sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Blogue

E não é que nem tinha dado conta de que ontem, dia 2 de fevereiro, passaram exatamente três anos sobre a data em que este blogue se iniciou?

Com pertinácia e algum esforço, confesso, deixei por aqui colocados, sem qualquer ajuda alheia e sem um único dia de interrupção, mais de 2.100 posts, que foram objeto de mais de 17.100 comentários, oriundos de mais de 600 mil consultas de leitores, de 165 países, entre os quais se encontram 532 seguidores atentos. 

Tendo uma vida profissional bastante intensa (e que vai tornar-se ainda muito mais intensa, dentro de dias), com outros centros de interesse e diversas outras ocupações e compromissos, que preenchem as escassas horas vagas, às vezes ainda me pergunto como foi possível garantir esta regularidade. Mas a verdade é que foi...  

36 comentários:

Fernando Frazão disse...

Vai tornar-se ainda mais intensa?
Quer o Sr. Embaixador esclarecer o tabú?

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Fernando Frazão: não há mistério nenhum, só que, no dia 20, assumo funções na UNESCO. As coisas são muito mais simples do que parecem.

Anónimo disse...

Sinceros parabéns

a) Feliciano da Mata

Anónimo disse...

UNESCO... Património Mundial...

Espero que não o obriguem a defender barragens pintadas de amarelo!

Francisco Seixas da Costa disse...

Ó Feliciano! Quanto é que você leva para alimentar, como "nègre", um blogue? Pode ser que eu esteja interessado...

Anónimo disse...

Boa sorte! A "nossa" UNESCO fica bem entregue (justiça seja feita: também já estava, com Alcipe).
Rilvas

estouparaaquivirada disse...

Muitos parabéns, tem sido um prazer ler os seus post pelo que espero que continue a encontrar tempo e disposição para não nos faltar!

Helena Sacadura Cabral disse...

Este Feliciano, sabido, não aceita ser nègre de ninguém. Quer ter nome próprio...
Agora, veja-se, é autodidacta. Ainda acabamos a vê-lo na poesia.
Ai! Mestre Alcipe, que asas deu ao seu mordomo...

gherkin disse...

Meu caro,
Não obstante, como muito bem aponta, os muitos afazeres, tem feito um trabalho digno, informativo e de entretenimento. Por isso, além dos devidos parabens e agradecmentos, aqui ficam os votos de contínuo e longo esforço, não obstante a novas tarefas, que talvez, permitam beneficiar ainda mais tão inúmeros e distintos seguidores.
Cumprimentos.
Gilberto Ferraz

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Gilberto Ferraz: livre para almoçar dia 13 de fevereiro?

Isabel Seixas disse...

Parabéns pelo mérito da continuidade do Duas ou três coisas, também pela partilha de ideias que expõe permitindo-nos emitir opinião.

Ora então que de hoje a um ano, pelo menos...

António P. disse...

Caro Embaixador,
Os meus sinceros parabéns.
Manter, com esta qualidade, um blogue duramte 3 anos é obra.
E maior ainda, ocupando o lugar que ocupa, por ter sabido envolver os leitores ( pelo menos a mim ) no mundo diplomático com humor e histórias que um dia espero ver em livro.
Cumprimentos e boa sorte nas novas funções

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, eu não sou nègre de ninguém!

Senhora Dona Helena, ainda bem que me compreende!

Adeus! Fiquem com o Senhor Alcipe...

a) Feliciano da Mata, zangado

Herculano disse...

é verdade que foi mesmo obra! por isso, Parabéns! e espero que continue...senâo fico "orfâo"...

EGR disse...

Senhor Embaixador: passado mais um ano de existencia deste blog-confesso que não me dei conta desse facto- só posso deixar aqui a expressão do meu agradecimento pelo notavel e diverseficado conjunto de textos cuja leitura me tem proporcionado.Pela minha parte,e sem quaisquer intuitos laudatórios,gostaria de lhe dizer que este blog tem sido fonte de aquisição de conhecimentos, de abertura de angulos de visão sobre muitos problemas,de evocação de acontecimentos e pessoas,sem esquecer as divertidas histórias que,tantas vezes, nos conta.
Quanto as novas funções que vai assumir, e que já há algumas semanas vira noticiada num jornal,só posso dizer que tenho a certeza que o meu país ficará bem representado em tão relevante organismo.
E, claro que espero possa arranjar algum tempo para os seus seguidores.

Julia Macias-Valet disse...

Um dia adiantado para os anos, um dia atrasado para o blogue. Porque é que os homens nao foram feitos para acertar nas datas ?

Mas nao faz mal, quem gosta de o ler nao liga a pormenores : )

Parabéns !

PS - Para compensar os anónimos deste blogue andam por ai uns leitores tao activos que se multiplicam em varias personagens ; ) Parecem os clubes de futebol de provincia, em que o massagista, é treinador, vende os bilhetes e ainda tira imperiais durante o intervalo...

margarida disse...

Ena! Três anitos! :)
... há bolo?!

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Margarida: a "troika" não deixa. Só pastel de nata...

O COSMOPOLITA disse...

Parabéns Senhor Embaixador - Merece no meu modesto simples... Continue.

Helena Oneto disse...

Senhor Embaixador,

Duplos parabéns! Comemoram-se duas datas: a sua tomada de funções aqui em Paris e os 3 anos do "Duas ou três coisas".
Chego atrasada e “fora d'horas" (também) porque estive a ler os posts que assinalaram o primeiro e segundo aniversário deste blog. O ano passado escreveu: -To blog or not to blog- “Começou há dois anos a "aventura" que é este blogue, iniciado no dia em que assumi funções em Paris.
Devo dizer que, se me surpreende a minha constância na sua escrita, muito mais me admiro da "pachorra" com que me lêem. Mais de 20 mil leitores por mês "é obra".”

Disse muito bem! Está mais que provado que é uma grande -e bela obra- tendo em conta as suas funções, às múltiplas solicitações e actividades a que se dedica e o pouco tempo que lhe resta! Em férias ou no hospital, teve sempre matéria interessante para animar este espaço de são convívio e de liberdade de expressão.
O grande numero e diversidade de seguidores e leitores deste blogue deve-se à qualidade e estilo dos seus textos, à sua grande capacidade em comunicar e, parafraseando o comentador EGR, pelo “notável e diversificado conjunto de textos fonte de aquisição de conhecimentos, de abertura de ângulos de visão sobre muitos problemas,de evocação de acontecimentos e pessoas,sem esquecer as divertidas histórias que,tantas vezes, nos conta”

Não sou a única a ter chegado aqui por acaso e haverá certamente muitos mais que, agradavelmente surpreendidos com a excelência do conteúdo e a personalidade do autor, se tornam fieis seguidores deste blogue. Aqui conheci pessoas extraordinarias, fiz amigas e amigos alguns dois quais são ou foram amigas ou amigos de amigas ou amigos meus. Muitos factos que aqui contou reavivaram-me a memoria de tempos felizes em que os “amanhãs cantavam”, outros “lavaram-me” os olhos, outros reconciliaram-me com a mãe pátria e muitos fizeram-me e ainda me fazem rir às gargalhadas. Por tudo isto e por admirar a sua constante “bienveillance” e pachorra, estou-lhe muitíssimo grata. Desejo-lhe saúde, coragem e tempo para continuar a encantar, surpreender e até pasmar, por muitos mais anos, os que o lêem.
Bem haja caro amigo!

Júlia,
Chegou a tempo de dar um ar de graça a este aniversário!

Ó Margarida gulosa:)! 1 pastel de nata na mão é bem melhor que um bolo a voar:):):)!

patricio branco disse...

parabens e boa vontade de continuar que os leitores gostamos e necessitamos do blogue

Julia Macias-Valet disse...

Qu'rida Maggie...

"COM BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS !" : )))

E depois, ja devia saber que nesta casa para além de nao se estar aqui para enganar ninguém, também :

"nao temos acesso aos salgadinhos (ou docinhos) que estas ocasiões sempre proporcionam. O mundo muda muito..."

Isabel Seixas disse...

Sr. embaixador permita-me ainda que subscreva a minha querida amiga Helena Oneto e salientar a diversidade de aprendizagens que nos é facultada nesta sua casa de inclusão com dignidade.

Anónimo disse...

Como sou anarca e não sindicalista, blogs para mim são coisas... No entanto este aguça-me sempre a curiosidade quase que diariamente.

Anónimo disse...

Depois de pedir que transmitisse a sua muita admiração e os seus muitos parabéns - a que junto a minha e os meus - por tão estimulante blogue, a velha Senhora não se coibiu de me ditar rimalhice impertinente para acompanhar esse genial pastel de nata de aniversário:

ai mas que pena
meu rapper mata
que a amiga helena
venha e rebata
que seja nègre
em digno blogue
nele se empregue
e aqui se jogue
sem si como há-de
o nosso autor
manter humor
e dignidade?

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador o melhor elogio que lhe posso fazer é constatar que nunca segui ninguém tanto tempo sem esmorecer. É obra!

Julia Macias-Valet disse...

Subscrevo as duas Helenas : )

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro José Martins: não obstante ficar muito grato pelo seu último comentário, permita-me que não o publique. Há coisas que nem a brincar...

Jose Martins disse...

Senhor Embaixador,
Eu já calculava isso... Mas lhe digo que as minhas previsões costumam a dar certo. A pessoa que lhe mencionei não vai ficar parada e há muito a esperar dela.
Saudações de Banguecoque

gherkin disse...

Certamente,meu caro! É uma honra, pelo que cá espero a chamada! Creio que tem todos os meus detalhes. MAS CASO QUEIRA CERTIFICAR-SE, POR FAVOR MANDE-ME UM MAIL, ESCLARECENDO ONDE E A QUE HORAS NOS IREMOS ENCONTRAR. QUE SATISFAÇÃO e obrigado pelo cumprimento da promessa! Uma condição -PERMITA-ME! vai sr por minha conta!
Aguardo notícias e...até aquele longo e apertado abraço pessoal!~
Gilberto Ferraz

Anónimo disse...

Obrigado.
João C. Campos

Anónimo disse...

Senhor Embaixador

Ai que nao dei conta do aniversario. Nesta de troikas, tres vezes burra. Perdoe.

Ja agora duplos parabens pelo blogg e UNESCO.

Ate sempre

F. Crabtree

Julia Macias-Valet disse...

Caro senhor embaixador,
Permita-me a ousadia de insistir sobre o assunto e que lhe faça uma pergunta aqui (com um bocadinho de sorte ninguém me vê ; )
...e como fechou a porta no andar debaixo...

Porque motivo a decisao de alterar a ortografia de uma Língua nao é submetida a um Referendo ? Afinal, nada me parece mais lógico do que consultar de forma democrática aqueles que utilizam a Língua.

Muito provavelmente nao têm a resposta para me dar...mas digamos que foi mais um pensamento que tive em voz alta...

Francisco Seixas da Costa disse...

O Acordo Ortográfico foi aprovado pela Assembleia da República (230 deputados), por todos os partidos políticos, com, creio, apenas três votos contra.

Quanto ao referendo, porque sou adepto da democracia representativa, não advogo a sua utilização neste caso nem em nenhum outro. É um preceito constitucional com que não concordo. Nunca votei nem votarei em referendos.

Julia Macias-Valet disse...

Obrigada pela resposta.
Boa noite

Mario Pontifice disse...

Parabéns, Sr Embaixador.

E quanto ao seu blogue, mesmo se discordo com algumas das suas ideias, espero que continue a escrever com toda a liberdade sobre os temas mais diversos, com o mesmo estilo, humor e qualidade que ofereceu aos seus leitores durante estes três anos.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...