terça-feira, abril 07, 2009

Bilboquet

Em 1966*, os Sheiks, agrupamento musical português que à época fazia furor, desembarcaram no Bilboquet, em Paris, onde, durante algum tempo, se apresentaram ao público francês. Recordo-me das reportagens na "Plateia", lidas, entre nós, com alguma inveja, pelo que presumíamos serem as delícias da noite parisiense. A julgar pela imagem de hoje, a noite continua divertida por lá.

O Bilboquet permanece na rua Saint-Benoît, em Saint-Germain-des-Prés. Fundado em 1947 por Boris Vian (é verdade!), diz o Google que por ela passaram nomes como Duke Ellington, Charlie Parker, Sidney Bechet e Miles Davis.

Os Sheiks desapareceram, embora reapareçam em "remakes" pontuais. Para os saudosos, aqui fica o seu "Missing You", no que não tenho a certeza seja a versão original.

* Data corrigida por Luis Pinheiro de Almeida

7 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Sou sua colega no ISCSP, a admiradora, desde há vários anos, da sua postura e do seu trabalho. Desde que tomei conhecimento da existência do seu blog, fico muito feliz por verificar que as suas Notas Pouco Diárias são bem mais frequentes do que o título faria supor.E, naturalmente, sou uma leitora assídua, pela satisfação que proporciona.
Bem haja.
C.Costa

Rui M Santos disse...

Que saudades...
Penso que é a versão original sim, e é excelente !

Rui M Santos

Francisco Seixas da Costa disse...

O subtítulo do blogue é um "preemptive strike" para garantir perdão perante as ondas de preguiça e de falta de imaginação que, cedo ou tarde, irão aparecer. Mas, de qualquer forma, muito obrigado pelas palavras e pela paciência em ler-me.

Anónimo disse...

Quem é que disse, que disse que perante a falta de imaginação... Temos sempre a imaginação...

E os Pseudomedos ás vezes extravazam sensatez e uma humildade admirável, em qualquer contexto.

Os Sheiks continuam a ser um excelente pano de fundo musical para encetar qualquer momento.
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Permita-me uma correcção, sr. Embaixador, os Sheiks estiveram no Bilboquet, de Paris, em Dezembro de 1966, tendo regressado a Lisboa no princípio de 67, por causa dos estudos.

E foi precisamente aí, no Bilboquet, que perderam uma carreira internacional já que - por causa dos estudos de Carlos Mendes - não puderam aceitar um convite de um agente dos Rolling Stones.

A grande reportagem dos Sheiks em Paris está numa "Rádio & Televisão", de 07 de Janeiro de 1967.

LPA

Anónimo disse...

E se tiver interessado, sr. Embaixador, posso enviar-lhe as capas dos dois discos dos Sheiks editados em França.

LPA

Anónimo disse...

Muito obrigada pelo seu comentário. Tenho, porém, a certeza de que, pelo que conheço de si, nunca precisará de recorrer a tais 'manobras'. Continuarei a ler as suas Notas, sem paciência, que não é de todo necessária, mas com um prazer tranquilo e refrescante.
Uma boa noite, Senhor Embaixador.
C.Costa

Manuel Alegre

Tenho muita pena pelo facto de não ter podido estar ontem presente no lançamento do livro de memórias de Manuel Alegre. Manuel Alegre é, nes...