domingo, setembro 04, 2016

Fui à festa!

A Festa do Avante é uma grande romaria laica. Os santos têm vindo a perder fulgor e o eixo da fé caiu há uns tempos com um muro, lá para o meio da Alemanha. As músicas populares que animavam os romeiros, dos primeiros tempos, deram lugar a sonoridades de grupos de vanguarda, sempre com uma pitada nacional, para manter uma referência à tradição. Quem por lá vai nos dias de hoje é uma mistura simpática de gente, tão diversa que, no ano passado, ficou por esclarecer uma triste trapalhada homofóbica, com a complacente cumplicidade da imprensa.

Não foi apenas o calor que fez com que não me desse para passar este ano pela Festa do Avante. Foi o sentimento de que, não obstante ter uma simpatia residual pelo sonho que leva muitos cabelos  brancos a confiarem nos amanhãs que cantam, aliados a uma juventude militante cujo entusiasmo não  me foi ainda dado entender, aquela mensagem é-me já um pouco alheia. Mas, este ano, teria uma curiosidade: fazer a exegese do discurso equilibrista do PCP, na sua qualidade membro da "geringonça". Não deve ser fácil estar e "não estar" no poder. Amanhã vou ler Jerónimo de Sousa e olhar a cara de Arménio Carlos e Mário Nogueira. "Pode alguém ser quem não é?", cantava Sérgio Godinho. Se calhar, pode.

Mas, afinal, fui à Festa ou não? Claro que fui. Fui à festa de aniversário de um grande amigo e, no final, cantou-se a Internacional com a letra do "Parabéns a você!". Ou seria vice-versa? É uma grande confusão? Lá isso é, mas teve muita graça, talvez mesmo muito mais do que a Festa do Avante.

5 comentários:

ICE disse...

Iria a uma festa de fascistas? É que a coisa é altamente comparável. Pois.

Anónimo disse...

É... a "Festa" é uma coisa esquisita. Por exemplo: não há "Segurança" - o que há é uns grupos de indivíduos mais ou menos mal encarados com umas camisolas a dizerem "Apoio" e que trazem à cintura umas lanternas enormes.

Anónimo disse...

A triste trapalhada foi aquelas 2 criaturas estarem a fazer num local aberto ao publico, coisas que apenas deveriam fazer em privado. Não foi homofobia mas sim terminar aquele triste espetaculo e repor a decencia.

Anónimo disse...

Os Jornalistas estão sempre (bem) na primeira linha da defesa dos homossexuais e (mal) na primeira linha de ataque ao PCP. Para que uma coisa que permitia defender os primeiros e atacar os segundos tivesse sido tratada pelos jornais da maneira que foi, se calhar sempre se verificou o acto sexual de relevo feito em público que terá conduzido à acção dos segurancas.

Anónimo disse...

Aparentemente, o partido que tanto defende a liberdade e ainda mais mantém viva a memória da luta contra os fascismo e a tortura, acha bem que dois tipos apanhados a terem relações sexuais sejam espancados. Admito que haja aqui alguma confusão entre xuxa e chucha mas já me parece demais. Ou não... que isto de comunas nunca foi coisa boa.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...