quinta-feira, maio 15, 2014

A oração

A historieta que vou contar passou-se em 1988. O Benfica disputava a final da antiga Taça dos Campeões Europeus, em Estugarda, na Alemanha, contra os holandeses do PSV Eindhoven. De Lisboa, tinham partido muitos aviões e eu estava - já nem sei bem porquê! - entre os convidados para ver o jogo, em que se contavam imensos sportinguistas, que iam abertamente apoiar o Benfica. O nosso grupo era divertidíssimo e lembro-me que Miguel Esteves Cardoso escreveu uma crónica imperdível sobre aquela experiência.

O partida foi difícil, com as chuteiras dos jogadores do Benfica a descalçarem-se, por inexplicadas razões. Ao final do tempo regulamentar, o resultado era um nulo. Foi-se para prolongamento e tudo se manteve igual. Restavam os penáltis. E é aí que a cena se passa.

José Vera Jardim, um sportinguista dos sete costados, voltou-se para outro grande "leão", o padre Vitor Melícias, e apelou:

- Ó padre Melícias. Contamos com umas oraçõezinhas suas para os penáltis!

Vitor Melícias quebrou a nervoseira geral, naquele momento algo tenso, com a sua pronta resposta, no tom de voz tão típico que é o seu:

- Orações?! Essa agora! Eu já aguentei isto a "pai-nossos" e "avé-marias" até ao final do prolongamento. Agora, para os penáltis, só o cardeal patriarca!

O cardeal não estava lá e o Benfica perdeu nos penáltis. Como ontem.

10 comentários:

Na Província disse...

Ainda era muito jovem, mas lembro-me muito bem desse jogo..E fiquei tão triste como ontem :(

Anónimo disse...

Um grande momento de humor Sr Embaixador.Mas... Porra, fartei.me de sofrer ontem, mas aquilo estava armadilhado e de que maneira, e o árbitro cumpriu cabalmente a missão que lhe fora confiada.

Anónimo disse...

Aqui está a prosa escorreita de um sportinguista contente (mas tentando disfarçar) pelo desaire do Benfica. Não são ingénuas as palavras deste escriba lagarto. Mas ainda têm de crescer muito. E aprender, nesta temporada, a fazer contas de "sumir" e "não sumir" que, no final, dão o SC de Portugal em 1.º lugar. É preciso ter resmas de lata. As origens do seu presidente são graníticas, algures em Manteigas, na Serra da Estrela. Para a azia, umas trutas daquelas bem batidas pela corrente e pelas pedras do Zêzere.Este presidente não se enxerga, mas acha que é o maior da cantareira. Se for às origens, ensinar-lhe-ão o outro lado da vida.

Anónimo disse...

É bonito, este falcão!

P.S. para o Anónimo aziado das 15H45 - Cumpriu o árbitro, e cumpriu o Beto. Os jogadores do Benfica é que não cumpriram.

Ah! E o Gutmann continua a cumprir-se!

Carlos Serra

Anónimo disse...

O que me ri Sr. Embaixador!

Sou sportinguista e não tenho a sua diplomacia. Jamais assitiria a um jogo do Benfica (até me custa a escrever esta palavra).

E sim, mesmo contra equipas estrangeiras, a sua derrota é a minha vitória.

Para os 6 milhões? de chorões:

Tenham calma, porque é possível que o mundo não acabe amanhã....

Anónimo disse...

Dr. Francisco.
Vi com esse nosso comumn amigo de Manteigas - valécula- 0 desafio de ontem. Mas genial, genial é a dos penaltis patriarcais.

Respeitosos cumprimentos.

Guilherme.

Anónimo disse...

Estou a assistir incrédulo aos aplausos dos adeptos à equipa derrotada. Afinal não lhes interessa o resultado. Já se tinha dado conta de que só têm 2 resultados: ou ganham ou são roubados!
É a imagem do povo Português: O "arco da governação" faz um "arranjinho" com os funcionários das finanças para nos extorquir e lá continuamos a votar e a aplaudir a cambada!
antonio pa

Unknown disse...

Caro Francisco

O meu bom Amigo padre Melícias sempre se salienta por muitos motivos. Mas, os seus ditos são realmente impagáveis.

Mas hoje recebi um imeile muito interessante. Transcrevo:

Como o tempo passa. Há um ano o Benfica perdia uma final europeia; parece que foi ontem...

E é tudo.

Anónimo disse...

E seguir-se-á a derrota com o Rio Ave no Domingo e depois o Jesus vai á vida, corrido do Benfica. Já não é sem tempo!
(e como não há 2 sem 3, depois da derrota desnecessária no Dragão, agora esta e se calhar outra com o Ave!)
Arranjem outro treinador!
Um Benfiquista.

patricio branco disse...

com coisas da religião tambem se pode faxer humor, esta está boa, uma hierarquia da oração e seus efeitos, na verdade os futebolistas, assim como os toureiros, bezem-se, alguns, antes do inicio dos jogos e lides, ou do lance, no jogo de 4a vi isso...

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...