quarta-feira, setembro 24, 2014

Piropo

Leio que o Bloco de Esquerda vai levar de novo à cena parlamentar a sua proposta de criminalização do piropo. Há pouco mais de um ano, o assunto já havia sido suscitado, como então referi aqui.
 
Com esta iniciativa, aquele grupo político mantém-se na prestigiada senda de trazer a lume temáticas que estão bem no centro das preocupações maiores do povo português. É assim que se dignifica um parlamento. Grande Bloco (e isto não é um piropo!). Bem hajam!

Ilustro este post com a "American girl in Italy", uma imagem clássica de Ruth Orkin, de 1951.

(Cliquem na imagem para ver melhor)

6 comentários:

Isabel Seixas disse...



Permita-me citar a minha velha amiga...

A 'velha senhora', como é por aqui conhecida a minha velha amiga, agradece e retribui as saudades, que considera um piropo da sua parte:

agradeço e só é pena
vir de cachopa o piropo
piropo é lenço que acena
mas prefiro os de cachopo

A senhora regressou agora de viagem ao estrangeiro, ainda combalida de corpo - mas sempre ativa de espírito, como se vê. Sobre o tema em debate, ditou-me um sonetilho que diz ter cometido no hospital onde esteve brevemente internada (confesso que, por uma vez, não acredito na minha amiga, pois seria demasiada coincidência!):

adoeci no estrangeiro,
'stou num leito de hospital.
de mim cuida um enfermeiro
bem bonito, por sinal,

que um piropo diz, gaiteiro:
"a senhora não está mal".
"piropava-te eu, inteiro!"
- penso e calo, pois não vale

dar piropos de tal jeito
a quem jamais posso ter,
velha, pronta é já pra me ir.

mas o moço é tão bem feito!
vou descobrir-me e dizer:

"bonitão, vem-me cobrir!"


6 de Setembro de 2013 às 19:44

Anónimo disse...

Depois da parvalheira do casamento homossexual, temos esta outra. Chiça!

Alcipe disse...

Está finalmente revelada a identidade da "Velha Senhora"! Desde aqui lhe prometo já um suculento piropo.

a) Alcipe

Carlos Fonseca disse...

A "velha senhora" continua em grande forma.

O Bloco nem por isso. Quanto tempo mais durará?

Anónimo disse...

O BE adora provocações e disparates. Acha que assim volta a estar na moda, mas o seu tempo já passou de vez.

Anónimo disse...

"Depois da parvalheira do casamento homossexual, temos esta outra. Chiça!"

Não confunda as coisas.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...