terça-feira, outubro 21, 2014

Direitos do Homem


Portugal foi hoje eleito para o triénio 2015/2017 do Conselho dos Direitos do Homem, a instituição das Nações Unidas que, desde 2006, sucedeu à antiga Comissão dos Direitos do Homem. É a primeira vez que o nosso país integra esta estrutura e a expressiva votação que recebeu, nomeadamente colocando-se à frente da Holanda, o outro candidato da nossa área, demonstra que a diplomacia portuguesa continua a ser capaz de garantir uma sólida e diversificada rede internacional de apoios.

Imagino que, aos olhos de alguns observadores internos mais céticos, esta vitória possa ser avaliada como algo de irrelevante ou de somenos. Trata-se uma leitura de vistas curtas, de quem não entende, ou não quer entender, que a nossa margem internacional de manobra, com efeitos práticos bem sensíveis em diversas área de interesse, se ganha precisamente na multiplicação de presenças neste tipo de tabuleiros, onde a nossa diplomacia tem uma firmada tradição de prestações com grande sentido de responsabilidade, que grangearam forte prestígio à imagem do país.

Deixo aqui as minhas muito sinceras felicitações a todos quantos, nas Necessidades e pelas nossas embaixadas um pouco por todo o mundo, desde há vários anos, se empenharam ativamente nesta eleição, neles incluindo, naturalmente, o ministro Rui Machete, que esteve à frente da diplomacia portuguesa no tempo decisivo desta eleição.

Em tempo: contrariamente a alguma popularização demagógica que por aí anda, a coberto de um falso politicamente correto, deve dizer-se "Direitos do Homem" e não "Direitos Humanos", porque o conceito de "Homem" neste contexto nada tem de masculinizante. Para perceber isto, basta consultar a doutrina académica relevante ou os documentos oficiais da União Europeia, onde naturalmente se escreve "Conselho dos Direitos do Homem".

9 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

Graças a esta eleição, vamos enfim ter nas escolas o ensino , pelo menos, do artigo 1°:

"Artigo 1º

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

E se possível, os artigos seguintes, a fazer ler aos deputados e a muitos empresários:

" Artigo 22º
Toda a pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social; e pode legitimamente exigir a satisfação dos direitos económicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, de harmonia com a organização e os recursos de cada país.


Artigo 23º
1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.
2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.

Artigo 25º

1. Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.

Senhor Embaixador:

Veremos no fim do mandato do representante Português, se os resultados estão à altura. Porque se o prestígio da eleiçao é bom para o nome de Portugal, tirá-lo da cauda da Europa da miséria seria ainda mais prestigiante. Senão, mais valeria ter perdido a eleição, como a Holanda, e estar na posição deste pais no plano económico e noutros também importantes.

Se Portugal é ou continua a ser fornecedor de mão de obra barata , de empregadas domésticas e concierges, é porque algures, os Direitos do Homem ainda não são conhecidos em Portugal.

Portugalredecouvertes disse...

podemos lembrar que por vezes aparecem noticias de boas práticas como esta:

ACIDI VENCE PRÉMIO EUROPEU DE MELHORES PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES EM PORTUGAL

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) ganhou o Prémio EPSA 2011 para as Melhores Práticas na Administração Pública, entregue pelo Instituto Europeu da Administração Pública (EIPA).

O anúncio e a entrega do prémio ocorreram no dia 17 de Novembro, em Maastricht, Holanda.

foi uma noticia de 2011
http://www.igfse.pt/news.asp?startAt=1&categoryID=281&newsID=2601

Anónimo disse...

Espera-se que nas escolhas ensinem que as preposições se escrevem com letra minúscula e não fazem parte do nome. Não há "De Freitas", nem "Da Gama", nem "Dos Santos", mas sim Freitas, Gama e Santos.

Joaquim de Freitas disse...

Afim de recompensar o caro "anónimo" das 13:47 , pelo esforço intelectual que fez para rectificar um nome , que aparecia escrito "de" e que por uma razão qualquer apareceu agora escrito "De", vou ver se Google me permite de modificar.

Claro que é sempre mais fácil de se interessar a um nome que ao conteúdo dum comentário.

Anónimo disse...

Caro Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa,

Cumpre - na minha opinião - referir o belíssimo trabalho feito pelos Embaixadores Pedro Nuno Bártolo (NUOI - Genebra) e Álvaro de Mendonça e Moura (ONU - Nova Iorque), bem como pelas Necessidades, mormente, pelos SPM.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Souza de Azevedo

Anónimo disse...

Ora, Freitas. A questão é que os seus comentários não me interessam, mesmo!

Mas é claro que é sempre mais fácil pensar que os outros são parvos do que nós não termos interesse.

Joaquim de Freitas disse...

O "anónimo" das 20:19 tem mesmo razão! Reconheço-lhe o direito de ser o que é, de não apreciar os meus comentários e sobretudo de não os ler.

Este blogue é um espaço de liberdade, onde se escreve o que se pensa, sem se preocupar de saber se vai agradar ou não aos leitores. Duma certa maneira escrevo para mim e se o que escrevo suscitar contestação, então acho que o resultado é excelente. Sobre não importa quê, podem fazer-se duas afirmações exactamente contrárias.

ignatz disse...

"Este blogue é um espaço de liberdade, onde se escreve o que se pensa, sem se preocupar de saber se vai agradar ou não aos leitores."

eheheheheh

Joaquim de Freitas disse...

Caro Ignatz : No que me diz respeito, confirmo o que escrevi. Senão, não estaria aqui.
Cumprimentos.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...