segunda-feira, novembro 17, 2014

Gold

Há pouco, na vizinhança ocasional de uma esplanada em Paris, ajudei um jovem casal chinês a traduzir o menu para inglês. Quando se deram conta de que era português, em lugar de falarem de Fernando Pessoa ou Ronaldo, tomaram de imediato a iniciativa de mencionar a existência dos "golden visa" no nosso país. Confesso que não tive coragem de os atualizar face aos últimos desenvolvimentos do mecanismo entre nós.

8 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Como o mundo chinês é grande e tal uma teia de aranha gigantesca, como os Chineses invadem o mundo!

Em Paris , é impressionante esta maré amarela! Para bem da economia francesa, porque aqueles que vemos por cá fazem parte da tal classe média, fruto da revolução de Deng Xiaoping :" Um Estado Dois Sistemas"... O Comunismo coabita com o Capitalismo !
O Partido Comunista é o freio! O Capitalismo é o acelerador !

Fala-se de 250 milhões que são ricos graças ao trabalho escravo de 1 000 milhões!

E pensar, Senhor Embaixador, que este Deng Xiao Ping fazia parte dos 4 000 Chineses que emigraram para França em 1927, desembarcando em Marselha, e depois de comboio até Paris. Vinham no quadro do programa Travail-Etudes, precursor do sistema Erasmus, mas hoje a bolsa substituiu o trabalho...

Hoje vêm em Airbus 380, empilhados , (680) em cada voo!

Foi trabalhar para a siderúrgica de Schneider, no Creusot, depois foi para a Hutchinson , e como era pequenino fazia um trabalho de mulheres - fabricava galochas. Depois foi para a Renault Billancourt, onde encontrou Chu-En-Lai, com quem partilhou um apartamento Place d'Italie , ambos futuros fundadores do Partido Comunista Chinês!

De regresso de Paris a semana passada, tive uma experiência diferente da do Senhor Embaixador. No TGV, já próximo de Grenoble, passei uns momentos a conversar com 4 jovens Chinesas . Muito curioso, perguntei-lhes , directamente em Inglês, o que vinham fazer nas nossas montanhas dos Alpes . Com um grande sorriso, fácil quando se é chinês, responderam-me em excelente Francês : " Estudamos na Escola Superior de Comércio de Grenoble- Secção Marketing ! " Duas vinham de Beijing e duas de Chungking!

Confesso que fiquei "sans parole" durante uns segundos! Estabeleci a ligação com Deng Xiao Ping e Chu-En-Lai em 1927. Estudar e trabalhar.

Ambos morreram depois dos 90 anos, mesmo após ter "sofrido" a "Longa Marcha" com Mao";

A China est en marche!

PS) Ao diplomata faltaram-lhe as palavras para explicar aos dois Chineses a"cota" do ouro Português !

Anónimo disse...

Sr. Embaixador: podis ter feito o negócio da sua vida. Na China, ´w outra loiça... Ming.

Anónimo disse...

Há uma constatação interessante a retirar dos últimos dias: é que há uma largo naipe de comentadores que manda bitaites com assertividade e que está impreparada para o fazer.
Nos anos 70 um ministro socialista apresentou de imediato a demissão por um filho ter sido envolvido num ilícito criminal.
Mas ainda no sábado Paulo Baldaia relativizava na SIC notícias a situação de Miguel Macedo para no dia seguinte dar o dito por não dito no mesmo canal.
Pergunta: então um ministro que era sócio de dois directores gerais que estão presos tinha alguma condição para poder continuar?
Aparentemente sim, para um Primeiro-Ministro inexperiente e mal preparado que "generosamente"(sic) pedia a "reponderação".
Quando o Diretor do SEF, detido, diz que fez o que fez por instruções do poder político é altura de este não se acobardar e assumir que houve uma política de Estado de agilização dos vistos e de não deixar cair um homem sózinho.

Portugalredecouvertes disse...


parece que os estados da Europa "trabalham" para se autodestruírem

qualquer coisa como as mensagens no gravador da missão impossível, a série dos anos 60/70

Unknown disse...

Caro Francisco

Os chineses são piores do que as cerejas: atrás de um vêm "muitíssimos" outros...

Abç

Anónimo disse...

Até que enfim que Ana Gomes vem a terreiro e pede à Comissão Europeia para investigar os vistos gold. Até aqui tudo estava a correr bem ao Comissário grego das Migrações Avramopoulos com uma adjunta socialista no seu gabinete para suavizar o seu passado de direita. Pode ser que agora se começe a ver a arte de tourear do toureiro.

Anónimo disse...

E como a processão vai no adro, vamos ver o que acontece a Miguel Macedo, lá mais para o fim da novela. Portas que se limpe a este guardanapo - devia ler com atenção o excelente artigo de João Miguel Tavares de hoje, sobre os ditos Visa-Gold, uma mixódia infame, sob todos os aspectos, conforme é ali explicado.

Anónimo disse...

A bastonaria da ordem dos advogados,Alina Fraga, deu uma entrevista na Antena 1 que vale a pena ouvir.
O show mediatico em redor dos vistos gold serve de arma poilitica em periodo pre- eleitoral.
Nem os arguidos, nem os seus advogados se podem pronunciar mas os jornais, que recebem inf. da policia,quebram o segredo de just. e manipulam-no. Um autentico show mediatico e um julgamento na rua publica!
Entretanto,com um timing excelente,a nossa ministra da just. que fez de dois tecnicos do Citius bodes expiatorios vem fazer papel de salvadora integra.
Viva Portugal!

Maduro e a democracia

Ver aqui .