segunda-feira, abril 04, 2016

Vermelho


Li ontem no "Público" que, no Brasil dos dias de hoje, se torna arriscado sair à rua vestido com algo de cor vermelha. Quem assim procede é visto, seja ou não seja, como apoiante do PT, ficando, no mínimo, sob o imediato risco de ser insultado, quando não mesmo agredido. Que tristeza! Quando uma sociedade chega a este ponto de tensão, a democracia não pode estar de boa saúde.

Há muitos anos, quando fui trabalhar para a embaixada em Londres, ao final de alguns meses, veio ver-me, numa tarde, um recém-criado amigo inglês, homem bastante mais velho, infelizmente já desaparecido. Suspeitei que queria dizer-me alguma coisa de pessoal, pelo modo como conduziu a conversa. A certo passo, foi direto ao assunto que ali o trazia: "Meu caro, vou ser muito franco. Tenho vindo a reparar que, já por mais de uma vez, em jantares mais formais em que temos estado juntos, você tem por hábito utilizar gravatas vermelhas. Talvez não saiba, mas isso, aqui em Londres, identifica vulgarmente as pessoas com o partido trabalhista. Ora acho que você não quererá que isso aconteça, em especial nestes tempos da senhora Thatcher". Dei uma boa gargalhada! Não fazia a menor ideia dessa subliminar ligação cromática e confirmei que esse amigo me conhecia ainda muito mal...

14 comentários:

Anónimo disse...

Num clube perto de si:

http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior/atletas-do-sporting-proibidos-de-usar-vermelho-5101211.html

Anónimo disse...

Segundo o Expresso deste fim-de-semana, o presidente do Sporting Clube de Portugal proibiu os funcionários do clube de se vestirem de encarnado. Se o ridículo tivesse asas... onde é que já ia... Aquele homem devia vestir-se de palhaço,não usando embora o vermelho, para nos rirmos mais e mais. Sou do Belenenses.

Luís Lavoura disse...

Quando uma sociedade chega a este ponto de tensão, a democracia não pode estar de boa saúde.

Pois não.

Há poucos dias um jornalista contou na rádio que uma médica no Brasil se recusou a atender uma criança por a mãe dessa criança ser uma adepta do PT.

Anónimo disse...

Caro Embaixador,

O mesmo se pode aplicar à Venezuela, por questões de segurança até deverá andar de vermelho.

Abraço

Anónimo disse...

O Cavaco usou inúmeras vezes gravatas vermelhas, muitas dessas vezes em cerimónias oficiais.

Joaquim de Freitas disse...

Senhor Embaixador : Pensei nos meus verdes anos, que o verdadeiro progresso democrático não consistia a baixar a elite ao nível da multidão, mas de elevar a multidão ao nível da elite; mas há um tempo para cá, constatei que é o contrário que se verifica. A elite desce todos os dias ao nível abaixo da multidão!

Esperemos nos próximos dias a lista completa dos nomes dos dirigentes mundiais que enganaram o mundo, desde há dezenas de anos, que o “Le Monde” começou a publicar hoje, a partir das “fugas” do Panamá! Os primeiros nomes saíram hoje .

Portas e Travessas.sa disse...

Sr. Embaixador o seu clube scp tem mesma filosofia - já vai o tempo em que ía para Alvalade de camisa vermelha para ver jogar o meu slb, uma delas fiquei por baixo (na bancada) camarote do dr. Braz Medeiros.

Já lá vai o tempo

Anónimo disse...

107 do Listão do Panamá, são brasileiros do PT, partido do Barba X9, dedo duro que entregava "cumpanheiros" para o DOI-CODI. Viva o socialismo "dos pobre" aquele que o Brasil do PT adotou.

Anónimo disse...

E ainda haveria de se saber quantos outros personagens, capitalistas de todo o Mundo, sobretudo dos EUA e Europa (Portugal incluído) se encontram "inscritos" em outros tantos Off-Shore que por aí há. Falar apenas do PT brasileiro e ignorar o grande capital financeiro e empresarial deste nosso mundo capitalista onde vivemos (Ocidente) que tem dinheiro nesses paraísos fiscais em quantidades estratosfericas (mais de metade do PIB mundial) é ridículo. Os valores dos montantes em fuga para esses tais "paraísos" dava para pagar a dívida Grega, Portuguesa, etc e tal e ninguém iria notar que faltava dinheiro! E a corja do FMI e quejandos em vez de propor medidas fiscais que combatam estes crimes e estas fugas ao Fisco, propõe sacrifícios a quem trabalha honestamente, ganha pouco e paga os seus impostos! Uma cloaca de gente!

Carlos Fonseca disse...

Caro comentador Portas e Travessas,

Não estará a confundir a filosofia de um clube que completa este ano 110 anos (reais), com uma espécie de primarismo de um presidente que parece estar fora do seu ambiente natural?

Anónimo disse...

Quando esse país, tem uma presidenta sem categoria alguma, que chama de forma descarada outro ex presidente suspeito de mil e uma travessias para ministro, já nada poderia admirar. Mas isso cheira a conversa de coitadinho do PT. Repare, sou português, vivo e trabalho no Brasil tem algum tempo, hoje por acaso fui de camisa vermelha trabalhar e atenção que até sou do Sporting, sou de esquerda, mas não da esquerda dos sem terra e corrupta bem representada pelo PT e no entanto ninguém me incomodou com nada e andei no metropolitano de São Paulo á cunha. Por isso embaixador, naõ acredite em tudo o que os seus amigos do PT lhe vão dizendo.

Joaquim de Freitas disse...

O anónimo das 19 52 devia reler o comentário do Senhor Luís Lavoura, para compreender o « post » do Senhor Embaixador. Quando se lê que uma “patriota” pediatra se recusou a respeitar o sermão de Hipócrates, porque a criança era filha duma “vermelha” , ai é que se vê o problema, que o Senhor aparentemente não compreendeu.

Quando escreve: “sou de esquerda, mas não da esquerda dos sem terra” , quer dizer o quê? Que é da esquerda dos que têm a terra?

Anónimo disse...

Sr. Freitas sou Português e moro no Brasil desde pequeno, saio com minha camisola vermelha e nunca tive problema algum. Felizmente o BRasil não usa desses expedientes. Só tem problemas se um Corintiano usar sua camisola em território do Palmeira. Brasileiro é muito pacifico até de mais para o meu gosto. Com todas essas mazelas quem se pega mesmo são os políticos, os juízes e o PT.

Anónimo disse...

ó senhor Freitas, quem parece não entender nada disto é o senhor. Repare esse episódio da médica só entrou no post como cavalo de Troia, porque o cerne da questão é o defender o PT. Ai ai terá que ir a Penafiel.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...