sexta-feira, julho 31, 2009

Luas

Ao ver reportada, há dias, a persistente existência de alguns cépticos, por esse mundo fora, que ainda não acreditam na chegada do homem à Lua, em Julho de 1969, não pude deixar de recordar um episódio anedótico anterior, passado em Portugal.

Estávamos em 1957 e a União Soviética anunciara a colocação em órbita do seu primeiro satélite, o Sputnik. Este primeiro passo na aventura espacial, hoje considerado decisivo para tudo o que se lhe seguiu, não foi muito bem visto por alguns sectores oficiais portugueses, quiçá tementes que, com esse êxito, as doutrinas políticas que emanavam de Moscovo pudessem ter o seu caminho facilitado no nosso país.

Ora uma voz da “ciência” portuguesa, o astrofísico professor Varela Cid, concluíra uma teoria sobre o tema que agradava ao regime. E recordo que aí tivemos, com direito a quadro negro e explicações a giz, a demonstração pelo nosso “sábio” luso, na nascente RTP, da "impossibilidade" prática de um satélite poder ser posto em órbita.

Não há limites para o ridículo.

4 comentários:

Santiago Macias disse...

Nunca tinha ouvido falar desse episódio. É para momentos desses, e não só para transmitir jogos do campeonato de futebol de 1987, que a RTP/MEMÓRIA deveria servir.

Carlos F. Oliveira disse...

A história também pode ser lida aqui:
astropt.org/blog/2007/10/04/50-anos-depois/

Francisco Seixas da Costa disse...

Confesso que a nota de Carlos F. Oliveira me deixou perplexo: eu recordo bem a imagem do "sábio" face a um quadro negro, onde, a giz, explicava, de ciência certa, a "impossibilidade" do satélite poder orbitar. Mas será que a vi na imprensa ou que foi na televisão? Pessoa que me referia por vezes o assunto dizia-me ter sido na RTP. Mas já cá não está para o comprovar. Vou tentar saber por outra via.

Francisco Seixas da Costa disse...

As emissões da RTP começaram em 7 de Março de 1957. Ora o Sputnik foi lançado em 4 de Outubro de 1957. Será que a RTP cobriu a apresentação do "professor"? Já a imagem nos jornais (quem tiver acesso às colecções do DN ou do Século poderia verificá-lo) deve ser numa data posterior a 4 de Outubro de 1957.

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...