Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

domingo, dezembro 14, 2025

Belos anos


A professora Raquel Soeiro de Brito, numa efeméride que o "Público" hoje muito justamente assinala, fez 100 anos.

Raquel Soeiro de Brito, que durante a última década encontrei no Conselho da Ordens Honoríficas Portuguesas, que ambos integramos a convite do Presidente da República, foi minha professora de Geografia, nos idos de 68, no ISCSPU - isso mesmo, com um "U" no fim, como o Ultramar que o país então "tinha". Isso passou-se há 57 anos. 

Numa dessas suas interessantes aulas, que os alunos não esqueciam, ela contava a aventura que havia sido a missão que desenvolveu nos Açores, por ocasião do surgimento do vulcão dos Capelinhos, acompanhando o histórico geógrafo Orlando Ribeiro. O acontecimento tinha ocorrido uma década antes, em 1957, fez agora 68 anos.

Olhei para a minha estante e deparei com a primeira edição da mais clássica obra de Orlando Ribeiro - "Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico". É de 1945. Há 80 anos.

Tantos mas belos anos!

Muito parabéns, cara Professora! 

Seguidores

Quem quiser receber os post publicados neste blogue basta inserir o seu email onde, em cima, figura a palavra "seguir".