Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

sexta-feira, maio 09, 2014

'"Aspas"

"Andas com aspas a mais", disse-me há dias um amigo, leitor regular do blogue. Já tinha pensado nisso, mas esperava que ninguém tivesse notado...

Sem ser de forma deliberada, dei-me conta que tenho vindo a usar uma escrita cada vez mais solta, com maior frequência de alguma coloquialidade. E como, em mim mesmo, pressinto a estranheza pelo recurso a esse tipo de vocabulário, coloco-lhe aspas, quem sabe se para me distanciar.

Por outro lado, recorro também muito a expressões estrangeiras, não por qualquer snobismo cosmopolita mas apenas porque me ocorrem, por facilidade, por preguiça, porque elas encerram muitas vezes aquilo que quero dizer, dando-me mais trabalho estar à procura de equivalentes portugueses. Às vezes pergunto-me se, para alguns leitores, isso não será um problema. Além de que as aspas, nas palavras estrangeiras, são para mim de inevitável regra. Como é o itálico, para as poucas latinadas que trago na memória.

Voltando ao início. Uso cada vez mais aspas. Concedo que, com isso, os textos perdem algo em elegância. Mas esse é talvez o preço que pago para ter estofo para manter este blogue ativo. "That's life!"

Seguidores

Quem quiser receber os post publicados neste blogue basta inserir o seu email onde, em cima, figura a palavra "seguir".