segunda-feira, julho 13, 2009

14 juillet

Há já uns bons anos, sem que me tivesse apercebido da data, cheguei a Paris, ido de comboio de Bruxelas, na noite do 14 de Julho, a festa nacional francesa. Havia sido difícil reservar um hotel próximo do "Périphérique", porque era importante conseguir sair bem cedo para o aeroporto, no dia seguinte, para partir para outro continente.

O motorista que me aguardava na Gare du Nord foi-me dizendo que não ia ser pêra doce chegarmos ao hotel, que ficava perto da Étoile. Tinha razão. O trânsito estava impossível e, chegados ao Arco do Triunfo, foi preciso parlamentar com uns polícias para atravessar a praça. Mas lá conseguimos arribar ao destino.

Entretanto, o motorista tinha-me chamado a atenção para o interesse em não perder o fogo de artifício dessa noite, o maior e mais imponente nos céus de Paris, durante todo o ano. Desde sempre, desde as festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo, passando pelo "4 de Julho" em Manhattan, sempre fui um fã das sessões de fogo de artifício, essa maravilhosa arte efémera que alegra as noites de verão.

Com a sugestão do motorista ainda no ouvido, mas consciente de que a hora do espectáculo se aproximava, perguntei na recepção do Hotel Raphael, onde me iria hospedar, se me aconselhavam algum local, de onde ainda pudesse ver o espectáculo. A reacção do empregado foi de uma snobeira tipicamente parisiense. Depois de me dar a chave do quarto, olhou para o relógio e adiantou, num tom displicente: "As pessoas acham que o terraço do nosso hotel é, muito provavelmente, o melhor local de Paris para ver o fogo de artifício do 14 de Julho. Aliás, o fogo desta noite começa daqui a 15 minutos e vamos servir champanhe no terraço dentro de... 3 minutos".

Foi quase uma noite memorável, com técnicas de pirotecnia que não imaginava possíveis. Presumo que, de lá para cá, tudo esteja ainda mais requintado no fogo da festa parisiense, tanto mais que, este ano, a Torre Eiffel, que comemora os seus 120 anos, será ainda mais o centro principal do evento.

Ainda não sei onde vou, logo à noite, ver o fogo de artifício do 14 de Julho. Mas não excluo, em absoluto, tentar-me fazer convidado para o terraço do Raphael...

4 comentários:

Alcipe disse...

Ah ça ira, ça ira, ça ira
les réactionnaires à la lanterne!...

Anónimo disse...

Durante anos, na minha juventude, assisti com meus pais e irmãos, ao fogo de artifício das Festas da Senhora da Agonia em Viana do Castelo, visto passar então férias na praia de Ofir (ali perto de Fão). Recordo-me muito bem disso. Agora essa “sessão” de fogo de artifício em Paris nunca assisti. Um, talvez, quem sabe.
P.Rufino

Anónimo disse...

Com estadias no Raphael, espero que não ouçamos um dia os sans culottes a gritar

"Ah! ça ira, ça ira, ça ira
Les diplomates à la lanterne,
Ah! ça ira, ça ira, ça ira
Les ambassadeurs, on les pendra."

Gil

Anónimo disse...

"A chacun son Raphaël"...
Na ignorância total de que o Hotel Raphaël tinha um terraço vi o fogo de artificio deste 14 de Julho na margem direita do Sena com o braço ternurento do meu filho Raphaël à volta do meu pescoço. Qui dit mieux ?

Julia Macias-Valet

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...