segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Aniversário

Faz hoje precisamente um ano que começou a editar-se este "Duas ou Três Coisas". Data que coincide com aquela em que assumi funções como embaixador português em França.

Como se deduzirá do subtítulo do blogue, a ideia inicial era não seguir um ritmo regular de publicação de posts. Isso não aconteceu: não houve um único dia em que o blogue não tivesse sido atualizado e, as mais das vezes, houve mesmo mais do que um post por dia. Neste primeiro ano, foram publicados 710 posts.

O número de leitores tem vindo a sustentar-se, com variações sazonais, estando numa média de cerca de 350/dia.

De 105 países do mundo (num mundo que tem 192) apareceram visitantes, alguns esporádicos, outros mais ou menos fiéis. Portugal, França e Brasil, sem surpresas, têm estado na vanguarda das visitas. Mentiria se dissesse que não gostava de ver mais visitantes oriundos de França, porque isso significaria uma maior adesão da comunidade de origem portuguesa, a quem se dirige prioritariamente o meu trabalho profissional.

160 leitoras ou leitores inscreveram-se como "seguidores", sem grandes recuos, o que significa que ficaram "clientes". Isso, aliás, é bem patente na "família" dos comentadores, onde se destaca um grupo sólido, simpático e ativo (activo, para contentar todas e todos), que, de quando em vez, não dispensa criticar o escriba - e faz muito bem!

Estou muito grato a quem tem tido paciência para me ler, embora também compreenda quem possa, entretanto, ter desistido de seguir o que aqui se escreve. Alguns posts podem ser algo "pesados", outros "ligeiros" demais, a minha perspetiva sobre as coisas pode, muito legitimamente, não interessar a muitos. E há, também, quem tenha pouco tempo para "andar por blogues". Eu, por exemplo...

Um ano é muito tempo, foram muitas horas. Olhando para trás, acho que é capaz de ter valido a pena.

Vamos continuar? Repito o que escrevi no primeiro post: "se a assiduidade dos leitores o justificar, o exercício continuará. Se não for esse o caso, o blogue terá o destino óbvio". Voilà!

21 comentários:

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Uma vez mais os meus sinceros parabéns! Para além dos méritos já enunciados, no comentário à passagem dos cem mil visitantes, reconheço-lhe também um estilo muito agradável de recorte literário. Muito obrigado Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa por partilhar connosco estes seus textos! E pode ser que com a leitura dos seus posts escritos com as inovações do Acordo Ortográfico me vá habituando às novas regras do português do século XXI.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Parabéns a Você ...
Nesta data querida
Muitas felicidades
Muitos anos de vida

Hoje é dia de festa
Cantam as nossas almas
Para o Menino...

Duas ou três coisas

Uma salva de palmas
Isabel Seixas

José Torcato disse...

Continue Sr. embaixador.É um regalo para a alma ao fim da noite ler alguns dos seus textos.Bem haja. Boa-noite!

Maria disse...

FELIZ ANIVERSARIO E MUITOS PARABENS de Londres. Continua, por favor. Ha um ano nao visitei de imediato, mas apos ter espreitado como leitora erratica tornei-me assidua, geralmente ao fim da noite/inicio do dia e esporadicamente "entro". Este blog poe-me a par muita coisa que me faz falta. Parar seria perda para muitos/as e demoraria tentar reparar/recomecar. Em frente, continua por muitos anos onde quer que te encontres.

Uma" comunitaria" em Londres

JMC PINTO disse...

PARABÉNS!!!
Em Paris ou em Lisboa, sempre!
Grande abraço amigo
CP
PS (nada de confusões: post scriptum)
Não esquecer, nos países, a Abkhazia e a Ossétia do Sul, portanto, 194...

Anónimo disse...

"Estou muito grato a quem tem tido paciência para me ler..."
.
No meu caso tive sempre paciência de ler a sua prosa e grato do privilégio de publicar os meus comentários, quando (já o disse antes) sem lhe estar a engraxar os sapatos.
.
Uma delícia o Embaixador Seixas da Costa ter uma bagagem, de histórias, assim tão completa.
.
Não o conheço (com pena) pessoalmente.
.
Para mim, bem razões tenho, de o classificar um dos "Grandes" da Diplomacia Portuguesa.
.
Eu sei que o Embaixador Seixas deve tem inimigos que chegariam para uma casa de família, mas um homem sem rivais (quem é o teu inimigo? O oficial do teu ofício!) não vive saudavelmente.
.
Todos nós temos os nossos inimigos de estimação e devemos nos orgulhar de os possuirmos.
.
Raramente me engano... Que teremos, nós os leitores, muito ainda a receber do Embaixador Seixas da Costa.
.
Essa dávida será de quando do seu adeus ao Palácio das Necessidades e escrever a tempo inteiro.
.
Até daqui a um ano e que o seu blogue já tenha atingido os mais 200 mil leitores e daqui lhe dar os parabéns.
De Banguecoque
José Martins

Fernando Correia de Oliveira disse...

Desde Lisboa, parabéns. Sr. Embaixador. O Duas ou três coisas faz parte do meu "jornal diário" (e isso diz muito das mudanças que estão a ocorrer nos media - ninguém sabe que futuro está reservado ao suporte papel)

Anónimo disse...

Um Bolo de aniversário ...

Duas ou três coisa

1 chávena de ovos
1 chávena de açúcar
2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate(cacau)
1 pacote de natas
1 colher de chá de fermento
Forma barrada com manteiga e polvilhada de farinha

Juntam-se e batem-se os ovos com o açúcar até perfazer a tal da mistura esbranquiçada, juntam-se as natas a farinha e o fermento.

Num recipiente à parte coloca-se 1/3 da massa e deita-se o cacau(nesquick,cola cau...enfim chocolate em pó)mexe-se sempre até conseguir a mistura homogénea dos ingredientes.

Pronto, deita-se a massa inicial na forma previamente barrada e depois a massa com o chocolate em desenhos originais, especialmente a gosto do conceptor...

Vai a cozer em forno moderado 180º os bolos não estão para pressas cerca de 3 quartos de hora... para confirmar a cozedura faz-se o teste do palito...

Este bolo tem mais uma particularidade só pode e deve ser confeccionado por Um Alguém do género masculino.

Sr. Embaixador...como é que lhe hei-de dizer isto...

Lá vai então com um jogo de cintura e com Todo mas mesmo Todo o respeito, Tem que Ser o Sr. a confecioná-lo...

Diga-nos como lhe saiu...

Isabel Seixas
PS claro que cá em casa é o meu marido que o faz, e do meu ponto de vista sai-lhe sempre bem (mesmo que não saia), emito sempre uma expressão de satisfação pessoal e de que estou a degustar o maior manjar do mundo...

margarida disse...

Este espaço grangeou não só a admiração, mas o afecto de quem por aqui flana.
Mesmo que sem palavra escrita – tantas vezes – há um sorriso que algo sempre inspira.
É uma ‘casa’ acolhedora, um espaço de ponderação, um recanto de histórias como se houvesse uma lareira, um crepitar de saudades, uma terna memória.
Um ano, já!?...; tempus fugit…
É tão bom, que nem se dá por isso – a sensação constante quando se passa por aqui é aquela traduzida na canção: ‘tem gosto de quero mais” .
E, em aniversário, permite-se um ou outro excesso, por isso, com sua licença, cá vai um beijinho repenicado, que V.Exa. bem merece!
:)))

margarida disse...

LOL! A nossa Isabel é deveras única!
Ordena (cheia de requebros, mas é isso que faz...)ao excelso embaixador que enfie o avental e vá bater a massa do bolo!
(E..., não sei porquê, mas acho que é infante para isso! :)...)
Agora só falta fazermo-nos todos convidados para a lambarice...LOL!
E 'champanhota'? Há?
Um 'espumantezito' já não é mau, embora em terras do 'verdadeiro' néctar, uma prova genuína caía bem.
Ipp-ipp-hurrah!
(depois quem lava a louça é que se há-de ver...; tiramos à sorte!)

Guilherme Sanches disse...

Parabéns por esta efeméride. Pela segunda vez em menos de uma semana, após quarenta e tal anos de silêncio em que marinou esta amizade antiga.
Eu já era "cliente" silencioso mas apreciador deste espaço desde há algum tempo, e ontem fiz-me "sócio", arredondando o número para 160.
Vamos continuar, há coisas que só o plural justifica.
Parabéns uma vez mais, e um abraço grande.

Anónimo disse...

MUITOS PARABÉNS! Continue, por favor. Sou leitora assídua e este blog ensina-me muita coisa.

MG Londres

Anónimo disse...

Até ao número 200!Abraço!
P.Rufino

Julia Macias-Valet disse...

Senhor Embaixador,
O musico Berlioz dizia que "o amor e a musica sao as duas asas da alma". Para mim o "Duas ou três coisas" faz parte do meu voo da noite. Onde depois de um dia de trabalho, me distraio, sorriu e me deleito. É com enorme prazer que leio o que ai escreve, entre jornalismo, poesia e diplomacia.

Nao lhe escondo que bloguear me tem tirado alguns minutos de sono mas como diz a minha mae "quem muito dorme pouco aprende".

Muitos parabéns ao "Duas ou três coisas" e ao seu autor que nos acolhe neste simpatico Salao Cibernético.

Julia Macias-Valet disse...

Senhor Embaixador,
Como nao ha bolo nem champagne...nao ha prendas ! ; ))
Como diria alguém que conheço "nao temos acesso aos salgadinhos (ou docinhos) que estas ocasiões sempre proporcionam. O mundo muda muito..."

Mas eu deixo-lhe aqui uma informaçao "en guise" de semi-prenda :
O ultimo numero da revista francesa "Gala" (ainda nos quiosques) traz uma reportagem cujo titulo é "Les Plus Belles Ambassades de Paris".

Nao faço a minima ideia de quantas Embaixadas ha em Paris. Mas das 6 fotografadas faz parte a de Portugal (instalada no elegante Hôtel de Lévy desde 1936).

Helena Oneto disse...

Senhor Embaixador,

Com tantos elogios - merecidíssimos- felicitações e votos de boa continuação, o Senhor pode estar certo que o continuaremos a ler. Como diz a Júlia, o "Duas ou três coisas" faz parte do meu voo da noite (bela expressão!!).
Happy birthday!

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Parabéns não chega. O Senhor, no meu caso, proporcionou-me um ano de aprendizagem, humor, informação e muitíssima satisfação. E, mesmo quando se zangou comigo, eu continuei a usufruir do prazer de o ler.
Tivemos algumas "diferenças", mas foram sempre salutares. Muito obrigada!

Anónimo disse...

Sr. Embaixador Seixas da Costa,

Apenas mais um seu leitor para quem, a leitura deste espaço virtual, se tornou uma prática diária e indispensável. Está logo no inicio, depois de ligar o computador e a net.

Um grande bem haja e que cá estejamos todos para o ano, para outro aniversário. Quem sabe, um dia talvez o possamos comemorar na realidade, aqui por Lisboa ou em Paris e possamos cortar o apetitoso bolo acima descrito. Eu levo um espumante bem português...

Um grande abraço,
António Escarduça

Herculano disse...

como agradecer estes bons momentos diarios de leitura ?
pedindo-lhe que nao pare?
entao Senhor Emabaixador, aqui fica o meu pedido
e mais uma vez um grande Obrigado!

EMC disse...

P A R A B É N S !!!!!!! bjsjsjsjsj de Lisboa

João de Deus disse...

Atrasados mas sinceros parabéns. Um forte abraço.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...