quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A data

Leio nos jornais que a Samoa vai mudar de data nesta sexta-feira. Isto é, ao final do dia de quinta-feira passará diretamente para sábado. Como é que isto é possível? É muito simples. Por essa zona do mundo existe o meridiano da chamada "linha internacional da mudança da data" e a Samoa "muda-se" para o lado mais ocidental desse meridiano, para alinhar com o ritmo de vida da Austrália e Nova Zelândia.

Há mais de duas décadas, tive de ir a uma reunião internacional (de trabalho, acreditem!) às ilhas Fidji e, no percurso, que fazia na direção EUA-Austrália, tinha de atravessar aquela linha imaginária. Ao pedir as "ajudas de custo", no "4º andar" do MNE, as simpáticas senhoras minhas interlocutoras fizeram-me notar que estava a pedir um dia a menos do que aqueles a que tinha direito. Com efeito, a certo passo, eu saía de Honolulu ao final da tarde de, por exemplo, terça-feira e, meia-dúzia de horas depois, chegava ao aeroporto de Nadi, nas Fidji, já de quinta-feira. Lembro-me bem da pergunta: "mas afinal, o senhor doutor, onde é que dorme na 4ª feira?". Foi complicado fazer perceber que, devido à deslocação de leste para oeste, os meus dias anteriores iriam ser cada vez maiores, ao ponto de um deles ser simplesmente eliminado à chegada à "linha internacional", atravessada a qual se "saltava" um dia.

Sempre imaginei a "tragédia" que teria sido explicar essa viagem ao mundo administrativo das Necessidades, se acaso ela se tivesse feito em sentido contrário...

9 comentários:

Fernando Correia de Oliveira disse...

Nem de propósito... há precisamente 100 anos, Portugal adoptava a convenção dos Fusos Horários, onde a Linha Internacional da Data está incluída: http://estacaochronographica.blogspot.com/2011/12/ha-100-anos.html

patricio branco disse...

que confusão isto da linha de mudança de data. na verdade ela está tambem diariamente em todo o sitio onde bateu a 1/2 noite.
Já os fusos horarios é mais facil, pois percebemos os diferentes ocasos, embora tambem haja alguns sitios que os ignoram por conveniencias (funchal, lisboa e londres têm a mesma hora oficial p ex mas já ouvi que o r u pensava alinhar por paris e berlim, ou talvez já não...).
tão confusa a data que pode ter reflexos administrativos como o contado na entrada, e com resultados por vezes opostos!
há 1 seculo, aderiamos à linha da data, coisa que desconhecia e aprendo.

Alcipe disse...

Foi assim que o Phileas Fogg ganhou a aposta...

(Cf Jules Verne "A Volta ao mundo em 80 dias" para que nao pensem que e uma linguagem cifrada...)

trilhos disse...

Estava mesmo a pensar no Phileas Fogg e na sua surpresa quando chega ao Reino Unido.

Anónimo disse...

Deixem lá o Fogg
Torce-se pelo Passepartout, neste blog

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro Alcipe
Quando avisamos que não é linguagem cifrada...é porque alguma cifra lá está!
Até a velha Senhora lhe levantaria esta suspeita.
Quanto ao Phileas, por algum motivo ele é Fogg. Nada é por acaso e anda tudo ligado, dizem os conspiradores!

Anónimo disse...

cada roca com seu fuso...

a mudanca do calendario juliano para o gregoriano fez com que
ao dia 4 de de outubro sucedesse em portugal o dia 15.

na russia esta alteracao foi feita apenas em 1918, razao pela qual a revolucao russa de outubro foi num novembro portugues


bh

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_para_o_calend%C3%A1rio_gregoriano

JMCL disse...

Este blogue é uma lufada de ar fresco. Aprecio ainda o humor implícito. Felicito o autor e os comentadores pelo muito que aqui se aprende.

Fernando Correia de Oliveira disse...

Ainda sobre Phileas Fogg: http://www.espiraldotempo.com/fotos/revistas/cronica__fernado_correia_oliveira_1261058435.pdf