sexta-feira, junho 26, 2009

Circuitos

Num fim-de-semana, durante a reunião da UNCTAD, que teve lugar em Genebra no Verão de 1987, um grupo de delegados alugou um carro para um passeio fora da cidade. Íamos no caminho entre Genebra e Nyon, à borda do lago, quando a conversa derivou para o trajecto sinuoso da estrada em que rodávamos, através de localidades. Alguém referiu que certas partes do percurso eram mesmo bastante perigosas. Aí, um dos membros do grupo comentou: "E pensarmos nós que se faz aqui uma prova automobilística de tão grande importância...".

Nenhum dos outros comparsas de viagem fazia a menor ideia de que havia uma prova automobilística que passava por ali, pelo que pensámos que o nosso interlocutor se estaria a referir a algum rally. E, claro, pretendemos ser esclarecidos sobre o evento a que se referia.

O nosso homem - porque era um homem... - assumiu então um tom de connoisseur e, com ar de quem nos ia esmagar com a humilhante exposição do nosso tão óbvio desconhecimento, avançou: "Então vocês não sabem que passam por aqui as '24 horas de Le Mans'"?

Um ou dois segundos, para "digestão" mental da revelação, mediaram entre a frase e o coro de gargalhadas dos restantes viajantes. O lago à volta do qual passeávamos era o lago Léman, e o nosso interlocutor estava plenamente convencido que era nas estradas à volta desse lago que se disputavam as "24 horas de Le Mans". Ora Le Mans é uma localidade francesa a sudoeste de Paris...

Até ao final da viagem o nosso homem embatucou...

Há dias, ao passar por Le Mans, lembrei-me da história e também do facto de a Dra. Helena Sacadura Cabral, comentadora activa deste blogue, ter participado, pelo Banco de Portugal, nas reuniões preparatórias da delegação portuguesa àquela reunião da UNCTAD. Lembra-se?

2 comentários:

Anónimo disse...

Achei a revelação no minimo engraçada.
Há associações que de facto nos impulsionam a fazer descobertas, que nos fazem perder oportunidades de estar calados, por outro lado desplotar o sentido do humor através do insólito de uma aparente constatação lógica, tem uma qualquer dimensão lúdica e espontânea.
Isabel Seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Senhor Embaixador que me fez soltar uma enorme gargalhada. Se me lembro dessa reunião! E se me lembro dessa história que durante muito tempo serviu de repasto a quantos dela se lembram.
Aliás essa reunião ficou marcada no BP pela resposta que dei a um administrador - cujo nome por delicadeza, não cito -, ter achado que eu escolhera um hotel muito caro.
Com efeito, face à sibilina critica, respondi: "Senhor Doutor, apenas me limitei a escolher o seu hotel. Com uma vantagem para o Banco. É que não dormi nele acompanhada...".
Nunca teria chegado ao topo da carreira bancária, se essa alma moralista dos costumes, não tivesse caído em desgraça!
E se não tivesse tido como Governador esse homem admirável que se chama Silva Lopes, a quem um palmito de cara feminino nunca assustou.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...