domingo, fevereiro 02, 2025

16 anos deste blogue


Confesso que quase me ia escapando que este blogue comemora hoje 16 anos de existência. Uma existência que tem a curiosidade de ser teimosamente diária, a desmentir o "motto" cauteloso que, desde a primeira hora, entendi dar-lhe.

Recordo, na imagem, as primeiras palavras do primeiro "post". 

Em outros anos, neste dia, simpáticos comentadores tinham por hábito saudar aqui a efeméride. O facto de eu ter decidido, por razões que não vêm ao caso, prolongar a suspensão dos comentários no blogue impede hoje essas amáveis mensagens. Mas sei que os leitores deste espaço, com uma média que ronda os dois mil visitantes/dia, continuam comigo.

Naquele dia, eu acabava de assumir funções como embaixador em Paris, ido do Brasil. Em Belém estava Cavaco Silva, em São Bento permanecia José Sócrates, as Necessidades eram chefiadas por Luís Amado. Manuela Ferreira Leite liderava a oposição. Dias muito difíceis para Portugal estavam ao virar da esquina. Onde tudo isso vai, felizmente!

O mundo, com uma ONU onde permanecia Ban Ki-Moon, tinha líderes como Barack Obama, que acabara de tomar posse, mas também Angela Merkel e Nicolas Sarkozy. Em Londres, Gordon Brown fazia as despedidas de um longo período trabalhista. A ordem internacional estava a viver a crise económica mais grave desde a Grande Depressão dos anos 30 do século passado. Era um outro mundo.

Sem comentários:

16 anos deste blogue

Confesso que quase me ia escapando que este blogue comemora hoje 16 anos de existência. Uma existência que tem a curiosidade de ser teimosam...