quinta-feira, junho 26, 2014

Banais

Sei que não fica bem ao nosso ego, mas não seria tempo de assumirmos, com realismo, que Portugal tem hoje uma seleção de futebol perfeitamente banal, cujo apuramento para a fase final do Mundial já foi "tirado a ferros", com uma baixa qualidade média de jogadores, onde só se salientam um sobredotado (e conjunturalmente diminuído) Ronaldo e talvez Nani? Esse é o preço que o nosso país paga, cada vez mais, pelo facto da maioria dos seus clubes estar enxameada de estrangeiros, pela escassez de investimento na formação de jovens jogadores. 

Por essa razão, foi de uma total insensatez, só geradora de falsas expetativas, que o país tenha sido levado a alimentar a ideia de que podíamos vir a ter uma boa prestação nesta jornada brasileira. Perdemos muito bem contra a Alemanha, merecíamos ter sido derrotados pelos EUA e, embora muito superiores na primeira parte do jogo, tanto ganhámos como até poderíamos ter sido derrotados pelo Gana. Estes são os factos e o resto é patrioteirismo.

Só tenho pena dos muitos portugueses que, no Brasil e pelo mundo fora, comungaram desta ilusão e agora caíram "na real".

15 comentários:

Vera Madeira Rodrigues disse...

Só se esqueceu do william Carvalho que, sempre que o deixaram jogar, fez bons jogos

Anónimo disse...

Ronaldo e... Nani?

Uf, que susto! por momentos pensei que percebesse de futebol e pudesse ter razão...

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Nani é um óptimo jogador e está ainda em muito boa forma física.

Pedro Lemos disse...

Ousaria incluir outros dois pontos ao valoroso diagnóstico: um campeonato nacional mais combativo e um projeto à seleção de longo prazo.

Sem embargo, futebol, como todo esporte, envolve também uma questão de momento, o dito 'timming', daí porque, não raro, seleções bem ranqueadas acabam desmoronando na primeira fase. Saber manobrar o 'timming' deve fazer parte da estratégia.

Anónimo disse...

Temos bem melhores jogadores de futebol do que políticos!
Os jogadores ganham muito? Mas estão no mercado e, relativamente, os políticos ganham bem mais e não estão no mercado que tanto apregoam (para os outros)!
Ronaldo é mesmo crack! (é pena aqueles brincos e os cortes de cabelo. Nem tudo pode ser perfeito) e a nossa seleção não é banal!
antonio pa

Defreitas disse...

Sei que a equação parece difícil, mas se pegamos nos temas precedentes, existe uma problemática que salta aos olhos : Tudo o que se passa numa Nação que recua tem a mesma origem: a mediocridade sistémica. Para quem não sabe aonde vai todos os caminhos são bons. Quando, no entanto, quem está sem rumo comanda um país, aí todas as escolhas são ruins. Uma sociedade sem esperança gera sempre frustração e raramente revolta.


BANAIS

"Só tenho pena dos muitos portugueses que, no Brasil e pelo mundo fora, comungaram desta ilusão e agora caíram "na real"."


ANOMIA

" É, de facto, típico de um país que já perdeu as suas referências aquele que apoia quem "rouba mas faz", na lógica de que "há outros bem piores".


BES

"... provam que estamos perante um grupo em real crise de liderança e objetivos. E ao ter optado por uma solução de continuidade, titulada em alguém que está ainda sob suspeita, não revela bom-senso e faz temer o pior, agora para o banco."

O ALHO PORRO


"....em memória póstuma da desaparição na selva amazónica de um inglório grupo de bandeirantes milionários, fiéis seguidores da Dona Inércia e com uma sorte idêntica à do banco onde ela aforra. Com toda a tranquilidade, eles colocaram um ponto final no sonho de um país convencido de que isto vai lá apenas com os pés."


BELA SOLIDAO

"..; Eu sei que uma "Copa" não é necessariamente um lugar de "experimentalismo" sociológico coletivo, mas podem crer que isso seria imensamente interessante. "

Kurcudilo disse...

Srª D. Vera Rodrigues:

William Carvalho ?
Levaram-no ao Mundial para o mostrarem e ver se dão "algum" ao SCP.
O Adrien não foi porquê ?
Esta equipe que esteve neste mundial tem dois excelentes jogadores jogadores:
CR7 e Nany que são acompanhados por um Coentrão...

opjj disse...

V.Exª. está a ver mal o filme. Então NANI foi desde sempre um brinca na areia. Um tipo que Prende a Bola, trava a jogada até a outra equipa se recompôr e por fim perde a Bola!Há anos que por mim estava fora.
O mal de uma "equipa" é não saber trabalhar para um grupo.
Parece que o grupo só funciona com um Barbeiro, Tatuador e um ourives.

cumps

Anónimo disse...

Mas então deve o Estado também investir nos clubes de football para aparecerem novos jogadores???
Sei não.

Anónimo disse...

E eu, que de futebol entendo quase nada, ou nada mesmo, percebo que hoje em dia, há um ir e vir de jogadores pelo mundo fora ... é um mercado de trabalho, como qualquer outro. "Quem pagar melhor, leva". Saem uns, chegam outros. Uns vêm e são úteis, esmeram-se e apresentam bons resultados. O mesmo para os que vão. E há os que vêm e melhor seria que tivessem ficado ...
Para mim, também por todos os motivos que o senhor apresentou, Portugal começou a perder - de maneira vergonhosa e humilhante - com a cabeça do "descabeçado" do Pepe. É assim, uns usam a cabeça para os penteados, outros não a usam para nada a não ser para prejudicarem os demais companheiros de profissão e de "team".
Cumprimentos.

patricio branco disse...

mesmo a prestação de ronaldo foi foi de 4 sobre 10 na media total dos 3 e considerando só o de ontem podemos dar lhe uns 6 sobre 10.
ronaldo foi quase inexistente nos 2 primeiros, ontem distinguiu se um pouco pela sua especialização o de mmeter a bola na baliza.
pela selecção passou uma estranha epidemia que os medicos desportistas devem estudar, cansaço, dores, mal estares, falta de animo psicologico, etc etc
as tvs ocupam se umas 16h/dia do mundial, ontem depois da partida terminar lá continuaram com as doutas analises, 3 horas depois abri o aparelho e lá estavam eles a falar do jogo na tvi24, sicnoticias, rtp informação, etc. mas que tanto se pode dizer até tão tarde sobre o jogo das 5 da tarde?
sim, não foi tanto perder que não caiu bem, foi a actuação, o jogar muito mau, isso sim, foi lastimoso, melhor seria não ter ido, eles sabiam que não estavam em condições, nem motivados, nem com vontade.
mesmo ronaldo com a sua actuação desiludiu muitos milhares de fãs, de admiradores, deve tamber ser que o real o limitou, não faças demasiado por lá, o teu sitio é aqui, mas tambem os do real tèm por outro lado para estar um pouco preocupados,enfim, enfim, terminou o espectaculo, agora é ver jogo de forma mais ludica, gozar o espectaculo dos oitavos até à final, etc etc

Isabel Seixas disse...

Os niveis de stress estavam a ser incomportáveis, de facto...


Entretanto continua a não haver dinheiro para a investigação...
Isabel Seixas

jmc disse...

Penso que será enxameada (de enxame?).
E este comentário não é para publicar
obg

Anónimo disse...

No meu tempo, ficámos em terceiro, ganhávamos mil vezes menos e não éramos divas nem mariquinhas.
a) Jaime Graça

Francisco Seixas da Costa disse...

Claro que é "enxameada"! É o que dá o facto de só raramente escrevermos algumas palavras. Obrigado pela dica. E publico a correção sem problemas e com toda a modéstia.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...