sexta-feira, setembro 09, 2016

Histórias


Um conhecido meu, há dias, estava em casa de uma família amiga e veio a propósito um qualquer episódio da História de Portugal. Um dos filhos dessa família revelou um surpreendente desconhecimento sobre um episódio muito conhecido da História de Portugal. O pai, um tanto embaraçado, justificou:

- Sabes, ele anda no ensino secundário numa escola inglesa e eles, no currículo, não "dão" História de Portugal.

Será assim? É autorizado ensino secundário, em território português, sem a transmissão desses conhecimentos? Alguém me pode informar se isto é verdade?

4 comentários:

Anónimo disse...

É muito característico esta necessidade de "ter autorização". Em Portugal é preciso licença para tudo e mais alguma coisa. Quando não é fica-se "espantadíssimo". Deve ser herança da "licença de isqueiro" e da vigilância das saias das meninas pelos "cabos de mar" mas, caramba, já é tempo!
João Vieira

Anónimo disse...

Se os Papás querem os filhos em escolas estrangeiras em PT é porque não querem que sejam educados como portugueses. Qual a admiração?

Anónimo disse...

é possivel

segundo parece ha alguns anos um liceu estrangeiro da capital teria tido algumas queixas nesse sentido. a falha foi nessa altura corrigida com a colaboracao do ministerio ed.

note-se em contra medida que isso, a existencia de programas radicalmente diferentes do nosso, tao pouco simplifica a vida dos alunos desses liceus que queiram continuar os seus estudos em portugal

efelima disse...

"Será assim? É autorizado ensino secundário, em território português, sem a transmissão desses conhecimentos? Alguém me pode informar se isto é verdade?"

Espantado fico eu... mesmo nas escolas da rede pública, mais de metade dos alunos do ensino secundário não frequentam esta área disciplinar, pois História não é curricular (nem estruturante nem de opção) em todos os cursos. Mas isto é assim a dezenas e dezenas de anos. História e Geografia de Portugal apenas apenas como disciplina curricular e de frequência obrigatória nos 5º e 6º anos (2º ciclo). Nos 7º, 8º e 9º anos, continua a ser curricular e obrigatória, mas já é mais abrangência - História. Vejam aqui http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares-0 e aqui
http://www.dge.mec.pt/programas-e-metas-curriculares

Mas será que estes comentadores não tiveram filhos a frequentar o ensino público?!!

It was Ukraine

Two draft compromise proposals to end the war in Ukraine are on the negotiating table. In both, there is something unsaid that no one dares ...