sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Madeira

É um gesto de grande simpatia, para com Portugal e a nossa comunidade em França, aquele que foi anunciado pelo cardeal André Vingt-Trois, arcebispo de Paris, ao promover, na catedral de Notre-Dame, pelas 18.30 horas de domingo, dia 28 de Fevereiro, uma missa pelas vítimas da tragédia da Madeira.
 

5 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

É de facto um gesto significativo, porque não esquece aqueles que ajudaram a rejuvenescer a pirâmede etária francesa e também todos os luso descendentes que aí escolheram ficar sem, contudo, esquecerem a terra dos seus antepassados!

Julia Macias-Valet disse...

É preciso nao esquecer que a comunidade catolica portuguesa é muita activa em França.
Na igreja do bairro onde vivo (Auteuil-Paris XVI) é celebrada, todos os domingos, missa em português. Um grupo muito empenhado de portugueses ajuda a preparar todos os que queiram receber os sacramentos em lingua portuguesa.
A Igreja francesa sabe que tem na comunidade portuguesa uma aliada de força e profundamente crente.

Farei todo o possivel para estar presente no domingo em Notre-Dame.

Guilherme Sanches disse...

Por força das circunstâncias, ainda há pouco, éramos todos Haitianos. Por circunstâncias semelhantes, hoje somos todos Madeirenses. É na simetria das mãos que está a força de união do abraço. Pena é que o lado bom da generalidade se manifeste apenas nestes momentos. Ou que sejam precisos estes momentos para mostrar que no Homem ainda reside um pouco de ser Humano.
Um abraço e bom fim de semana

Helena Oneto disse...

A magnífica Notre Dame estava cheia. A missa e a homenagem às vitímas da Madeira e do Chile foi sóbria.

Na noite de ontem para hoje, a tempestade que assolou a costa ocidental francêsa fez varias vitimas também.

Pouco ou nada resiste à fúria da natureza!

Julia Macias-Valet disse...

Mais uma vez a RTP meteu uma ARGOLADA.
O enviado especial que veio a Paris fazer a reportagem do acontecimento decidiu informar os telespectadores (Telejornal das 20H) que a missa foi dita por Joao XXIII. : ((
Sera que alguém podera dizer ao senhor jornalista que Joao XXIII foi um Papa e que coitado ja esta nos anjinhos desde o dia 3 de Junho de 1963.

PS - So sei a data porque nesse dia nasceu um dos meus irmaos...

PS 2 - Ah ! ja agora... se alguém conhece o sr. jornalista digam-lhe também que houve outro Papa Joao XXIII (o anti-papa) que foi destituido 5 anos depois de ter sido escolhido.
Mas... Bom isso agora nao interessa para o caso...Porque se o sr. jornalista nao sabe fazer a diferença entre André Vingt-Trois (sera que ele pensa que é o 23° cardeal de Paris ? Por favor expliquem-lhe que é apenas o apelido do pobre senhor) muito menos sabera da existência deste Papa no século XV.

Como é que o Senhor Embaixador quer que se façam bons Titulos ? Se eles nao trabalham os conteudos...
Haja Deus !

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...