quarta-feira, abril 13, 2016

Notas do fim do dia

António Guterres

Foi um "show de bola", a sua apresentação nas Nações Unidas. À altura das minhas melhores expetativas: preparado, convincente, criativo, com empatia e brilho. Pode não conseguir o lugar de SG da ONU - as decisões naquele palácio são muito complexas - mas deixou uma imensa marca em quem o ouviu. E prestigiou o nome de Portugal, o que não é menos importante. Parabéns!

Francisco Nicholson (1939-2016)

Recordo-me dele no "Adoque" (que se lembra desse teatro no Martim Moniz?), no "Pides na Grelha", nos idos de 1974/75. Deprois, por anos, ao lado de Armando Cortez (de quem, curiosamente, estava bem distante politicamente), fez o "Riso & Ritmo", com algumas passagens de ano onde era inevitável a tirada: "Já é uma hora? Que grande banquete!", que ficou no património das "deixas" televisivas. Depois, dedicou-se mais à escrita e a roteiros de telenovela. Agradeço a Francisco Nicholson os bons momentos proporcionados.

Diogo Lacerda Machado

Se há caso em que se poderá dizer que "não havia necessidade", esse é o da polémica em torno do nome de Diogo Vieira Machado. Trata-se de um jurista de mérito, com grande sentido de serviço público, com provas dada, de quem fui colega num governo por breves meses e por quem tenho admiração e amizade. Não me custa reconhecer que pode ter havido alguma informalidade excessiva no modo como se processou a sua intervenção em alguns processos, em que, no entanto, não negociou em nome do Estado, mas em que ajudou a gizar os termos dos compromissos que viriam a proporcionar soluções que o Estado decidiu vir a subscrever - o que é muito diferente. Um estatuto de consultor jurídico, desde o início assumido "de papel passado", teria sido mais adequado. Mas daí a suscitar comentários que chegaram a colocar em causa a sua honorabilidade vai a distância da crítica legítima à calúnia. Tudo por mero oportunismo político. Vou citar Santana Lopes, ouvido há pouco sobre isto, alguém que não é "da minha freguesia": "as pessoas que são sérias, à partida, não desconfiam dos outros".

Ana Lourenço

Regressou à televisão pela mão da RTP. Em boa hora. A sua serena competência fazia falta. Estive na noite passada na RTP3 num debate como Bernardo Pires de Lima, moderado por ela. Um tempo muito agradável, sob a orientação desta excelente profissional. Já tinha saudades da sua presença. Pela minha experiência (e é alguma), posso assegurar que não há muita gente como ela por essas televisões.

Cristiano Ronaldo

Mais umas prestações como estas e lá vou eu ter de encontrar um lugar para Cristiano Ronaldo entre os meus "melhores dez" de sempre. Que jogador!

8 comentários:

Anónimo disse...

Só dois reparos se me permite:
Diga lá ao Santana Lopes, que por acaso “é da minha freguesia” que, como vai isto, confiar? Só em Deus que é bom Homem! E, cuidados e caldos de galinha nunca me fizeram mal. Quanto a seriedade, é como a água benta: cada um toma a que que quer!
E o Ronaldo ainda não está no Top Ten? Tenha paciência mas já está à vontade no Top Five à vontade!

apostas futebol betclic disse...

O Cristiano Ronaldo está cada vez melhor. Ontem marcou 3 golos e permitiu à sua equipa dar a volta à eliminatória, deixando mais uma vez a sua marca na história do futebol mundial.

Fantástico!

Luís Lavoura disse...

É surpreendente como Portugal, que é um país tão rascoso, consegue produzir tantas pessoas de tanto mérito e reconhecimento internacional como António Guterres.
Faz lembrar o adágio "Serpa serpente, má terra, boa gente" - que se refere aos tradicionais muitos méritos dos naturais de Serpa, uma vila reconhecidamente deveras merdosa nos confins do Alentejo.

Anónimo disse...

Será que o Ronaldo também vai para o Panteão ou o contexto dos dias de hoje é diferente daquele em que Eusébio fez fama?

carlos cardoso disse...

António Guterres é sem dúvida uma excelente pessoa e muito competente. Infelizmente não é esse o critério principal para escolher o próximo secretário-geral das nações unidas. Foi decidido que desta vez seria uma mulher e que seria da "Europa de leste". De todos os candidatos, António Guterres é o único que não preenche nenhum destes dois critérios. Cheira-me que quem vai ser eleita é a Irina Bokova.

Anónimo disse...

Ana Lourenço além de ser uma excelente jornalista é uma mulher muito bonita (e elegante).
Quanto a Cristiano Ronaldo, aquele terceiro golo, aquele livre, com a bola a passar entre as cabeças adversárias e entrar no que parecia um buraco impossível de encaixar a bola, é de antologia! C.Ronaldo é hoje, sem margem para dúvidas, um dos melhores jogadores de futebol mundiais, de sempre! Está seguramente entre a lista dos 5 melhores.

Anónimo disse...

Entre Cristiano Ronaldo e António Guterres há uma enorme semelhança, por incrível que pareça: estão entre os melhores do mundo nas respectivas áreas em que actuam, aspiram ao reconhecimento disso mesmo, "jogam" nas melhores equipas, prestigiam Portugal além-fronteiras, levam o nome do país até aos sítios mais recônditos do planeta.
Trabalham arduamente para isso.

Um, com enorme esforço aprendeu outras línguas.
O outro fala naturalmente vários ididomas.

Um, aparentemente sem esforço, joga à bola como ninguém.
O outro, dá "shows de bola" em areópagos onde nunca entrou nenhuma dessas esferas.

A audição pública de António Guterres ontem em NY, para além de me ter enchido de orgulho ( e espero que a muitos mais portugueses ) é a prova provada de que temos SGNU, se o CS e a AGNU assim o entenderem. Oxalá que sim.

Estou em crer que também com António Guterres ganharíamos tudo o que há para ganhar nos vários campeonatos em que se desenrolam os jogos de poder entre os países que compõem o concerto das nações.

Boa sorte, António Guterres.

Anónimo disse...

Tenho de deixar umas palavras sobre Cristiano Ronaldo e o ex-Primeiro Ministro António Guterres. Nunca nos enganaram e ultrapassaram de longe o que esperávamos deles. Nasci em frente à freguesia que viu nascer Ronaldo e felizmente trabalhei para António Guterres, que mudou o nosso país; quanto à sua "tradicional pobreza" e na importância que colocou na educação dos jovens com aquele incremento gigante que foi dado à investigação. Quero deixar o testemunho de uma jovem madeirense, que os pais com sacrifício puseram a fazer medicina no Porto. A mãe (mulher simples de uma camada social que apenas queria ver a filha como médica a percorrer os corredores do Hospital Distrital do Funchal) não entendia ainda o que era ter uma filha na investigação sem sair dos laboratórios... Assim, foi a "estória" da filha de um amigo meu (irmão de um grande números de irmãs e irmãos) filho de um homem que sazonalmente trabalhava para os ingleses na ilha da Madeira ou nas ilhas do canal no período de férias das mesmas famílias inglesas. A "miúda" sem família ilustre por detrás, entrou na paixão do grande mestre Serras Gago, sem qualquer descriminação. Do Porto saiu para outros núcleos de investigação, passando pela Holanda que não a queria perder de vista. Veio a NASA busca-la à Holanda, aonde já chegou ao topo dos centros aonde se tomam decisões sérias e bem documentadas depois de muito experimentadas. Esta história fará sempre parte da minha vida, pois cresci perto dos familiares da miúda, mais próximos da minha idade; nos bailaricos, nas Novenas do Monte e na Vera Cruz do Monte... É uma honra ela ter aproveitado as oportunidades que se abriram a todos os investigadores. É a António Guterres que se deve o "fazer bem sem olhar a quem"! A esperança que nenhuma senhora venha a ocupar o lugar que deveria ser dele deve-se ao facto de que hoje não se deve exagerar que para as mulheres não se lhes exija o mesmo que para os homens para acederem a lugares como o que está em cima da mesa nos próximos tempos. Haja bom senso e imparcialidade. Havemos de agradecer aos embaixadores de todo o mundo, se justiça for feita, desta vez!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...