segunda-feira, outubro 06, 2025

La France

"Comment voulez-vous gouverner un pays où il existe 258 variétés de fromage ?" De Gaulle tinha razão. Hoje caiu mais um primeiro-ministro francês, este ainda antes de ter sido empossado. Assim se prova que a "genial" demissão da Assembleia Nacional, decidida por Macron em 2024, só juntou o caos à confusão.

Macron testará agora outro nome ou decide-se por fazer uma nova dissolução? Se optar pela primeira "solução", é quase certo que terá de ir buscar alguém mais à esquerda, com Cazeneuve com hipótese mais abrangente ou Faure para esgotar as hipóteses socialistas. Contudo, só por milagre qualquer deles teria hipótese de formar um governo que passe no parlamento.

No caso de uma dissolução parlamentar, parece afastada a possibilidade da esquerda se unir numa renovada "Nouveau Front Populaire". As ambições de Mélenchon quanto à presidenciais de 2027 ("il ne pense qu'à ça!") impedem uma nova união das esquerdas. A prazo, a clarificação política pode vir a favorecer o PSF.

Se acaso houver novas eleições, a possibilidade do Rassemblement National vir a reforçar a sua atual preeminência parlamentar é bastante grande. Nesse cenário, a hipótese de Macron ter de vir a chamar Jordan Bardella para primeiro-ministro é assim muito elevada. A hipótese de vir a recriar-se um "front républicain" para travar o Rassemblement National, que já só foi limitado nas eleições de 2024, já não é plausível nos dias de hoje.

Macron poderia também escolher sacrificar-se e resignar, por falta de soluções e com o estafado argumento de "dar a voz ao povo". Não parece ser esse o seu estilo, tanto mais que ele se considera um líder na Europa, onde de facto o apreciam mais do que no seu país, onde hoje naufraga nas sondagens. A sua autoridade europeia fragilizar-se-á à medida que o descalabro interno da França se acelerar.

Acaba por ser muito triste o percurso político de Macron! Em 2017, parecia ter conseguido fazer a impossível quadratura do círculo - "ni droite, ni gauche" - de quantos, sendo intimamente de direita, acham que o disfarce centrista iludirá eleitores de esquerda. Como sempre, até que um dia o "bluff" se desfaz!

Sem comentários:

La France

"Comment voulez-vous gouverner un pays où il existe 258 variétés de fromage ?" De Gaulle tinha razão. Hoje caiu mais um primeiro-m...