Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Japão vira (ainda mais) à direita


Com o resultado das eleições legislativas do passado fim de semana, o Japão entrou claramente numa nova fase política. O histórico Partido Liberal Democrata, agora liderado por Sanae Takaichi, conseguiu garantir uma maioria de dois terços no parlamento. Não foi apenas expressivo em termos numéricos, mas veio consagrar una reorientação para a direita do centro de gravidade político japonês, conferindo ao novo governo um mandato robusto. 

Takaichi, que tinha sido a primeira mulher a chefiar um executivo no seu país, assume esta liderança reforçada após aquele que foi um período de erosão eleitoral do LDP, marcado por derrotas mas também pela paralela fragmentação da oposição. A decisão de convocar eleições antecipadas revelou-se um cálculo certo: a oposição colapsou, a nova aliança centrista perdeu relevância parlamentar e o eleitorado aceitou uma liderança claramente de direita, sem ambiguidades ideológicas. Nunca o Japão político girou tanto à direita.

A agenda anunciada pelo governo combina estímulos fiscais com o reforço das capacidades militares, uma mais eficaz "intelligence" e uma política externa que se pretende mais assertiva, sobretudo perante a China, mantendo simultaneamente a tradicional aliança estratégica com os Estados Unidos. Isto ocorre num contexto regional tenso e num momento em que Washington dá sinais de "selecionar" parceiros previsíveis e muito alinhados em matéria de segurança. Tóquio promete sê-lo cada vez mais.

Este reforço do LDP, e da sua capacidade parlamentar, pode vir a abrir espaço para reformas e revisões constitucionais sensíveis. O Japão tem, contudo, alguns constrangimentos: um crescimento anémico, um custo de vida elevado e o envelhecimento acelerado da sua população. 

A ministra

Maria Lúcia Amaral deixou de ser ministra da Administração Interna. Jurista de primeira água, foi arrastada pelas águas mediáticas da intemp...