segunda-feira, maio 18, 2015

Carnide em festa


O Benfica ganhou o "campeonato". Sejamos justos: este ano mereceu ganhar. Mesmo se, aqui ou ali, foi ajudado por um "sistema" que hoje muito influencia, aconteceu agora ao clube de Carnide (a imagem é do largo principal do estimável bairro onde se situa a agremiação) o mesmo que, muitas vezes, ocorreu com o seu rival do Norte, isto é, ganharia mesmo se não tivesse tido essas ajudas.

"Cá dentro", não gosto que o Benfica ganhe nada, confesso. (Lá fora, fui fã entusiasmado do grande Benfica dos anos 60, "puxei" por eles numa final europeia frustrada em Stuttgard e não me recordo de ter vibrado nunca com as suas derrotas internacionais). Sei que não estou a dar nenhuma surpresa a ninguém com esta minha declaração de interesses. Como os meus amigos "encarnados" também sabem, para mim, entre o Porto e o Benfica, "venha o diabo e escolha". Mas se alguém tiver que ganhar, que não seja o Benfica, claro. O qual, às vezes, lá ganha.

Uma palavra sobre o treinador do Benfica. Jorge Jesus é uma figura patética, na expressão, na imagem e no que representa, naquela arrogância saloia, cabelo corado "à poeta", que, às vezes, irrita menos do que a pena e o ridículo que induz. Mas, uma coisa é bem certa: sabe imenso de futebol. É um grande treinador, há que reconhecê-lo, coisa que andei (erradamente) muito tempo para fazer. Ao seu lado tem um presidente do clube que é também um inenarrável "cromo", com um ar sempre a armar ao sério e ao "grave", a que, na minha terra, se qualificaria de ar de "polícia da Régua". (Já sei que o presidente do meu clube, um tal Carvalho, não é melhor e tem, além disso, o defeito acrescido de não pôr a equipa a ganhar. Mas sobre essa figura já falei quanto baste). Mas - e aqui volto a elogiar - o tal presidente-cromo demonstrou, em várias ocasiões, nomeadamente quando conservou Jorge Jesus no clube, contra tudo e contra muitos, que sabia o que fazia.

Por tudo isto, e em síntese, parabéns ao Benfica pela justeza da sua vitória, reconhecimento à qualidade do seu treinador e do seu presidente, um abraço aos meus amigos benfiquistas e aos habitantes de Carnide, bairro que muito honram. No dia de hoje estão contentes "que nem uns cucos", mas eu ficaria mais satisfeito se o não estivessem, desculpem lá! Aqui por Lisboa, irão para o Marquês comemorar. Sempre sob olhar, complacente e férreo, do leão, claro! Desse não se livram! 

6 comentários:

Anónimo disse...

Para o ano, faremos com que os lagartos consigam ficar em segundo. Mas vocês têm que ajudar.
a) Jaime Graça

Anónimo disse...

Caro Senhor Embaixador,

Dizer que o Benfica é um clube de Carnide é exactamente o mesmo que dizer que o CACO é um clube... da Lapa.

Mais informo de que o "pólo gastronómico" de Carnide - que muito estimo e aonde tenho vários velhos amigos - é algo muito, muito recente...

Respeitosos cumprimentos,

Um ex-morador da esquina da Luis Deruet com a Almeida e Sousa (que conheci em Brussel)

Anónimo disse...

" Jorge Jesus é uma figura patética, na expressão, na imagem e no que representa, naquela arrogância saloia, cabelo corado "à poeta", que, às vezes, irrita menos do que a pena e o ridículo que induz."

Conversa de gente do croquete e das Necessidades, de quem não se lembra de ter tido as oportunidades que teve e que outros não tiveram.

BAstava ler a página inicial do Grande Gatsby para evitar essa sobranceria social. Na volta também não gostava das meias brancas do inefável Cavaco.

Anónimo disse...

O seu Presidente Carvalho sempre que o oiço faz-me lembrar o falecido Chavez.

Um populista, este sim patético, que creio que poderá terminar a sua gestão abruptamente.

Os adeptos do seu clube deveriam estar preocupados. Eu estaria.

Manuel do Edmundo-Filho disse...

Caro Embaixador,

Como adepto do SPORT LISBOA E BENFICA (imagino como lhe custará ler no seu próprio Blog o nome próprio e por extenso desse glorioso Clube que V. insiste em chamar de Carnide), o meu obrigado pelos parabéns, pelo reconhecimento da justeza da nossa vitória e das qualidades do nosso Presidente e do nosso treinador (até ver...) e, já agora, pela oportuna crítica que faz à cobertura televisa (quando não se sabe distinguir o acessório do principal... está tudo dito). Quanto às outras considerações entendo-as com graça e como um certo ”tique” de um certa aristocracia, mas que não assentará tão bem a um transmontano (tal como eu) de tão boa cepa como a do meu caro Embaixador.
Bem haja.

Anónimo disse...

Leõezinhos, leõezinhos. Carnide também vai desfilar na Avenida na véspera de Santo António...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...