domingo, fevereiro 21, 2010

Vale de Almeida

João Vale de Almeida, um português que era até há pouco diretor-geral das Relações Externas da Comissão Europeia, foi nomeado representante da União Europeia em Washington, com a categoria de embaixador. Este é, sem a menor sombra de dúvida, o mais importante posto de representação externa da União. Muitas pessoas saudaram esta nomeação e sublinharam a justiça da mesma. Com efeito, Vale de Almeida é um dos mais competentes funcionários portugueses nas estruturas europeias e, também sem a menor dúvida, merece este posto e vai fazê-lo com a elevada qualidade profissional a que já nos habituou, em todas as funções que antes desempenhou.

Isso não significa, contudo, que considere isto uma boa notícia. E embora lamentando muito, não acompanho o coro nacional de satisfação pelo novo destino de Vale de Almeida.

A colocação de Vale de Almeida em Washington é um duro golpe para o equilíbrio interno do Serviço Europeu de Acção Externa (SEAE), o "ministério dos Negócios Estrangeiros" da Europa, dirigido pela sra. Ashton. O facto de ele não ter transitado do lugar que ocupava para a coordenação do SEAE é uma objetiva derrota da Comissão Europeia e representa a prevalência dos "powers that be" no seio da nova relação interinstitucional potenciada pelo Tratado de Lisboa. Assim, repito, a honrosa designação de Vale de Almeida está muito longe de ser uma boa notícia.

Em tempo: leia-se isto.

9 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Desculpe, Senhor Embaixador, pela ousadia mas, Miguel é o nome do deputado... será esse, de facto, o primeiro nome que queria referir?... Um abraço.

Alcipe disse...

É João Vale de Almeida : Miguel é outro!

Unknown disse...

Caro Embaixador Seixas da Costa,
Desconhecia este seu Blog, que adicionei como "favorito".
Quero, sobretudo, felicitá-lo pela intervenção que fez no Colóquio no Parlamento Português "Pensar Portugal no Mundo" há 2 anos atrás.
Tendo lido toda a publicação e todas as intervenções, o seu discurso é, de longe -na minha opinião-, o mais esclacedor.
Os meus parabéns.
Sérgio Vieira.

Anónimo disse...

Bem Sr. Embaixador...
Tive que ler este post três vezes.
Que imbróglio.
Acho que finalmente consegui entender o que o Sr. nos quer transmitir.
Mas não posso nem devo emitir opinião, confesso que ainda estou com dificuldade em entender a amplitude politica nacional desta decisão...
Simplesmente Não Sei...
Isabel Seixas

lfgalvao disse...

É João Vale de Almeida. O Miguel é o antropólogo e deputado.
Já agora, muitos parabéns pelo blog, é um dos meus preferidos.
Cumprimentos

António P. disse...

Miguel ??
Ou João ?
Bom dia

Francisco Seixas da Costa disse...

Agradeço as correções dos atentos leitores. Claro que é João e não Miguel. O lapso deve ter origem no facto do Miguel Vale de Almeida ter sido mais falado nos últimos meses.

Helena Sacadura Cabral disse...

Percebo muito bem o que quer dizer no seu post. Só pergunto é porque "quem" lá temos se não bateu ferozmente para que João Vale de Almeida fosse para a coordenação do SEAE e se deixasse bater pelos "power that be"...

Helena Oneto disse...

"é uma objetiva derrota da Comissão Europeia e representa a prevalência dos "powers that be" no seio da nova relação interinstitucional potenciada pelo Tratado de Lisboa"

Mais uma!

Vale a pena ler as entre-linhas sobre esta nomeação no "European Voice"

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...