sexta-feira, junho 05, 2009

Obama

O poder é algo que, por vezes, não precisa de se afirmar para ser reconhecido. O modo como o mundo em geral - e Israel e os árabes em particular - aguardou o discurso no Cairo do presidente Obama foi a prova provada de que os EUA continuam a ser o dono do jogo estratégico à escala global, com ou sem crise, goste-se ou não. Com a Europa a ver, claro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais. Right to the point. “Com a Europa a ver, claro”.
Bem observado, caro Embaixador.
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

O que penso é que a Europa vê, mas compreende mal o mundo de hoje. As nossas articulações estão perras e o nosso conceito de democracia europeia está mais perro ainda.
O mundo modificou-se muito depressa e a velha Europa impante da sua história e dos seus valores tem dificuldade em acompanhar esta mudança. Felizmente para os americanos, a sua história é recente e a sua capacidade de adaptação muito maior. Vantagens da juventude...

Anónimo disse...

Os americanos são tão jovens como nós ou os chineses.Cada geração nasce para recriar o mundo, a partir das suas tradições: mas os americanos herdaram basicamente as tradições europeias...

A Europa já não tem política de espécie nenhuma: mas isso devemo-lo à hegemonia anglo-saxónica e ao servilismo de algumas políticas, que curiosamente já não interessam nem convêm aos americanos. Mas foi assim.

Alcipe

Alcipe disse...

A Europa é tão jovem como a América, porque as nossas tradições e narrativas são comuns : a Europa não tem é uma política externa com peso no Mundo (e cada vez tem menos). Visto da Ásia, isso ainda é mais evidente!

Anónimo disse...

É
Os Americanos, um rosto incontestável de poder, nem por isso redutor de assimetrias e ou desigualdades...

Mas também e o Homem criou Deus...

Todos aguardamos pacientemente que renasça nalgum Lider, obviamente a probabilidade é maior vinda da América, que do...,Vaticano ou do Tibete.

É... entretanto os condenados á morte precocemente por alguma Guerra decidida de forma prÒ activa para manter os interesses bi ou tri ou poli laterais, nomeadamente a drenagem de armamento, põem tudo nas mãos de Deus ou seja do destino e do é a vida.

Também estava expectante do discurso...

Mas... "Él camina de espacito que las prisas no son buenas" Fito y los Fitipaldis
Isabel Seixas

Segunda feira

Em face da instrumentalização que a direita e a extrema-direita pretendem fazer na próxima segunda-feira na Assembleia da República, que dis...