado, ediçao de 1993 da Sa da Costa.
Julia Macias-Valet
Enviar um comentário