quarta-feira, julho 01, 2009

Maria João Pires

Foi já no dia 24 de Junho. Não pude ir, porque tinha um outro compromisso inadiável. Mas - diz-me quem esteve - o espectáculo que Maria João Pires apresentou em Paris, no Théâtre des Champs Elysées, terá constituído um enorme sucesso.

Chopin e Liszt foram os compositores escolhidos nesta apresentação da pianista portuguesa, actualmente residente no Brasil.

Maria João Pires, por razões que não cabe aqui referir e sobre as quais não me compete a mim elaborar, terá uma espécie de contencioso afectivo com um certo Portugal. É pena mas, no que se refere à Embaixada de Portugal em Paris, poderá sempre contar com todo o apoio que considerar útil da nossa parte. Para além de ter, no próprio embaixador, um fã incondicional.

Em tempo: Leio agora que Maria João Pires afirmou a um repórter português que vai renunciar à nacionalidade portuguesa. É pena, mas eu acho que o contrário não é verdade: os portugueses não vão renunciar a Maria João Pires

4 comentários:

Pedro disse...

dos grandes talentos nasce quase sempre à volta uma certa forma de dor, cotoveleira, para a qual é preciso alguma paciência

quando a paciência é menor cria-se a condição para formas de atrito

João Antelmo disse...

Senhor Embaixador, as razões de Maria João Pires são do domínio público: a sucessão de agravos, incompreensões e mesquinhices de que foi vítima por parte de autoridades centrais e locais e de burocratas-tiranetes, a ausência, em Portugal, de reconhecimento de que goza no exterior, onde e de onde recebe as mais entusiásticas manifestações de apreço, as mais altas condecorações, oa mais cobiçados prémios, o garrote financeiro que fez colapsar o generoso projecto de Belgais, o cúmulo de há dias, com o arresto de pianos e instrumentos musicais - acto de triste simbolismo - aí estão as razões.
Talvez seja a casos como este que se referia o PM Sócrates, no seu mea culpa na sequência dos resultados das europeias, quando singularizou, entre os erros que um jornalista o convidava a reconhecer, a pouca importância dada à cultura pelo seu governo.
Too little too late...

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador, afectivo e efectivo...

Planetas - Bruno disse...

Senhor Embaixador, Maria João Pires poderá agora inovar com um toque de Samba Carioca!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...