terça-feira, novembro 27, 2012

Salazar e a emigração

Há algumas semanas, fui contactado pelo historiador luso-francês Victor Pereira, que me dava conta da edição do seu livro "La dictature de Salazar face à l'émigration - l'État portugais et ses migrants en France (1957-1974)". Não conhecia o autor mas, após ler o livro, não hesitei em tomar a iniciativa de convidá-lo a fazer o respetivo lançamento na embaixada, o que aconteceu ontem. 

Com uma apresentação feita por Yves Léonard, um grande historiador do Portugal contemporâneo, a sessão deu origem a um animado debate, na presença de largas dezenas de pessoas que se inscreveram para a ocasião, depois de uma divulgação feita através do Facebook. 

Espero que não tarde muito uma edição portuguesa deste excelente livro, o qual, a meu ver, marca um tempo novo na historiografia sobre a nossa diáspora.

4 comentários:

Isabel Seixas disse...

Prometido é devido.
Sem dúvida o local certo para a apresentação do livro.
Parabéns

São disse...

Obrigada pela informação.

Talvez seja boa ideia o autor começar a preparar novo livro sobre emigração, intitulado"Governo PSD/CDS e a emigração".

Os meus cumprimentos, com desejo de sucesso para o autor.

Anónimo disse...

Este verão fui avô em Munique.
Pergunto-me se, apesar de todo o trabalho que está a ser feito, algum dia viremos a ter economia capaz de alimentar 10 milhões.
Francisco Rangel

Anónimo disse...

Fico tocada com a sua atitude. Já tentei várias vezes comentar o post, mas só sinto uma grande comoção. Lembro sempre a descrição de Ferreira de Castro... que vai ganhando só outros cenários e outras vestimentas nas personagens...

It was Ukraine

Two draft compromise proposals to end the war in Ukraine are on the negotiating table. In both, there is something unsaid that no one dares ...